Os Melhores Livros de Xadrez

Jogo de xadrez em uma biblioteca com livros ao fundo.

Desde que a série “O Gambito da Rainha” se tornou popular há pouco tempo, os tópicos relacionados ao xadrez estão em alta em todos os lugares. E nesta lista iremos te apresentar os melhores livros de xadrez tanto para iniciantes quanto para todos os níveis.

Além da mania do programa de televisão, existem inúmeras razões e benefícios para aprender a jogar xadrez:

  • Melhora as habilidades de resolução de problemas. O xadrez é um jogo complexo com inúmeros resultados. Os jogadores devem usar lógica e planejamento a cada movimento. A capacidade de pensar rapidamente, tomar boas decisões e resolver problemas é uma habilidade valiosa para a vida.
  • É um reforço para a memória. O próprio jogo de xadrez desenvolve habilidades de memória para lembrar movimentos passados do jogo ou prever movimentos futuros. São verdadeiros exercícios de treinamento cerebral.
  • Mantém o cérebro afiado à medida que se envelhece. Nossos cérebros desaceleram naturalmente à medida que envelhecemos, mas jogar xadrez pode ajudá-lo a permanecer mentalmente ativo por mais tempo.

Com todos esses benefícios, é uma boa idéia para adultos, jovens e até crianças aprenderem esse jogo que foi criado há mil e quatrocentos anos atrás. Alguns têm a chance de aprender ainda na escola, outros com amigos e familiares que sabem jogar. Mas nem sempre é necessário uma outra pessoa para ensinar como jogar xadrez.

É possível aprender a jogar xadrez sozinho, e abaixo eu explicarei como.

Como aprender a jogar xadrez sozinho?

Ao longo dos séculos, muitas pessoas aprenderam a jogar xadrez sozinhas com a ajuda de livros.

Hoje em dia, também existem muitos aplicativos e softwares para ajudar, mas os livros ainda estão entre as melhores ferramentas para iniciantes aprenderem o jogo, bem como para jogadores experientes melhorare suas habilidades no xadrez.

Os melhores livros de xadrez para iniciantes

Xadrez Para Leigos

por James Eade

Se você vai levar a sério a idéia de aprender a jogar xadrez, ou se você já sabe como jogar mas é ruim, este é provavelmente o livro para você.

Eade começa discutindo os fundamentos do jogo de xadrez, incluindo a mecânica das regras. Depois ele se aprofunda no tema, cobrindo estratégia e tática, além de dividir o jogo em seus vários componentes e explicar os objetivos ao longo do caminho. Ele também dá muitas idéias úteis para melhorar o jogo até mesmo para um jogador de nível intermediário.

O livro faz uma abordagem leve ao xadrez. James Eade é um Grande Mestre, mas não parece muito preocupado em reafirmar suas qualificações, e isso é ótimo.

Xadrez Para Leigos pode ser encontrado na Amazon neste link.

Para ensinar e aprender xadrez

por Adriano Caldeira

O autor explica os fundamentos do jogo de xadrez neste livro. É uma obra que contribui para o renascimento do interesse no xadrez, começando com os movimentos mais simples e progredindo para os mais complexos.

Existem várias imagens que descrevem os movimentos, e cada uma termina com uma pergunta para o leitor responder. É recomendado usar um tabuleiro para visualizar os movimentos e posições das peças enquanto você percorre os muitos diagramas do livro. Todos os participantes devem fornecer a notação algébrica que é usada em competições formais.

Para ensinar e aprender xadrez pode ser encontrado na Amazon neste link.

Xadrez: Dicas para Iniciantes

por Matthew Sadler, traduzido por Paulo Henrique Machado

Este livro, destinado a jovens jogadores que desejam melhorar seu jogo e resultados práticos, está repleto de informações sobre todos os aspectos do jogo.

Xadrez: Dicas para Iniciantes pode ser encontrado na Amazon neste link.

Os melhores livros de xadrez do mundo

Embora a proposta dessa lista é listar os melhores livros sobre xadrez já publicados, consideramos apenas aqueles que tem tradução para o idioma português. Pode ser que existam livros iguais ou melhores mas nunca publicados em nosso idioma.

Fundamentos do Xadrez

por José Raul Capablanca, e traduzido por Rewbenio Araújo Frota e Paulo Tashiro Frota

José Raul Capablanca foi Campeão Mundial de Xadrez e um dos melhores jogadores do jogo, embora tenha escrito muito pouco sobre isso. Embora destinado a iniciantes, Fundamentos do Xadrez contém excelentes ideias que ajudarão jogadores de todos os níveis, até mesmo mestres. Alguns pontos do livro são:

  • Como cuidar de seus peões.
  • Como tomar a iniciativa e mantê-la
  • Regras importantes para finais com torres e peões.
  • Como atacar com cavalos.

