Os Melhores Livros Para Dar de Presente (2023)

Ilustração para artigo sobre os melhores livros para dar de presente

Neste Natal, seus presentes podem ser um pouco diferentes dos do ano passado, mas o ato de presentear aqueles que prezamos permanece uma constante para a maioria de nós. É um belo gesto (se está dentro de suas possibilidades), e apropriado para várias ocasiões, mesmo fora do período natalino.

Nunca fui de comprar algo só porque está à venda, preferindo selecionár tudo por seu valor intrínseco. Ao dar um presente, isso significa o ato de refletir sobre os desejos e necessidades da outra pessoa antes de fazer uma compra.

É fácil deixar-se levar por todas as possibilidades de compras de Natal, mas lembre-se que presentear com um livro é uma das tradições mais antigas e apreciadas.

Presentear livros é uma ótima abordagem que também é bastante conveniente. Eles não são caros, e seus efeitos sobre o presenteado podem persistir por um bom tempo.

Então que tal descobrir os melhores livros para dar de presente?

Abaixo você vai encontrar nossas sugestões cuidadosamente estudadas divididas em 4 seções. Hora de descobrir cada uma delas.

Se você estiver procurando algo para presentear crianças em fase de alfabetização, veja essa lista de livros educativos que preparamos!

E caso queira dar uma animada e alegrar seu dia, recomendamos que dê uma olhada na nossa lista dos livros de comédia mais geniais.

Livros Inteligentes Para Dar de Presente

Por que Nós Dormimos. A Nova Ciência do Sono e do Sonho

Matthew Walker

Capa do livro Por quê nós dormimos, um dos recomendados por Bill Gates
Este é um dos melhores livros para quem pretende cuidar da própria saúde e abre nossa lista dos melhores livros para dar de presente.

O professor Matthew Walker, chefe do Laboratório de Sono e Neuroimagem da UC Berkeley, discute sua investigação revolucionária sobre o sono e explica como podemos aproveitar sua capacidade de transformação para melhorar nossas vidas.

Este livro é um dos favoritos de vários empreendedores destacados, como Bill Gates.

O sono é uma das nossas partes mais cruciais, embora incompreendida. Que a falta de sono causa efeitos tão prejudiciais à saúde era algo desconhecido pelos cientistas até recentemente. A função do sono permaneceu misteriosa em comparação com comer, beber e se reproduzir.

Descobertas científicas recentes colocaram uma nova luz sobre esse componente básico de nossa existência. Agora, o renomado neurocientista e especialista em sono Matthew Walker revela uma nova perspectiva sobre o sono e os sonhos.

Por que Nós Dormimos: A Nova Ciência do Sono e do Sonho pode ser encontrado neste link.

A revolta de Atlas

por Ayn Rand

O gigantesco A Revolta de Atlas também tem mais de 1200 páginas.

A revolta de Atlas é um clássico moderno e a mais extensa declaração de objetivismo de Rand — e de sua filosofia pessoal. O livro oferece ao leitor um espetáculo da grandeza humana, retratada com toda a poesia e poder de uma das principais escritoras americanas do século XX. O livro era um dos preferidos de Steve Jobs e de vários grandes empreendedores.

É um romance complexo e bastante extenso, com mais de 1200 páginas.

Você encontra A revolta de Atlas neste link.

A lógica do Cisne Negro

por Nassim Nicholas Taleb

Capa de A Lógica do Cisne Negro, que é um livro recomendado por inúmeros homens de negócios.
A Lógica do Cisne Negro é um daqueles livros que proporciona novas linhas de ver a realidade.

Taleb passou anos estudando como nos iludimos ao acreditar que sabemos mais do que realmente sabemos (e inclusive escrevemos uma lista muito interessante com os livros que Nassim Taleb recomenda). Limitamos nosso pensamento ao trivial e insignificante, enquanto ocorrências significativas continuam a nos surpreender e influenciar nosso mundo.

