Os 20 Melhores Livros de Suspense de Todos os Tempos

Cabana durante a noite - Melhores livros de suspense

Antes de começar a lista dos melhores livros de suspense, uma informação importante que você deve saber: horror e suspense não são a mesma coisa!

A diferença entre horror e suspense

Basicamente, um livro de terror deve ser assustador (e talvez um pouco nojento). Já o livro de suspense pode não conter uma gota de sangue, mas segurar o leitor na poltrona por centenas de páginas.

Inclusive essa “segurada na cadeira” é uma das grandes características dos bons livros de suspense. Neles, o personagem é o caçador, e os leitores indefesos são a presa, apanhados pelo feitiço de suor das mãos do autor.

Listen to “😱10 Livros de Suspense para Ler em 2022!” on Spreaker.
Os Melhores Livros de Suspense!

Agora que explicamos a diferença, hora de começar a lista dos livros de suspense mais assustadores já escritos. Se você gosta do gênero, é uma boa idéia visitar também nossa lista dos melhores livros sobre vampiros.

Mas se por um acaso você estiver procurando por uma forma de relaxar e tornar seu dia mais leve, não deixe de conferir nossa lista dos melhores livros de comédia.

Os Melhores Livros de Suspense

Ilha do Medo

por Dennis Lehane

Capa do Livro A Ilha do Medo, de Dennis Lehane
Capa do Livro A Ilha do Medo, de Dennis Lehane

Você já deve ter visto a versão cinematográfica de Martin Scorsese, mas ja leu o grande livro que a inspirou?

No Hospital Ashcliffe para Criminosos Insanos, Teddy Daniels é um oficial dos EUA investigando assassinatos e conspiração em Shutter Island em 1954. Originalmente enviado ao Hospital Ashcliffe para rastrear uma assassina fugitiva, Teddy e seu companheiro logo se encontram um labirinto de portas codificadas e códigos ocultos conforme uma tempestade se aproxima. Você não vai largá o livro até que a última página do suspense envolvente e tortuoso de Lehane esteja concluída.

Ilha do Medo está disponível na Amazon neste link.

A Lista de Convidados

por Lucy Foley

Suspense e mistério em um fim de semana de festa de casamento, A Lista de Convidados, é ambientado em um local sofisticado para festas. Os personagens principais, incluindo a noiva e o noivo, relatam suas histórias neste suspense eletrizante ambientado na paisagem chuvosa da Irlanda.

A Lista de Convidados está disponível na Amazon neste link.

Em queda

por T.J. Newman

Se o piloto quiser salvar sua família, todos os passageiros desse voo devem morrer.

T.J. Newman usou seus anos como comissário de bordo para escrever este suspense sobre um avião. O protagonista, um piloto, recebe uma ligaçã. Seqüestradores tomaram sua família como refém e vão machucá-los a menos que ele derrube o avião. 143 pessoas estão a bordo. Um avião no céu. O que ele irá fazer?

Em queda está disponível na Amazon neste link.

O Iluminado, por Stephen King

Alguém poderia questionar O Iluminado em uma lista dos melhores livros de suspense, pois muitos consideram essa obra parte do gênero terror. Mas isso é uma discussão para outro artigo.

Neste livro de Stephen King, Jack Torrence muda sua família para o Hotel Overlook depois de conseguir um emprego como zelador. Um lado negro de Jack toma conta quando chega o inverno rigoroso. Sua esposa e filho agora estão em risco. Seu filho, Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Maldição ou bênção?

Em nossa lista com os melhores livros de Stephen King, nós não colocamos O Iluminado justamente por ele ser hors-concours.

O iluminado está disponível na Amazon neste link.

Antes de dormir

por S. J. Watson

Antes de Dormir, uma novidade entre os melhores livros de suspense
Antes de Dormir, uma novidade entre os melhores livros de suspense

Até o próprio nome Christine Lucas esquece todos os dias. A amnésia em loops torna difícil para ela se lembrar de quem ela é. Suas únicas pistas vêm de seu diário. Mas é difícil para a moça confiar nele porque ela nem consegue se lembrar de tê-lo escrito.

Antes de dormir está disponível na Amazon neste link.

