Os 8 Melhores Livros de Dostoiévski Para Conhecer o Autor

Dostoievski - Ilustracao para artigo sobre os melhores livros

Nascido em em Moscou (Império Russo) no dia 11 de novembro de 1821, Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski é considerado por muitos como um dos maiores escritores da literatura russa de todos os anos, assim como um dos maiores pensadores da história e também um dos maiores romancistas.

Em vida, além de ser escritor e embora tenha se formado como engenheiro, Dostoiévski também produziu importantes conteúdos ao atuar como jornalista e filósofo. Ao longo de 59 anos, publicou romances, contos, memórias, novelas, escritos críticos e escritos jornalísticos que não pararam de fazer sucesso mesmo após a sua morte em 9 de fevereiro de 1821.

Em suas obras literárias, o autor abordou temas como a culpa, pobreza, violência, livre-arbítrio, cristianimo, niilismo e muitos outros tópicos de uma forma totalmente única. Outro ponto muito comentado por Dostoiévski são os transtornos mentais, o que faz com que seus livros sejam utilizados para análise psicológica por diversos especialistas da área. 

Por esse e outros motivos, Fiódor Dostoiévski é um dos escritores que todo mundo precisa ler em algum ponto de suas vidas, e também um dos autores recomendados por Jordam Peterson. E, pensando nisso, reunimos aqui os 8 melhores livros de Dostoiévski para conhecer o autor da melhor forma. Confira quais são agora!

Os 8 Melhores Livros de Dostoiévski Para Conhecer o Autor

Crime e Castigo

por Fiódor Dostoiévski

Capa de Crime e Castigo, de Fiodor Dostoievski
Capa de Crime e Castigo, de Fiodor Dostoiévski

Uma das obras que faz parte do grupo de maiores sucessos do autor, Crime e Castigo foi inicialmente publicada em 1866 e conta com quase 600 páginas. Ao longo dos capítulos, o leitor poderá conhecer o Raskólnikov, um jovem estudante pobre que em seu desespero comete um crime que tentará justificar através de uma teoria: de que grandes homens da História foram assassinos absolvidos de seus crimes.

Crime e Castigo pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Gente Pobre

por Fiódor Dostoiévski

Sendo o primeiro romance publicado do autor, Gente Pobre foi a estreia com tapete vermelho na lista dos melhores livros de Dostoiévski e do universo literário russo em 1846. Isso porque a obra recebeu o apelo do público e dos críticos de forma fácil, aumentando a fama do autor do dia para a noite. Ao longo de quase 200 páginas, o leitor irá encontrar uma trama contada através de uma troca de cartas entre um funcionário de uma repartição pública de São Petersburgo e de sua vizinha, uma menina órfã que sofre com injustiças sociais.

Gente Pobre pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

O Duplo

por Fiódor Dostoiévski

Em seu segundo romance publicado, o autor chegou a declarar que nunca antes deu uma contribuição mais séria para a literatura do que em O Duplo. E, claro, essa declaração não foi em vão. Ao passar pelas 256 páginas, o leitor poderá conhecer a vida de um pequeno funcionário que sofre ao ter uma personalidade dupla, onde passa a se enxergar e até mesmo viver com a sua outra personalidade. Além de uma escrita forte, você também poderá encontrar nesta edição uma seleção de ilustrações do artista expressionista Alfred Kubin.

O Duplo pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

A Senhoria

por Fiódor Dostoiévski

Capa de A Senhoria, de Fiodor Dostoiévski
Capa de A Senhoria, de Fiodor Dostoievski

Embora pouco conhecida pelo público, essa obra de Dostoiévski permaneceu incompreendida até o século XX, onde finalmente os críticos puderam perceber a pérola escondida ao longo de quase 150 páginas. Durante a leitura, você poderá encontrar a história do sonhador Ordínov e a misteriosa Katierina, encontrando também uma forma de ensaio para os próximos grandes romances do autor.

A Senhoria pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Um Pequeno Herói

por Fiódor Dostoiévski

Escrito enquanto Dostoiévski estava na prisão por ter sido acusado de conspirar contra o tsar Nicolau I, este livro é um dos mais recomendados para quem está procurando uma forma de conhecer mais a fundo o autor. Em menos de 100 páginas, o leitor poderá entrar no mundo de um menino de apenas onze anos e perceber como ele reage ao vazio das convenções sociais da época. Com uma tradução direta do russo e gravuras de Marcelo Grassmann, a obra promete prender você em sua prosa sensível e impactante.

Um Pequeno Herói pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Uma História Desagradável

por Fiódor Dostoiévski

Ao longo das 112 páginas de Uma Historia Desagradavel, Fiodor Dostoiévski apresenta ao leitor um dos principais debates da época: a libertação dos servos na Rússia. Através dos olhos de um nobre que resolve entrar escondido na festa de casamento de seu funcionário, você irá encontrar uma forte crítica aos valores da sociedade da época com uma leitura tragicômica.

Uma História Desagradável pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Crônicas de Petersburgo

por Fiódor Dostoiévski

Capa de Crônicas de Petersburgo, de Fiodor Dostoiévski
Capa de Crônicas de Petersburgo, de Fiodor Dostoiévski

Neste livro, Petersburgo deixa de ser somente um cenário e passa a ser a protagonista das histórias escritas por Dostoiévski. Com uma leitura rápida, você poderá aproveitar todos os acontecimentos da cidade, desde o inverno até a chegada do verão. Para quem procura algo comovente e curto, então essa obra precisa entrar na sua lista de próximas leituras agora mesmo.

Crônicas de Petersburgo pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Escritos da Casa Morta

por Fiódor Dostoiévski

Publicado entre 1860 e 1862, essa obra pode ser considerada como uma das mais emocionantes do autor. Isso porque, ao ser preso e condenado à morte, Fiódor Dostoiévski vê a sua vida passar em frente aos seus olhos para, momentos antes do seu fuzilamento, ter então recebido uma pena de trabalho forçado. Em mais de 400 páginas, o autor expõe toda a sua experiência e pensamentos de sua vida preso, expondo um lado da psicologia humana nunca antes escrito.

Escritas da Casa Morta pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Conclusão: Os 8 Melhores Livros de Dostoiévski Para Conhecer o Autor

Ao longo de nossa lista, você pode ter a oportunidade de encontrar os 8 melhores livros de Dostoiévski para conhecer o autor e descobrir mais sobre os romances russos, que são eles:

  1. Crime e Castigo, por Fiódor Dostoiévski
  2. Gente Pobre, por Fiódor Dostoiévski
  3. O Duplo, por Fiódor Dostoiévski
  4. A Senhoria, por Fiódor Dostoiévski
  5. Um Pequeno Herói, por Fiódor Dostoiévski
  6. Uma História Desagradável, por Fiódor Dostoiévski
  7. Crônicas de Petersburgo, por Fiódor Dostoiévski
  8. Escritos da Casa Morta, por Fiódor Dostoiévski

E você, já conhecia o icônico escritor russo Fiódor Dostoiévski? Qual dessas é a sua obra favorita? Compartilhe as suas opiniões e impressões nos comentários abaixo!


Se você gostou dessa lista com os melhores livros de Dostoievski, recomendamos também:

Literatura Brasileira: Uma Seleção dos Melhores Títulos

As Melhores Obras de Machado de Assis

Os Melhores Livros de Jane Austen

Destes titulos em nossa lista dos melhores livros de Dostoievski, qual o seu favorito? Existe algum outro título que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!