Taleb agora revela tudo o que sabemos sobre o que não sabemos, e sobre como cisnes negros podem ser a ruína de alguns, e a escada para o sucesso de outros. É um dos livros indicados pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos.

Elegante, surpreendente e abrangente em seus usos, O Cisne Negro alterará sua perspectiva do mundo tanto quanto bons livros de física, mas sem a parte maçante. Taleb é um escritor divertido, com humor, irreverência e capacidade de relatar as histórias mais inesperadas. Ele possui uma compreensão polímata de uma variedade de áreas, incluindo ciência cognitiva, comércio e teoria da probabilidade.

A lógica do Cisne Negro pode ser encontrado na Amazon neste link.

O que o Brasil pode aprender com a Polônia: Lições para reconstruir um país

por Levi Borba

A união do povo polonês, a consciência de seu passado, a salvaguarda da religião e as expressões de suas tradições formaram o país que vemos hoje.

O Brasil e Polônia têm vários pontos em comum. A diferença essencial entre as duas nações é como elas percebem a reconstrução após cada guerra, colapso econômico ou calamidade. O autor buscou lições relevantes para o Brasil no contraste dessas variações, do que cada país mantém ou elimina depois dos grandes desastres.

O que o Brasil pode aprender com a Polônia: Lições para reconstruir um país pode ser encontrado na Amazon neste link.

Melhores Livros para Presentear Homem (Não-Ficção)

Tempestades de Aço

por Ernst Jünger

Tempestades de Aço foi uma recomendação de livro de Elon Musk bastante recente.
Tempestades de Aço é o livro obra-prima de Ernst Junger

Este livro é indicado por ninguém menos que Elon Musk.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Ernst Junger lutou na linha de frente alemã contra os britânicos e franceses. Jovem, durão, patriota, mas também autoconsciente, ele se empolgava com a guerra, que via não apenas como um grande conflito nacional, mas também como uma luta pessoal.

Liderando grupos de ataque, defendendo trincheiras contra tentativas de assassinato dos britânicos, Junger continuou se testando, preparado para sua própria morte. “Tempestade de Aço” foi um best-seller mundial logo após o fim da guerra.

Tempestades de Aço pode ser encontrado na Amazon neste link.

O método TB12

por Tom Brady

Este livro descreve o estilo de vida saudável e os exercícios de Tom Brady, o ex-quarterback do New England Patriots e Tampa Bay Buccaneers sete vezes campeão do Super Bowl que ainda está no auge da excelência em seus quarenta anos.

É uma “bíblia do atleta” lindamente ilustrada e extremamente útil que revela A estratégia inovadora da Brady para desempenho máximo a longo prazo para atletas de todos os esportes e idades. Também está entre os livros indicados pelo famoso palestrante Tony Robbins.

Único é como ele conta sua história e abrange todas as facetas da vida que levam ao desempenho ideal. Estaríamos em forma, saudáveis e felizes se seguíssemos seu conselho. Se os treinadores seguissem esses princípios, as lesões cairiam em todo o país. Atletas do ensino médio e treinadores que não entendem devem lê-lo. Os conceitos se aplicam a todos, não apenas atletas ou praticantes de exercícios.

Adicionar flexibilidade (alongar e suavizar os músculos) à sua rotina de força e condicionamento não é uma noção nova, mas ver um atleta profissional adotá-la é. É uma das chaves de sua longevidade atlética, e todos devemos incorporar exercícios de flexibilidade às nossas rotinas.

Você pode encontrar O método TB12 aqui.

Desvendando os segredos da linguagem corporal

por Allan Pease, Barbara Pease, e outros.

Capa de Desvendando os segredos da linguagem corporal, um dos bons livros para entender a comunicação feita pelos nossos gestos.
Desvendando os segredos da linguagem corporal, um excelente livro para corrigir uma das falhas de muitos homens.

O sexo feminino desenvolveu uma excelente capacidade para entender sinais corporais. A caminhada evolutiva aperfeiçou essa habilidade nas mulheres em proporção superior aos homens. Porém, nunca é tarde para ajudá-los a entender melhor o significado subliminar de cada gesto ou postura!