Dinheiro sujo

por Lee Child

Livro mais cheio de ação do que a maioria dos suspenses psicológicos da lista. Se você gostou de Missão Impossível e Duro de Matar, Lee Child irá satisfazer suas necessidades literárias. Dinheiro Sujo é o primeiro da excelente série Jack Reacher, e começa com o personagem principal sendo preso por um assassinato que não cometeu (embora isso não quer dizer que ele nunca tenha matado antes). Agora cabe a Reacher descobrir quem cometeu o crime para que ele não tenha que cumprir a pena.

Dinheiro sujo está disponível na Amazon neste link.

O Talentoso Ripley

por Patricia Highsmith

Apenas Hitchcock, talvez, pode rivalizar com o clássico suspense psicológico de Patricia Highsmith. O talento de Ripley foi publicado pela primeira vez em 1955 e desde então se tornou um sinônimo de obra requintada com o tema da duplicidade sociopata. O livro retrata um golpista chamado Tom Ripley, que mata um rico conhecido e adota sua identidade na esperança de viver uma vida luxuosa no exterior. Mas seus problemas estão longe de terminados, à medida que mais pessoas inocentes se envolvem em sua teia cada vez maior de mentiras. As habilidades de Ripley aguentarão até onde?

O Talentoso Ripley está disponível na Amazon neste link.

A mulher de branco

por Wilkie Collins

A Mulher de Branco foi um dos primeiros romances de mistério e suspense publicados, apresentando elementos melodramáticos que ajudaram a desenvolver uma espécie de subgênero. Também marca um dos primeiros usos da “dupla-face”, ou uso de sósias, na literatura de suspense, pois a mulher de branco mostra uma semelhança fantástica com outro personagem. Isso se transforma em uma parte crucial do enredo. A trama é muito inusitada para entrar em detalhes aqui, mas apresenta alguns dramas típicos de Charles Dickens, como estratagemas para roubar herança, rivais românticos ferozes e alguém contraindo tifo.

A mulher de branco está disponível na Amazon neste link.

O médico e o monstro

por Robert Louis Stevenson

Enquanto a maioria das pessoas está familiarizada com o tema do famoso livro de Robert Louis Stevenson, “O médico e o monstro”, a obra original ainda vale a pena ser lida. A história segue John Gabriel Utterson, um advogado de Londres que deseja descobrir uma provável ligação entre seu amigo próximo Dr. Henry Jekyll e o estranho novo aliado de Jekyll, o vilão Edward Hyde. O livro se torna ainda mais assustador quando aprendemos que ele faz uma alegoria, em sua essência, da facilidade com que o mal dentro de nós pode assumir o controle de nossa vida se não o controlarmos.

O médico e o monstro está disponível na Amazon neste link.

A viúva silenciosa

por Sidney Sheldon

A viúva silenciosa de Sidney Sheldon (um dos grandes escritores do gênero, alias temos um artigo inteiro só com os melhores livros dele) e Tilly Bagshawe, primeiro conta a história de Charlotte Clancy, uma jovem au pair americana, que desapareceu sem deixar vestígios quando estava na Cidade do México como au pair. Um assassino está à solta nas ruas de Los Angeles uma década após o desaparecimento de Charlotte. E ele já matou duas pessoas. Mas a única coisa que os conecta é Nikki Roberts, uma psicóloga que trabalha com crianças. Nikki ainda está em luto com a morte de seu marido e sua vida sofre outra reviravolta quando um de seus pacientes, Lisa Flannagan, e o menino que ela considerava seu filho são mortos de uma forma horrível. Agora, esse assassino impiedoso está atrás dela.

A viúva silenciosa está disponível na Amazon neste link.

O Clube do Crime das Quintas-Feiras

por Richard Osman

Toda quinta, em um retiro para aposentados no sudeste da Inglaterra, quatro idosos se reúnem para – segundo consta na agenda da sala de reunião – discutir ópera japonesa. Mas não é bem isso que acontece ali dentro. Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron usam o horário para debater casos policiais antigos sem solução, confiantes de que podem fazer justiça e encontrar os responsáveis por algumas atrocidades do passado.

Com todos os integrantes acima dos setenta anos, o Clube do Crime das Quintas-Feiras não é uma equipe de detetives fora do convencional, mas com certeza acostumada a fortes emoções. Afinal, Joyce foi uma enfermeira por décadas, Ibrahim ajudava pacientes psiquiátricos em situações complicadas, Ron era um reconhecido líder, e Elizabeth … bom, digamos que assassinatos e redes sigilosas não eram nenhuma novidade para ela.

