15 Livros Recomendados por Jordan Peterson

Jordan Peterson - Livros recomendados.

Neste artigo, iremos te apresentar 2 listas, bem como uma breve sinopse de cada obra. A primeira são os livros escritos por Jordan Peterson, e a segunda são os livros recomendados por este autor canadense aclamado no mundo todo. Embaixo de cada livro, você encontrará sinopses e opiniões de leitores.

Escute “Os Livros Recomendados por Jordan Peterson” em nosso Podcast.

Quem é Jordan Peterson

Jordan Peterson, nascido no Canadá em 1962, é um verdadeiro fenômeno contemporâneo, com aproximadamente 275 milhões de visualizações em seu canal no YouTube. Ao mesmo tempo, ele é um acadêmico mundialmente reconhecido. Peterson foi professor de psicologia em Harvard de 1993 a 1998, tendo lecionado anteriormente na McGill University (de 1985 a 1993) e atualmente faz parte do quadro de ensino da Universidade de Toronto (desde 1998).

Sua ascensão meteórica ocorreu como resultado de sua oposição aberta a uma lei canadense que tornaria crime alguém se recusar a chamar outra pessoa pelo seu “pronome de preferência”. Um fato que chama a atenção é a capacidade de Peterson, muitas vezes inusitada, de discernir a fragilidade dos discursos ideológicos e contra-argumentar sempre com calma e embasamento.

Jordan Peterson foi influenciado por Carl Gustav Jung, Viktor Frankl e outros famosos pensadores (muitos deles autores das melhores obras de psicologia já escritas). Ele é o autor de 12 regras para a vida: Um antídoto para o caos e, como pesquisador, já produziu mais de 100 artigos científicos. Seus estudos também aumentaram o conhecimento sobre as nuances da personalidade e da criatividade humana, a ponto de ser indicado para o prestigioso Levinson Teaching Award.

Livros de Jordan Peterson

Os livros de Jordan Peterson já foram traduzidos para mais de 40 idiomas e em muitas ocasições, múltiplas obras deste autor canadense apareceram ao mesmo tempo na lista dos livros mais vendidos.

Dentre seus trabalhos mais famosos, podemos citar:

12 Regras Para a Vida: Um antídoto para o caos

Neste livro, Peterson compartilha doze conceitos profundos e práticos para viver uma vida “com significado”. Em 448 páginas, ele apresenta antídotos para as turbulências em nossas vidas, com base em exemplos que ele presenciou em sua carreira de psicólogo clínico, bem como em sua vida pessoal (destaque para a história de sua filha, Mikhaila Peterson).

Mapas do Significado – A Arquitetura da Crença

Com 720 páginas, Mapas do Significado é ainda mais extenso que 12 Regras Para a Vida. O livro apresenta uma  teoria original sobre a visão de mundo do autor. Muitos o consideram como a obra-prima de Jordan Peterson, sendo a obra um tratado multidisciplinar sobre como surgem as crenças e a influencia delas em nosso comportamento.

Além Da Ordem: Mais 12 Regras Para a Vida

Se em 12 Regras Para a Vida, Peterson oferece um remédio para as turbulências da vida, nesta sequência tão esperada, ele foi ainda mais longe, explicando que explorar o reino além do nosso conhecimento e se ajustar a uma realidade em constante mudança faz parte do propósito de viver. Enquanto o caos em excesso cria incerteza, ordem em demasia elimina a curiosidade e mata a vida criativa. Além da Ordem é um apelo para equilibrar os dois princípios básicos da existência, ordem e caos, e demonstra o profundo significado que pode ser encontrado na linha estreita que os divide.

Livros Recomendados por Jordan Peterson

Arquipélago Gulag

Aleksandr Soljenítsyn

Em certos casos, uma certa leitura destrói sua psique, mas você ainda a vê como um dos destaques de sua vida e deseja compartilhá-la com todos que conhece.

Arquipélago Gulag é um “experimento de estudo artístico”, de acordo com a contracapa. O autor relembra suas experiências pessoais e testemunho nos vários campos de trabalhos forçados (Gulags) que se espalhavam pela ex-URSS sob o regime de Stalin.

Entre os presos, a maioria foi detida por “ofensas políticas”, como criticar o governo ou amssar um jornal que tivesse a fotografia de Stalin. Ou ser casado com um criminoso. A maioria não era composta de assassinos ou assaltantes. Crimes como criticar uma autoridade podiam resultar em 10 anos de trabalhos forçados se alimentando apenas de de 300 gramas de pão duro e uma tigela de sopa rala no estômago por dia.

Arquipélago Gulag está disponível na Amazon neste link.

Um dia na vida de Ivan Denissovitch

Aleksandr Soljenítsyn

Esse livro é um registro histórico, uma das obras mais significativas do século XX, e necessária para a compreensão da corrupção do sistema soviético.

É a história de Ivan, um soldado injustamente condenado por traição e condenado a trabalhos forçados no sistema Gulag siberiano. O autor descreve a vida dentro desses campos (uma vida que ele experimentou por si mesmo), não apenas o extremo de suas atrocidades, mas também os detalhes da existência diária. Para compreender adequadamente o horror do Gulag, deve-se ler outra literatura, especialmente o Arquipélago Gulag de Solzhenitsyn. Como resultado, o leitor é forçado a enfrentar a desumanidade de um sistema cujos dias brilhantes tornam a leitura sombria e triste.

Mas o livro não é apenas um documentário dramatizado sobre a vida em campos de prisioneiros; é também um registro histórico.