Uma das joias da literatura sobre xadrez.

Fundamentos do Xadrez pode ser encontrado na Amazon neste link.

Duelos de Xadrez: Minhas Partidas com os Campeões Mundiais

por Yasser Seirawan, traduzido por Daniel Bueno

O tetracampeão americano Yasser Seirawan relata suas partidas e experiências com jogadores lendários de xadrez como Garry Kasparov, Anatoly Karpov, Bobby Fischer, Boris Spassky, Tigran Petrosian, Mikhail Tal, Vassily Smyslov, Mikhail Botvinnik e Max Euwe neste interessante e divertido livro.

Durante um período de 25 anos, Seirawan esteve envolvido em vários confrontos contra campeões mundiais, colocando-o em uma posição única para descrever como é enfrentar as estrelas do jogo.

Ele relata e analisa seus confrontos mais memoráveis com os melhores enxadristas dos últimos 50 anos, incluindo sucessos lendários e tristes derrotas.

Duelos de Xadrez: Minhas Partidas com os Campeões Mundiais pode ser encontrado na Amazon neste link.

Gigantes do Xadrez Agressivo: Aprenda com Topalov, Geller, Bronstein, Alekhine & Morphy

por Neil McDonald, traduzido por Patrícia Helena Freitag

Os segredos dos componentes mais significativos do xadrez são revelados neste livro: estratégia, ataque, jogo de abertura e jogadas clássicas bem como finais e preparação.

Em cada livro, o autor examina vários jogadores lendários que se destacaram em áreas específicas do jogo e afetaram claramente outros que vieram depois deles. Neil McDonald escolhe cinco jogadores que tiveram sucesso no campo do ‘jogo de poder’, ou a técnica de colocar os oponentes sob pressão constante. McDonald analisa as contribuições de cada jogador, suas abordagens e estilos, e como, de Morphy a Topalov, eles seguiram os passos um do outro. Este livro irá ajudá-lo a melhorar suas habilidades em alguns dos aspectos mais importantes do jogo. Um guia divertido e instrutivo.

Gigantes do Xadrez Agressivo: Aprenda com Topalov, Geller, Bronstein, Alekhine & Morphy pode ser encontrado na Amazon neste link.

Minhas Melhores Partidas de Xadrez: 1924-1937

por Alexander Alekhine, traduzido por Francisco Garcez Leme

Alexander Alekhine foi um talentoso enxadrista que alcançou o nível de mestre aos 16 anos e o status de grande mestre aos 22. Ele derrotou José Raul Capablanca (o autor de um dos os livros mencionados) pelo título mundial de xadrez em 1927, após um torneio de quase três meses.

As notas de Alekhine sobre seus próprios jogos estão incluídas neste guia. Ele analisa os jogos desde o início de sua carreira, quando enfrentou Lasker, Tarrasch e Rubenstein, até suas lutas pelo título mundial e confrontos com a nova geração de jogadores na década de 1950.

Minhas Melhores Partidas de Xadrez: 1924-1937 pode ser encontrado na Amazon neste link.

Conclusão: Os melhores livros de xadrez para iniciantes e no geral

Os melhores livros de xadrez para iniciantes

  • Xadrez Para Leigos, por James Eade.
  • Para ensinar e aprender xadrez, por Adriano Caldeira
  • Xadrez: Dicas para Iniciantes, por Matthew Sadler e traduzido por Paulo Henrique Machado.

Os melhores livros de xadrez do mundo traduzidos em português

  • Fundamentos do Xadrez, por José Raul Capablanca e traduzido por Rewbenio Araújo Frota e Paulo Tashiro Frota.
  • Duelos de Xadrez: Minhas Partidas com os Campeões Mundiais, por Yasser Seirawan e traduzido por Daniel Bueno.
  • Gigantes do Xadrez Agressivo: Aprenda com Topalov, Geller, Bronstein, Alekhine & Morphy, por Neil McDonald e traduzido por Patrícia Helena Freitag.
  • Minhas Melhores Partidas de Xadrez: 1924-1937, por Alexander Alekhine e traduzido por Francisco Garcez Leme.

Se você gostou dessa lista com os melhores livros de xadrez, recomendamos também:

Os Melhores Livros Sobre Investimentos

Os Melhores Livros de Filosofia

Melhores Livros de Guerra


Destes titulos em nossa lista dos melhores livros de xadrez, qual o seu favorito? Existe algum outro título de época ou recente que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!