O Clube do Crime das Quintas-Feiras está disponível na Amazon neste link.

A sombra do vento

por Carlos Ruiz Zafón

1945, Barcelona. Daniel Sempere acorda em seu décimo primeiro aniversário sem nenhuma lembrança do rosto de sua falecida mãe. Para confortá-lo, seu pai o leva ao Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, Daniel encontra a obra de Julián Carax, A Sombra do Vento, que rapidamente se torna sua obsessão. Daniel, acompanhado por Fermn, explora os becos e os segredos mais profundos de Barcelona. Com o passar dos anos, sua simples investigação se transforma em um labirinto de assassinatos e loucura. E agora o destino de seu autor favorito parece entrelaçado com o dele.

A sombra do vento está disponível na Amazon neste link.

A corrente

por Adrian McKinty

Vítima. Sobrevivente. Seqüestrador. Criminoso. Você se tornará todos eles.

O dia começa normalmente quando Rachel Klein deixa sua filha de 13 anos, Kylie, no ponto de ônibus. Mas uma ligação misteriosa altera tudo. Uma senhora ameaça Rachel que Kylie está em seu carro e que ela só verá sua filha se ela pagar um resgate e também sequestrar outra criança. Se Rachel não fizer exatamente o que a ligação diz, o jovem morre, e Kylie também. Rachel agora faz parte da Corrente. A Corrente é implacável, terrível e simples: pague a soma necessária, encontre outra vítima e cometa um ato horrível que você jamais cometeria em qualquer outra situação.

A corrente está disponível na Amazon neste link.

O colecionador de ossos

por Jeffery Deaver

Lincoln Rhyme é um gênio criminologista e médico forense. Mas um acidente o deixa paralisado e preso à uma cama. Quando um assassino começa a mutilar nova-iorquinos, Rhyme é o único que pode detê-lo. Eles tentam decifrar as pistas com a ajuda de Amelia Sachs, uma bela investigadora. Esta combinação dinâmica se destaca neste que é um dos melhores livros de suspense policial, e que virou um filme dirigido por Phillip Noyce e estrelado por Denzel Washington e Angelina Jolie.

O colecionador de ossos está disponível na Amazon neste link.

Os Melhores Livros de Suspense Psicológico

O silêncio dos inocentes

por Thomas Harris

Livro citado também entre os melhores com temática criminal envolvendo detetives.

O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, é um dos livros de suspense psicológico mais famosos já escritos.
O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, é um dos livros de suspense psicológico mais lidos.

Um filme de 1991 com Jodie Foster reproduziu essa história chocante. Clarice Starling, uma jovem estagiária do FBI, entrevista o Dr. Hannibal Lecter, que é um brilhante psicólogo, mas também um assassino. Ela quer aprender mais sobre Buffalo Bill, um outro serial-killer que ela precisa prender. E falando em serial-killers, fizemos uma lista inteira com os melhores livros sobre o tema.

O silêncio dos inocentes está disponível na Amazon neste link.

O Homem de Giz

por C.J. Tudor

Capa de O Homem de Giz, por CJ Tudor.

“O Homem de Giz” é um livro de mistério e suspense escrito por C.J. Tudor que se destaca por sua trama cheia de suspense e reviravoltas. A história, comparada por muitos à “Garota Exemplar” e “O Homem que Não Amava as Mulheres”, segue um grupo de amigos que se envolvem em um misterioso crime.

A narrativa, cheia de tensão e mistério, é tão envolvente que mantém o leitor preso do começo ao fim. Este livro é uma excelente escolha para quem gosta de histórias que desafiam a mente, com uma escrita que evoca os grandes autores do gênero, como Edgar Allan Poe. “O Homem de Giz” é um daqueles livros que, uma vez iniciado, é difícil de largar.

Você pode encontrar “O Homem de Giz” neste link.