Leitura simples e de fácil compreensão, o livro de Allan e Barbara Pease também foi merecidamente citado em nossa lista dos melhores livros para melhorar a comunicação e em nossa lista dos melhores livros sobre linguagem corporal.

São mostrados diversos exemplos do cotidiano para podermos entender melhor a linguagem corporal. É de suma importância entender mais sobre este tema para melhorar nossas interações pessoais e profissionais. O conteúdo apresentado é bem embasado e rico. Ainda assim é bem completo sobre o tema que se propõe (linguagem corporal).

Você pode encontrar este livro aqui.

Melhores Livros para Presentear Homem (Ficção)

O Senhor dos Anéis  

Por J.R.R. Tolkien 

Capa de O Senhor dos Anéis, considerada por muitos a melhor trilogia de todos os tempos.
O Senhor dos Anéis é considerada por muitos um marco literário e os livros vão muito além dos filmes.

Uma das trilogias mais amadas e respeitadas pelos amantes de ficção mágica, O Senhor dos Anéis foi o livro pioneiro sobre mundos mágicos no ocidente e figura em nossa lista dos melhores box de livros bem como em nossa lista das melhores sagas literárias.

A história remota a tempos muito antigos, quando os hobbits, elfos, ogros, anões e duendes ainda existiam – um mundo que corria o risco de ser arruinado se o senhor das trevas Sauron voltasse a ter a sua forma física. Para isso, Sauron precisava de recuperar o seu anel que havia sido tirado dele anos antes numa guerra decisiva. Esse anel é o mais poderoso e mágico de todos o da Terra Média.   

Inesperadamente, o destino da Terra Média e de todos seus habitantes se vê nas mãos de Frodo, um hobbit que por acaso está com o anel. Frodo que nunca havia ido para muito longe de sua casa, agora parte para uma verdadeira aventura junto a comitiva que tem como objetivo destruir o anel.  

Você pode encontrar a trilogia de O Senhor os Anéis aqui.

Se histórias de fantasia te encantam, veja nossas recomendações de livros de RPG.

1984

George Orwell

1984, uma distopia futurística publicada pela primeira vez em 1949, é um clássico moderno e um dos melhores livros sobre política apesar de ser uma ficção. Foi publicado poucos meses antes da morte do autor, mas ainda assim se destaca como uma impressionante reflexão literária sobre o caráter sinistro do poder.

O último romance de George Orwell apresenta Winston Smith, um homem preso em uma sociedade totalitária governada pelo estado, onde tudo é feito coletivamente, mas todos vivem sozinhos. Ninguém escapa do olhar cínico e brutal do Grande Irmão. Na verdade, a filosofia do partido no poder tem pouca consideração pelo presente ou futuro. Winston aprende com o líder do partido O’Brien que “Nós só nos importamos com o poder. Poder pelo poder, poder puro.”

Foi um grande sucesso quando foi lançado em 1949.

1984 pode ser encontrado neste link.

Sherlock Holmes   

Por Arthur Conan Doyle

Obra citada também entre os melhores livros com o tema de investigação criminal e detetives.

Capa do box de livros de Sherlock Holmes, um dos box de livros mais vendidos.
Um dos box literários mais vendidos de todos os tempos é também um dos melhores livros para dar de presente.

Um dos melhores box de livros de todos os tempos é sobre um dos personagens preferidos dos leitores, o detetive Sherlock Holmes. Ele e o seu assistente Watson são contratados para solucionar mistérios, sendo muito bem sucedidos em encontrar soluções em casos difíceis e complexos.

O box possui 4 volumes de livros que reúnem mais de 56 contos do personagem Sherlock Holmes.   

Os livros fizeram tanto sucesso que já foram adaptados diversas vezes para filmes e séries de televisão. Se você gosta de se divertir lendo um bom mistério, você encontrou o box certo! 

