Os Dez Melhores Livros de Agatha Christie

Foto de Agatha Christie - Lista dos Melhores Livros Escritos por ela.

Em 2015, o site oficial de Agatha Christie buscou descobrir quais dos livros da autora são os melhores entre as mais de 60 obras publicadas. Para isso, realizou uma pesquisa global com os fãs, que puderam selecionar seus títulos favoritos.

Com tudo isso em mente, compilamos uma lista dos dez melhores livros de Agatha Christie para você ler. Esse é um dos artigos mais esperados em nosso site, junto com a nossa outra lista com os melhores livros de Stephen King.

Agatha Christie: Biografia

Agatha Christie, nascida em Torquay, Inglaterra, em 1890, tornou-se e continua sendo uma das romancistas mais vendidas de todos os tempos.

Ela se casou com o coronel Archibald Christie, um piloto do Royal Flying Corps, em 1914.Em seguida, se tornou enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial. Seu primeiro livro (O misterioso caso de styles) foi publicado em 1920, apresentando ao mundo um dos personagens mais famosos de Christie, o detetive belga Hercule Poirot.

Christie publicou O assassinato de Roger Ackroyd em 1926, um sucesso que se tornou um clássico do gênero e um dos favoritos de todos os tempos pelo público. Nesse mesmo ano, porém, sua mãe morreu e seu marido revelou que estava tendo um caso com outra mulher. Christie, traumatizada pela revelação, desapareceu, apenas para ser descoberta pelas autoridades vários dias depois em um hotel, registrada com o nome da amante de seu marido.

O sucesso de Agatha Christie como autora de histórias policiais lhe rendeu títulos como “Rainha do Crime” e “Rainha do Mistério”. Christie também é conhecida como a “Rainha de Todos os Gêneros Editoriais”, pois é uma das autoras mais vendidas de todos os tempos, com suas obras combinadas vendendo mais de 2 bilhões de cópias em todo o mundo.

Qual a idade recomendada para ler Agatha Christie?

A maior parte do público de Agatha Christie é adulto, no entanto, jovens também podem apreciar os mistérios da autora inglesa. A idade mais recomendada é a partir dos 13 anos, embora alguns leitores digam que certas obras específicas possam ser compreendidas por crianças de 11 ou 12 anos.

Apesar de algumas histórias conterem certos temas obscuros, como assassinato, traições, vingança e assim por diante, o leitor é mantido a uma distância segura dos horrores desses eventos. Há pouco em termos de descrições gráficas, e a ênfase está mais em descobrir o culpado e como o crime aconteceu.

Quantos livros escreveu Agatha Christie?

No total, Agatha Christie escreveu 75 livros, não contando as 14 coleções de contos publicados por ela. Seus 66 romances policiais são suas obras mais conhecidas. Os livros de Christie venderam mais de um bilhão de cópias em inglês e outro bilhão em versões traduzidas. Apenas a Biblia e Shakespeare venderam mais do que Agatha Christie.

Os Dez Melhores Livros de Agatha Christie

A lista abaixo contém os 10 melhores livros de Agatha Christie, começando do 10a e terminando pelo melhor livro da autora. A fonte é o site oficial da escritora.

Cai o pano (O Último Caso de Poirot)

Cai o Pano recebeu o décimo lugar da lista por ser um dos últimos livros publicados por Agatha Christie, além do caso final envolvendo Hercule Poirot, seu detetive mais famoso.

No romance, Poirot, agora na casa dos oitenta anos de idade, retorna à mansão Styles em busca de um assassino. Este é o mesmo local onde ele resolveu seu primeiro caso.

Cai o pano (O Último Caso de Poirot) pode ser encontrado na Amazon neste link.

Os Cinco Porquinhos

O famoso pintor Amyas Crale foi assassinado em Os Cinco Porquinhos.

16 anos depois, começa a investigação realizada por Hercule Poirot e narrada no livro. A experiência do pintor com um triângulo amoroso, bem como as tensões que dele resultam, estão no centro da história. Esta obra, quando comparada a outras obras do autor, dá forte ênfase aos aspectos psicológicos das personagens, sendo a segunda parte do livro composta por capítulos contados em primeira pessoa por diversos narradores, bem como capítulos contados em terceira pessoa pelo autor.

Os Cinco Porquinhos pode ser encontrado na Amazon neste link.

Morte na Praia

Quando ocorre um assassinato durante as férias de verão de Hercule Poirot, o detetive é forçado a interromper seu descanso. Quando se trata de descobrir quem é o assassino, o leitor é guiado junto com Poirot através de um exame dos álibis e motivos que cada personagem da história teria para matar outra pessoa.

Morte na Praia pode ser encontrado na Amazon neste link.

Testemunha Ocular do Crime

Um crime é testemunhado por Elspeth McGillicuddy, que viaja na primeira classe em um trem saindo de Londres.