Caixa de Pássaros: Não abra os olhos

por Josh Malerman’

Caixa de Pássaros, um dos mais aclamados livros de suspense psicológico adaptados para as telas
Caixa de Pássaros, um dos mais aclamados livros de suspense psicológico adaptados para as telas

Quando o estranho e horrível fenômeno conhecido como “O Problema” começa a causar violência generalizada e suicídio, uma coisa é certa: ninguém está seguro. Malorie e seus dois filhos buscam refúgio, ensinando a si mesmos a existir sem ver porque olhar para “O problema” parece enlouquecer as pessoas. Mas, à medida que as crianças crescem, Malorie precisa tomar uma decisão: ela deveria se aventurar ao ar livre, correndo o risco de terríveis mortes ou deveria permanecer trancada para sempre?

Caixa de Pássaros: Não abra os olhos está disponível na Amazon neste link.

O homem-sussurro

por Alex North

Quando a esposa de Tom Kennedy morre, ele se muda com seu filho Jake para a pacífica vila de Featherbank. Ele quer um novo começo mais do que qualquer outra coisa. Mas Featherbank tem uma história sombria. Vinte anos atrás, um serial killer levou e matou cinco meninos. O assassino se chamava “O homem-sussurro”. Crimes antigos não incomodam Tom e Jake, que só querem se mudar para sua nova casa. Só que agora outro menino sumiu.

Em seguida, Jake começa a se comportar de uma maneira estranha. Sua nova casa parece horrível, mas não é a única coisa com a qual eles têm que lidar. No meio da noite, Tom ouve sussurros vindos da janela. Um sucesso internacional, “O homem-sussurro” tem um enredo misterioso que consegue mostrar como pais protegem e amam seus filhos mesmo nos momentos mais sombrios.

O homem-sussurro está disponível na Amazon neste link.

Os Melhores Livros de Suspense Policial

Não conte a ninguém

por Harlan Coben

Não Conte a Ninguém, de Harlan Coben, um dos mais vendidos livros de suspense policial
Não Conte a Ninguém, de Harlan Coben, um dos mais vendidos livros de suspense policial

O Dr. David Beck perdeu a esposa há oito anos, em uma tragédia após uma festa de aniversário. David foi informado de que ela morreu e que era hora de ele seguir em frente. Mas então um dia, um e-mail misterioso aparece, sugerindo que Elizabeth ainda está viva, com a ordem de “não contar para ninguém”. E David sabe que não conseguirá dormir até que a encontre … mesmo que isso signifique ele mesmo desaparecer.

Não conte a ninguém está disponível na Amazon neste link.

Os cinco porquinhos, por Agatha Christie

O detetive Poirot tenta resolver um caso do passado e precisa fazer isso rapidamente.

É como a canção infantil: Caroline Crale foi considerada culpada de envenenar o marido. Mas há outros cinco outros “porquinhos” que poderiam ter feito isso: quando Philip Blake foi ao mercado, Meredith Blake ficou em casa; Elsa Greer comeu seu rosbife; Cecilia Williams não tinha nenhum; e Angela Warren chorou todo o caminho para casa. A filha de Caroline quer provar que sua mãe não é culpada.

(Era esperado que fossemos listar Agatha Christie entre os melhores livros de suspense policial, concordam?)

Os cinco porquinhos está disponível na Amazon neste link.

E não sobrou nenhum

por Agatha Christie

Esta grande obra foi também citada entre os melhores livros de drama e entre os melhores livros de mistério.

Um suspense conhecido entre os fãs de Agatha Christie, este livro tem mais de 100 milhões de cópias vendidas, e é também um dos livros indicados por Stephen King.

Em uma mansão em uma ilha indígena, 10 pessoas são convidadas por um misterioso anfitrião, que não aparece. Cada um deles tem algo a esconder e algo de que tem medo. Não há nada além de um ao outro e das sombras de suas vidas passadas na ilha. Um por um, cada convidado conta os segredos mais sombrios de seu passado perverso na frente de todo o grupo. Eles morrem um por um.

E não sobrou nenhum está disponível na Amazon neste link.


Entre os melhores livros de suspense de todos os tempos…

Qual o seu favorito?

Se tivesse que escolher UM título para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails. Faça parte da nossa lista gratuítamente no link abaixo).


Se você gostou dessa lista com os melhores livros de suspense, recomendamos também:

Os Dez Melhores Livros de Agatha Christie

Os Melhores Livros de Guerra

Os 18 Melhores Livros de Romance Já Escritos

Os Melhores Livros de Comédia Romântica Deste Ano

Até a próxima!


Veja também outras listas de recomendações de livros em diferentes estilos!