Você pode encontrar a série completa de Sherlock Holmes aqui    

Melhores Livros para Presentear Namorada (Não-Ficção)

Casais inteligentes enriquecem juntos: Finanças para casais

Por Gustavo Cerbasi

Este livro também faz parte de nossa lista dos melhores livros sobre casamento.

Lembra no começo do artigo quando dizemos que os melhores livros para dar de presente costumam ter um efeito duradouro no leitor?

Este livro pode ser seu guia para ajudá-lo a tomar melhores decisões e direcionar seu relacionamento para um futuro mais lucrativo sem ter que se preocupar com questões financeiras, que muitas vezes servem como a raiz de muitas outras questões, seja você se casar, namorar ou só quero aprender mais sobre finanças nos relacionamentos. As lições que ele contém são eternas e simples de colocar em prática.

Gustavo Cerbasi (outros livros dele você encontra aqui) argumenta que a falta de discussão sobre dinheiro é a fonte da questão. O tópico normalmente só é abordado após a detonação da bomba. E porque eles não abordam o assunto juntos, a maioria não consegue criar um orçamento razoável, economizar dinheiro para seus objetivos e estabelecer planos para manter um alto nível de vida no futuro.

Alguns dos assuntos abordados incluem:

  • As vantagens da gestão de dinheiro a longo prazo
  • Os problemas financeiros do casal
  • Quando comprar uma casa; Seguros e planos de previdência;
  • Instrução e alfabetização financeira para crianças

Você pode encontrar Casais inteligentes enriquecem juntos: Finanças para casais aqui.

Exercícios de Inteligência Emocional: 100 Perguntas Para Aprimorar Suas Competências

por Roberta Nascimento, Regina Lopes e Paulo Lopes

Capa de Exercícios de Inteligência Emocional, uma obra nacional entre os melhores livros sobre inteligência emocional
Exercícios de Inteligência Emocional: Uma obra nacional recomendada tanto para homens quanto mulheres.

Este livro esteve também em nossa lista dos melhores livros sobre inteligência emocional, e é recomendado para ambos os sexos.

Os autores concordam que, ao aprender a como gerenciar as suas próprias emoções e também as dos outros, você poderá ter acesso a uma vida mais feliz. Para isso, eles reuniram 100 perguntas no livro que são capazes de fazer você pensar conceitos nunca antes explorados antes, a fim de que conheça mais sobre a inteligência emocional e saiba como controlar suas emoções.

Exercícios de Inteligência Emocional: 100 Perguntas Para Aprimorar Suas Competências pode ser encontrado neste link.

Mindset: A nova psicologia do sucesso

por Carol S. Dweck

A professora Carol S. Dweck (Universidade de Stanford) criou uma tese peculiar: nossa atitude mental em relação à vida (também chamado de “mindset”) se difere em 2 formas de ver o mundo: fixo ou em crescimento.

Esta obra também está entre as melhores sobre autoestima, bem como em nossa lista dos melhores livros de desenvolvimento pessoal.

Dweck explica maravilhosamente como podemos obter sucesso perseguindo nossos objetivos a partir de nossa visão de presente e futuro, bem como repassar para as futuras gerações (nossos filhos e netos) tal conhecimento. O mindset explica o comportamento tanto dos otimistas quanto dos pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa interação com o trabalho, outras pessoas e nossos filhos. No fim do dia, é uma das grandes forças que moldam nosso comportamento.

Mindset: A nova psicologia do sucesso está disponível na Amazon neste link.

Melhores Livros para Presentear Namorada (Ficção)

Harry Potter

de J. K. Rowling

Se estamos falando em melhores livros para dar de presente para a namorada, como não mencionar outra das maiores sagas de fantasia já criadas: “Harry Potter”, que foi mencionada também em nossa lista dos melhores livros infanto-juvenis (embora também lido por muitos adultos) e dos melhores livros para crianças de 10 anos.

Assim como em “O Senhor dos Anéis”, a autora criou um universo extremamente rico em todos os aspectos possíveis: criaturas, ambiências, feitiços, poções, a lendária Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, florestas assombradas, vilarejos amaldiçoados, entre outros.

