Os Melhores Livros de Psicologia

Imagem de chave e cerebro ilustrando artigo sobre os melhores livros de psicologia

Todos nós já lemos livros que alteraram nossas percepções do mundo. Livros que mudaram para sempre nossas vidas e nos ensinaram tantas lições que os usamos como parte dos fundamentos de nossas ações. Em alguns casos, estes livros abordam temas como a mente humana.

Mesmo que a psicologia não seja o seu campo de trabalho, aprender mais sobre ela pode ser benéfico, e que melhor maneira de fazer isso do que lendo um ótimo livro?

O nosso cérebro é o computador mais complexo que a natureza já criou, e a psicologia cresce em popularidade à medida que as pessoas procuram entender a mente humana.

Existem muitos livros de psicologia disponíveis, mas nem todos valem a pena ser lidos. Neste artigo, apresentaremos os melhores livros de psicologia, divididos em quatro categorias:

  • Os Livros de Psicologia Mais Vendidos
  • Os Melhores Livros de Psicologia para Estudantes
  • Os Melhores Livros de Psicologia Comportamental
  • O Melhor Livro de Psicologia no Geral.

Alguns dos critérios usados foram objetivos, outros foram subjetivos. Se você possui alguma crítica ou sugestão, fique a vontade para nos contactar!

Livros de Psicologia Mais Vendidos

Este ranking leva em consideração os dados globais de vendas de livros de psicologia, como apurados pela página BookAuthority.

Rápido e devagar

por Daniel Kahneman

Número de cópias vendidas: Mais de 2 milhões.

Uma lista com os melhores livros para entender a mente humana começando por um livro escrito por um…economista? É isso mesmo?

Sim!

Se você já leu esse livro ou conhece o autor (ganhador de um prêmio Nobel de economia), talvez esteja agora pensando o que ele faz em uma lista dos melhores livros sobre psicologia (alias, esse livro foi mencionado em nossa lista dos melhores sobre investimentos). Pois saiba que o autor, Daniel Kahneman, é um dos grandes pesquisadores na área de viés cognitivo.

A abordagem psicológica das decisões econômicas elaborada por Kahneman vai te ajudar a fugir de decisões desastrosas para o seu patrimônio, bem como entender as armadilhas que a nossa percepção corriqueiramente encontra.

O autor, de maneira envolvente, nos apresente os dois tipos de pensamento humano: um que é rápido, intuitivo e emocional e outro que é mais lento, deliberado e racional. Kahneman ilustra os poderes excepcionais do pensamento rápido, bem como suas deficiências e vícios, e o impacto dos instintos em nossos julgamentos. A aversão à perda, o excesso de confiança estratégica, a dificuldade de antecipar o que nos fará felizes no futuro e as dificuldades de detectar com precisão os perigos do dia a dia só podem ser compreendidos se entendermos como ambos os tipos de raciocínio nos afetam.

Rápido e devagar pode ser encontrado na Amazon neste link.

Mindset: A nova psicologia do sucesso

por Carol S. Dweck

Número de cópias vendidas: Mais de 1 milhão,

Não se deixe levar por algum eventual preconceito que você tenha contra o título. Isso não é mais um daqueles livros de auto-ajuda rasos e cheios de clichês. Aliás, eu nem sei é possível classificar esse livro como auto-ajuda.

A professora Carol S. Dweck (Universidade de Stanford) criou uma tese peculiar: nossa atitude mental em relação à vida (também chamado de “mindset”) se difere em 2 formas de ver o mundo: fixo ou em crescimento.

Dweck explica maravilhosamente como podemos obter sucesso perseguindo nossos objetivos a partir de nossa visão de presente e futuro, bem como repassar para as futuras gerações (nossos filhos e netos) tal conhecimento. O mindset explica o comportamento tanto dos otimistas quanto dos pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa interação com o trabalho, outras pessoas e nossos filhos. No fim do dia, é uma das grandes forças que moldam nosso comportamento.

Mindset: A nova psicologia do sucesso está disponível na Amazon neste link.

O poder do Subconsciente

Joseph Murphy

Número de cópias vendidas: Mais de 500 mil.

Um dos trabalhos mais claros, racionais e informativos sobre o assunto é o método do Dr. Joseph Murphy para descrever o funcionamento da mente subconsciente. Mas atenção que você pode precisar ler (ou ouvir) este livro várias vezes para compreendê-lo completamente.

O poder do subconsciente, como o título sugere, concentra-se na importância da consciência e na capacidade de curar, criar e melhorar a existência. O poder das afirmações positivas e do pensamento ideal, e como eles podem realizar ações incríveis na vida cotidiana, bem como quando alguém pode passar por circunstâncias difíceis mais de uma vez.