Ela observa calmamente a paisagem até o momento em que presencia o ato: um estrangulamento é visto pela janela de um trem que cruza com seu trem, viajando na direção oposta. Após o incidente, nenhum cadáver é descoberto e ninguém acredita na história, com exceção de Miss Marple, uma senhora simpática e famosa que se propõe a investigar o caso por conta própria.

Testemunha Ocular do Crime pode ser encontrado na Amazon neste link.

Convite para um Homicídio

A história começa quando um anúncio no jornal convida os moradores de uma pequena vila inglesa para assistir a um assassinato na casa de Letty Blacklock, ao qual eles concordam em comparecer. Os vizinhos se aglomeram no local, acreditando ser uma farsa.

Eles não têm ideia de que o anúncio se tornará verdadeiro. Este é mais um caso que Miss Marple está investigando e, para ajudar a polícia a solucionar o crime, ela precisará desconfiar de todos os presentes.

Convite para um Homicídio pode ser encontrado na Amazon neste link.

Os crimes ABC

Nesta história, um misterioso assassino que atende pelo apelido de “ABC” desafia Poirot enviando cartas ao detetive informando-o dos próximos assassinatos que ele pretende cometer.

Os crimes, que parecem aleatórios, na verdade são guiados por uma única regra: são realizados na ordem em que os nomes das vítimas e as cidades onde ocorrem são listados no alfabeto.

Os crimes ABC pode ser encontrado na Amazon neste link.

Morte no Nilo

Em Morte no Nilo, Poirot é encarregado de resolver o assassinato da jovem herdeira Linnet Ridgeway, que estava em lua de mel a bordo de um navio de cruzeiro no rio Nilo quando foi assassinada.

A investigação ocorre durante as férias. À medida que a história avança, os motivos daqueles que estão interessados na fortuna e no infortúnio de Linnet tornam-se mais aparentes, e o quebra-cabeça se torna cada vez mais difícil de resolver.

Morte no Nilo pode ser encontrado na Amazon neste link.

O Assassinato de Roger Ackroyd

O Assassinato de Roger Ackroyd, que recebeu 8% do total de votos na pesquisa, chegou ao pódio dos Melhores livros da Rainha do Crime, ocupando o terceiro lugar na lista.

Quando o personagem-título do livro é encontrado morto em sua própria casa, o detetive aposentado Hercule Poirot é convocado para investigar se há ligação entre este e dois outros crimes ocorridos nas proximidades. O romance é escrito na primeira pessoa pelo Dr. Sheppard, o médico da cidade, e é considerado um dos trabalhos mais engenhosos de Agatha Christie até hoje.

O Assassinato de Roger Ackroyd pode ser encontrado na Amazon neste link.

Assassinato no Expresso do Oriente

Assassinato no Expresso do Oriente ficou em segundo lugar na lista dos livros mais populares de Agatha Christie, recebendo 16% dos votos.

A ação da história se passa em um trem luxuoso que é forçado a parar no meio de sua jornada devido a uma forte tempestade de neve. Um homem é assassinado no meio da noite, e o detetive Poirot é encarregado de determinar qual dos passageiros é o responsável pelo crime. O livro possui uma adaptação para as telas de TV e cinema.

Assassinato no Expresso do Oriente pode ser encontrado na Amazon neste link.

E Não Sobrou Nenhum

Os fãs dos livros mais vendidos de Agatha Christie escolheram E Não Sobrou Nenhum com 21% dos votos como o melhor trabalho da autora.

E não é surpresa que seja o livro policial mais vendido de todos os tempos, tendo vendido mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo até hoje. Em uma ilha onde assassinatos são cometidos em sequência e seguindo os versos de uma música infantil, dez suspeitos se encontram presos juntos e incapazes de se comunicar. A história não tem um detetive particular para resolver o mistério. O livro, que foi um enorme sucesso, já foi adaptado para televisão, cinema e teatro.

E Não Sobrou Nenhum pode ser encontrado na Amazon neste link.

Conclusão: Os 10 Melhores Livros de Agatha Christie

  • Cai o pano (O Último Caso de Poirot)
  • Os Cinco Porquinhos
  • Morte na Praia
  • Testemunha Ocular do Crime
  • Convite para um Homicídio
  • Os crimes ABC
  • Morte no Nilo
  • O Assassinato de Roger Ackroyd
  • Assassinato no Expresso do Oriente
  • E Não Sobrou Nenhum

Destes títulos em nossa lista de melhores livros de Agatha Christie, qual o seu favorito? Existe algum outro título que você gostaria que colocássemos na lista?

Se tivesse que escolher UM livro para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails. Faça parte da nossa lista gratuítamente no link abaixo).


Se você gostou dessa lista com os melhores livros de Agatha Christie, recomendamos também:

Os 20 Melhores Livros de Suspense

Os Melhores Livros de Jane Austen

Os 18 Melhores Livros de Romance Já Escritos

Até a próxima!


Veja também outras listas de recomendações de livros em diferentes estilos!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!