A saga acompanha a história do “menino que sobreviveu”, Harry Potter. Esta definição se dá ao fato de que o Lorde das Trevas, Voldemort, tentou matá-lo ainda quando bebê e não conseguiu. Desde então, Harry Potter se tornou uma lenda viva.

            Ao completar 11 anos, ele é enviado à Hogwarts, onde cria fortes laços de amizade com Hermione, Rony, Hagrid e Dumbledore, entre outros. Ao longo de sete longos volumes, a autora cria um universo e um núcleo de personagens extremamente apaixonantes, do qual o leitor realmente quer fazer parte, quer estar lá! A narrativa, intensa e lúdica amadurece junto com os personagens ao longo dos livros, cheia de suspense, batalhas épicas, lições valiosas e uma conclusão emocionante.

Você pode encontrar a caixa Harry Potter – Edição Premium neste link.

Outlander

por Diana Gabaldon

Capa de Outlander, de Diana Gabaldon, que está entre os melhores livros para dar de presente este ano.
Outlander, de Diana Gabaldon, mais uma obra que foi para as telas entre os melhores livros para dar de presente.

“Outlander”, que inspirou a série televisiva de sucesso, é uma saga de obras de fantasia histórica. Está também entre os melhores livros de romance de época, bem como em nossa curiosa lista dos melhores livros envolvendo viagem no tempo e dos melhores romances medievais.

A narrativa conta a história da personagem principal, Claire, uma enfermeira, que acaba surgindo na Escócia muitos anos antes de seu próprio nascimento.

O interessante da saga “Outlander” é que cada obra foi escrita para ser lida como uma história à parte, apesar de se acompanharem cronologicamente. A longa saga, de oito volumes, foca em temáticas mais humanas como a paixão, a fidelidade e a resiliência do amor diante das adversidades, e também em temáticas mais delicadas e perigosas, como o abuso sexual.

Você pode encontrar Outlander: a viajante do tempo – Livro 1 neste link.

Leia também: Os melhores livros de Colleen Hoover, uma das autoras de romance mais lidas do mundo.

Jogos Vorazes

por Suzanne Collins

Trilogia mencionada também em nossa lista dos melhores livros de aventura para jovens.

A trilogia literária futurística “Jogos Vorazes” traz uma das narrativas mais originais e envolventes já escritas. Não é à toa o seu estrondoroso sucesso entre o público infanto-juvenil, tendo inspirado uma trilogia de filmes que obtiveram sucesso no mundo todo.

A história se passa em um futuro pós-apocalíptico no país de Panem, dividido em Distritos e na Capital, que vivem uma desigualdade social e econômica absurda. A protagonista, Katniss Everdeen, vive no Distrito 12, um dos mais pobres, e desde seu nascimento, sofre com a ocorrência anual dos chamados “Jogos Vorazes”. O Jogos são uma batalha televisionada para o entretenimento dos ricos da Capital, na qual todos os participantes – jovens aleatoriamente escolhidos dos Distritos mais pobres – devem lutar até a morte, sendo o vencedor premiado com riquezas abundantes.

A autora narra a trajetória de Katniss, que é escolhida para a atual versão dos jogos, através de todo o campeonato, tornando o livro recheado de ação, e, é claro, romance e outros temas como lealdade, dignidade, resiliência, persistência e resistência. A saga é um banquete ao leitor, com personagens muito bem construídos, reviravoltas surpreendentes e uma série de questões que o levam à reflexão social, política e humana.

Você pode encontrar Jogos Vorazes neste link.

Melhores Livros de Romance Para Dar de Presente

Orgulho e Preconceito

por Jane austen

Capa do livro Orgulho e Preconceito, que abre nossa lista dos melhores romances de Jane Austen.
Orgulho e Preconceito é um dos romances mais famosos de Jane Austen.