Os livros dão muitos exemplos de indíviduos em diversas áreas e momentos da vida que exploraram o poder do subconsciente e descobriram uma vida melhor.

O poder do Subconsciente pode ser encontrado neste link.

Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade

Mihaly Csikszentmihalyi

Número de cópias vendidas: Mais de 200 mil.

Capa do livro Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade, por Mihaly Csikszentmihalyi
Capa do livro Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade, por Mihaly Csikszentmihalyi

Os estudos clássicos do flow (algo que pode ser entendido como a experiência ideal) do lendário psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi descobriram o que torna uma atividade algo verdadeiramente prazeroso.

Neste livro, o autor discute a condição de “flow“, um estado difícil de explicar que envolve atenção dedicada e concentração total em um esforço intelectual ou fisico.

O livro se concentra em estratégias para criar tal estado em nossas vidas, bem como os perigos de ser excessivamente dependente de uma única atividade causador de flow – por exemplo, o gênio do xadrez que é inepto em reuniões sociais, ou o artista que só sente prazer em viver quando está com um pincel nas mãos. A lição do livro trata-se de reconhecer o potencial do flow em nossas vidas diárias, utilizando-o e aproveitando-o para alcançar objetivos desejáveis e promovendo-o m uma ampla gama de atividades.

Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade pode ser encontrado neste link.

Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração

Viktor E. Frankl

Número de cópias vendidas: Mais de 200 mil. (Some sources mention over 12 million copies sold).

Capa do Livro Em Busca de Sentido, de Viktor Frankl
Capa do Livro Em Busca de Sentido, de Viktor Frankl, que é tambem um dos livros de psicologia mais vendidos.

Como é possível escrever objetivamente sobre a vida em um campo de concentração e ao mesmon tempo evocar emoções tão fortes no leitor? Foi assim que Frankl lidou com sua experiência traumática ao longo dos anos aprisionados. A prosa impessoal torna as atrocidades do campo ainda mais espantosas do que a escrita carregada de emoção. É quase como uma reportagem.

O que há na vida que faz valer a pena viver? É a busca da felicidade? Alcançar o sucesso? Qual é o propósito de nossa existência como humanos em um mundo tão grande?

Busca De Sentido é um livro de 1946 de Viktor Frankl que narra suas experiências como prisioneiro do campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. O livro descreve seu método psicoterapêutico (também chamado de Logoterapia), que consiste em identificar um propósito na vida para se focar positivamente e, em seguida, imaginar de maneira imersiva os resultados deste propósito.

Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração pode ser encontrado neste link.

Melhores Livros de Psicologia para Estudantes

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu

Oliver Sacks

Este é um livro absolutamente intrigante, uma compilação de estudos de caso apresentados em um formato facilmente acessível pelo neurologista Oliver Sacks.

Esses estudos lidam com as condições mentais mais extraordinárias, muitas vezes resultantes de danos cerebrais, que vão desde o caso que dá título ao livro, em que um homem é incapaz de identificar o propósito de qualquer objeto (confundindo assim sua esposa com um chapéu) , a indivíduos que negarão serem os donos de partes de seus próprios corpos, apesar de serem perfeitamente razoáveis em todas as outras partes da vida.

O livro não pretende ser um show de horrores. Cada pessoa é descrita como um indivíduo que merece nosso respeito e preocupação. A mensagem ao longo das páginas é quão pouco entendemos a nós mesmos e quão revelador e estranho é quando o mecanismo da mente falha.

Uma leitura envolvente e sóbria que fará com que você pense de maneiras que nunca pensou antes.

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu pode ser encontrado neste link.

O Efeito Lúcifer: Como pessoas boas se tornam más

Philip Zimbardo

Este livro é um clássico em qualquer lista dos melhores livros de psicologia para estudantes.

O Efeito Lúcifer investiga a psicologia dos papéis que desempenhamos quando somos levados a batalhas de poder. É um excelente estudo, e Zimbardo teoriza extensivamente. Suas suposições sobre seus próprios testes são sólidas, mesmo que ele as estenda consideravelmente e considere várias outras situações violentas.

O Efeito Lúcifer demonstra como o condicionamento social desempenha um papel significativo em nossa constituição cognitiva, da qual geralmente não estamos cientes até que seja tarde demais.
Este livro é a primeira vez que Zimbardo dá uma descrição em primeira mão de todo o experimento que o tornou famoso. Algo fascinante e aterrorizante.

O efeito Lúcifer: Como pessoas boas se tornam más pode ser encontrado neste link.

Melhores Livros de Psicologia Comportamental

O que é Psicologia Comportamental?

A psicologia comportamental (também chamada de psicologia behaviorista, do inglês behavior, que significa literalmente “comportamento”) é uma área da psicologia que se concentra no estudo e alteração dos comportamentos das pessoas, incluindo suas ações, emoções e pensamentos.

Os psicólogos comportamentais estão preocupados com a forma como os eventos ambientais influenciam o comportamento, bem como como as experiências passadas influenciam o comportamento no presente. A pesquisa conduzida por psicólogos comportamentais tende a ser muito científica e observável. Eles se concentram em medir e registrar respostas a estímulos específicos sob diferentes condições e depois analisar essas respostas.

Abaixo estão 3 dos melhores livros de psicologia comportamental traduzidos para o português brasileiro.

Sobre o Behaviorismo

B. F. Skinner

O trabalho fundamental sobre a área da psicologia conhecida como behaviorismo, de autoria de seu mais proeminente proponente.

Sobre o Behaviorismo pode ser encontrado neste link.

Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática

Judith S. Beck

Este livro é o famoso trabalho de Judith S. Beck sobre terapia cognitivo-comportamental (TCC), um recurso vital para terapeutas e estudantes de psicologia. O livro discute como criar a conexão entre terapeuta e paciente, conceituar cada caso, organizar a terapia, agendar sessões e executar procedimentos cognitivo-comportamentais e vivenciais, além de explicar os princípios da técnica.

Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática pode ser encontrado neste link.

A Mente Parasita

Gad Saad

Capa do Livro A Mente Parasita, de Gad Saad
Capa do Livro A Mente Parasita, de Gad Saad, um dos melhores livros para entender a mente humana lançados recentemente.

O livro é conciso, preciso e incrivelmente interessante, com possibilidades de gargalhadas pelo absurdo dos incidentes ou pela maneira como o Dr. Saad os explica. Entre os autores destes bons livros de psicologia, Gad Saad é um dos poucos que interage com seu público através de mídias sociais como o Twitter.

A Mente Parasita é uma leitura obrigatória para quem aprecia a liberdade. Gad Saad faz um excelente trabalho ao demonstrar como a sociedade se tornou complacente e receptiva a noções errôneas, e como nossas liberdades estão sendo corroídas porque não estamos dispostos a ser defensores de princípios que nos orientaram até aqui.

A Mente Parasita pode ser encontrado neste link.

O Melhor Livro de Psicologia no Geral

O homem e seus símbolos

Carl Jung

O homem e seus símbolos, publicado inicialmente em inglês como Man and His Symbols (1964), foi o trabalho final de Carl Jung, lançado três anos após sua morte. O objetivo principal do livro é tornar as idéias do autor mais acessíveis.

Jung, por décadas, é um nomes sempre presentes entres os autores dos livros famosos de psicologia e escreveu muitos dos livros de psicologia mais vendidos.

O livro está organizado em cinco capítulos, um escrito pelo próprio, e outros quatro por discípulos diferentes de Jung: Joseph L. Henderson, Marie-Louise von Franz, Aniela Jaffé e Jolande Jacobi. Jung morreu uma semana depois de terminar sua parte. Von Franz ficou encarregado de coordenar e reescrever o livro. Sua autoria é a conclusão no final.

O tema do livro é a interação do homem com seu inconsciente. Por causa da estreita associação entre os símbolos e o inconsciente, o título “O homem e seus símbolos” foi escolhido.

O homem e seus símbolos pode ser encontrado neste link.

Os Melhores Livros de Psicologia: Conclusão

Nesta lista, separamos os doze melhores livros de psicologia em 4 diferentes categorias.

Livros de Psicologia Mais Vendidos

  • Rápido e devagar
  • Mindset: A nova psicologia do sucesso
  • O poder do Subconsciente
  • Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade
  • Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração

Melhores Livros de Psicologia para Estudantes

  • O homem que confundiu sua mulher com um chapéu
  • O Efeito Lúcifer: Como pessoas boas se tornam más

Melhores Livros de Psicologia Comportamental

  • O que é Psicologia Comportamental?
  • Sobre o Behaviorismo
  • Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática
  • A Mente Parasita

O Melhor Livro de Psicologia (Geral)

  • O homem e seus símbolos

Se você gostou dessa lista com os melhores livros de psicologia, recomendamos também:

10 Livros de Filosofia que Você Deveria Ler

Os 10 Melhores Livros sobre Comunicação

8 Livros que Steve Jobs, o Fundador da Apple, Recomendou

10 Excelentes Livros de Desenvolvimento Pessoal


Destes títulos entre os melhores livros de psicologia, qual o seu favorito? Existe algum outro que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!