Orgulho e Preconceito, uma história que se passa durante tempos aristocráticos, explora uma sociedade governada por regras e convenções estritas da vida familiar e status. O romance retrata esses temas através das experiências e observações de Elizabeth Bennet. É um livro que combina comédia com seriedade e está também em nossa lista dos melhores livros de Jane Austen.

A trama segue a personagem principal, Elizabeth Bennet, enquanto ela lida com questões de boas maneiras, educação, moralidade, educação e casamento na sociedade britânica regencial, como membro da pequena nobreza. Elizabeth é a segunda de cinco filhas nascidas de um dono de terras na cidade fictícia de Meryton, em Hertfordshire, perto de Londres.

Você pode encontrar o livro Orgulho e Preconceito aqui.

Veja também: Os Melhores Livros para Aprender Francês

Helena

Capa de Helena, que é um dos bons livros para ler de Machado de Assis
Helena é um dos excelentes romances nacionais.

Apesar de não tão famoso quanto outras obras do autor, Helena é um dos melhores livros de Machado de Assis.

Sendo uma filha ilegítima que passou a fazer parte da família somente após o último pedido de vida do conselheiro, Helena se vê como uma intrusa que, com o tempo, consegue conquistar o coração de Dona Úrsula e Estácio. Mas a trama passa a se desenrolar entre as visitas misteriosas da protagonista até um casebre, fazendo com que o leitor tente desvendar os motivos pelo qual ela não vai atrás do seu amor escondido.

Helena pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Uma História de Amor Agridoce

por Loan Le

Capa do livro Uma História de Amor Agridoce, que mereceu um lugar entre os melhores livros de comédia romântica
Uma História de Amor Agridoce é um dos melhores livros de romance para dar de presente este ano.

Ao longo de 320 páginas deste livro (que está entre os melhores de comédia romântica), você poderá encontrar as desventuras entre as famílias Mai e Nguyen, ambas donas de restaurantes vietnamitas vizinhos que estão sempre competindo um com o outro. Mas essa verdade não chega em todos os membros das famílias e, de repente, Linh e Bao se veem apaixonados um pelo outro, tentando entender de onde a raiva entre as suas famílias de fato começou.

Uma História de Amor Agridoce pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Melhores Livros Para Dar de Presente – Conclusão

Ao longo de nosso artigo, você pode encontrar os melhores livros para dar de presente em 4 diferentes situações. A descrição e o link para cada livro você encontra nos parágrafos anteriores, mas abaixo está um resumo.

Livros Inteligentes Para Dar de Presente

  • Por que Nós Dormimos. A Nova Ciência do Sono e do Sonho
  • A revolta de Atlas
  • A lógica do Cisne Negro
  • O que o Brasil pode aprender com a Polônia: Lições para reconstruir um país

Melhores Livros para Presentear Homem

Não-Ficção:

  • Tempestades de Aço
  • O método TB12
  • Desvendando os segredos da linguagem corporal

Ficção:

  • O Senhor dos Anéis
  • 1984
  • Sherlock Holmes

Melhores Livros para Presentear Namorada

Não-Ficção:

  • Casais inteligentes enriquecem juntos: Finanças para casais
  • Exercícios de Inteligência Emocional: 100 Perguntas Para Aprimorar Suas Competências
  • Mindset: A nova psicologia do sucesso

Ficção:

  • Harry Potter, de J. K. Rowling
  • Outlander, de Diana Gabaldon
  • Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Melhores Livros de Romance Para Dar de Presente

  • Orgulho e Preconceito
  • Helena
  • Uma História de Amor Agridoce

E você, já conhecia algum desses? Gostaria que algum outro livro fosse incluído em nossa lista?


Se você gostou dessa lista com melhores livros para dar de presente, recomendamos também:

Melhores Livros de PNL (Programação Neurolinguística)

Os 10 melhores livros de Stephen King

Os Melhores Livros de Poesia.

Os melhores livros de Agatha Christie, a rainha das histórias de crime e mistério.


Destes títulos em nossa lista dos melhores livros para dar de presente, qual o seu favorito? Existe algum outro nome que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).