Um dia na vida de Ivan Denissovitch está disponível na Amazon neste link.

Crime e Castigo

Fiódor Dostoiévski

“Crime e Castigo” é uma daquelas obras-primas internacionais que, quando criada no romântico século XIX, abriu o caminho para o realismo literário trágico contemporâneo.

Dostoievsky, ao contar a história sombria de um assassino em busca de redenção e ressurreição espiritual, explorou, como nenhum outro escritor de sua época, as mais diversas facetas da psicologia humana sujeita a abalos e distorções. Criou assim uma obra de imensa obra artística valor que é devidamente admirada em todo o mundo. A sensação produzida pela leitura de “Crime e Castigo” – tristeza, raiva e compaixão renovadas em cada página com um gran finale calmante – pode ser comparada à catarse de massivas tragédias gregas.

Crime e Castigo está disponível na Amazon neste link

Os Irmãos Karamázov

Fiódor Dostoiévski

Opinião de um leitor:

Sem duvidas uma das maiores obras que um ser humano pode ler, o poder com que ela abala nosso ser é incrível, uma obra tranformadora, capaz de tranformar vidas, você jamais será o mesmo depois de ler Os Irmaos Karamázov, aliás você jamais será o mesmo depois de ler Dostóievski, recomendo a leitura das obras do autor para todos, mas principalmente para aqueles que nao tem medo de viajar pelo lado mais sombrio da consciência humana. A ediçao é linda, vale cada centavo só pelo conteudo.

Os Irmãos Karamázov está disponível na Amazon neste link

A Vida na Sarjeta. O Círculo Vicioso da Miséria Moral

Theodore Dalrymple

Recomendado por Jordan Peterson no episódio 23 da quarta temporada de seu podcast.

Depois de anos e anos apenas estudando autores marxistas e/ou progressistas, ler Dalrymple é como conversar com uma pessoa lúcida solitária em um hospício.

O autor usa relatos da vida real de indivíduos em situação de pobreza para examinar os pontos fortes e as falhas do Estado de bem-estar social emergente na Inglaterra e em outras nações.

A Vida na Sarjeta. O Círculo Vicioso da Miséria Moral está disponível na Amazon neste link.

O Mestre e Margarida

Mikhail Bulgákov

Na literatura do século XX, nada se compara ao Mestre e Margarida.

Em um dia de primavera, o Diabo emerge das sombras e entra em Moscou. O livro possui dois enredos paralelos, mas conectados. Um situado na moderna Moscou e o outro na antiga Jerusalém, ambos repletas de personagens históricos, terríveis e fascinantes. Quando O Mestre e a Margarida foi lançado nos anos 60, tornou-se uma sensação literária, sinalizando a liberdade criativa para todos os russos.

O mestre e Margarida está disponível na Amazon neste link.

Para poder viver: A Jornada De Uma Garota Norte-coreana Para A Liberdade

Yeonmi Park

Yeonmi Park lança uma luz não apenas nos cantos mais sombrios da Coreia do Norte, mas também em suas próprias lembranças mais traumáticas e desafiadoras. A autora e sua mãe foram enganadas e vendidas como escravas sexuais na China, forçados a enfrentar terríveis privações psicológicas e físicas até que finalmente encontraram seu caminho para Seul, na Coreia do Sul – e a liberdade.

Para poder viver: A Jornada De Uma Garota Norte-coreana Para A Liberdade está disponível na Amazon neste link.

Senhor das Moscas

William Golding

No início da próxima guerra mundial, um avião cai em uma ilha desconhecida, sobrevivendo apenas um grupo de alunos. No início, sem supervisão de um adulto, a liberdade é motivo de comemoração. Tão longe da civilização, eles podem fazer o que quiserem. Mas à medida que a ordem entra em colapso, enquanto estranhos uivos ecoam na noite, quando o terror começa a reinar, a esperança da aventura parece tão distante da realidade quanto a esperança de ser resgatado.

Senhor das Moscas está disponível na Amazon neste link.

Ratos e homens

John Steinbeck

A história de devoção, solidão, esperança e perda de Steinbeck ainda é uma das obras mais lidas da América. George e Lennie, dois trabalhadores migrantes na Califórnia durante a Grande Depressão, se apegam ao sonho americano. Eles procuram por emprego, passando despercebidos. George e Lennie têm um plano: adquirir um acre de propriedade e seu próprio barraco. Sua ambição se torna realidade quando eles conseguem trabalho em uma fazenda no Vale Salinas. Mas mesmo George não pode proteger Lennie das ameaças, ou prever as implicações da lealdade cega de Lennie aos ensinamentos de George.

Ratos e homens está disponível na Amazon neste link.

Mito e realidade

Mircea Eliade

Esta pesquisa clássica concentra-se em comunidades onde o mito está (ou estava) “vivo”.

“Mito” no sentido de algo que fornece padrões para a conduta humana e oferece propósito e valor à vida. A compreensão dos mitos dessas antigas civilizações ajuda o autor a elucidar uma etapa da história da cognição humana.

Mito e realidade está disponível na Amazon neste link.

O Grande Código: a Bíblia e a Literatura

Northrop Frye

Opinião de um leitor:

Neste livro, Northrop Frye demonstração que todos os esquemas narrativos conhecidos na grande literatura ocidental são variações de enredos bíblicos e confirmado que Roger Scruton afirmou de forma inexorável: “A Cultura Ocidental é uma criação do Cristianismo. Retire o Cristianismo e o que sobra de Dante , Chaucer, Shakespeare, Racine, Victoria, Bach, Ticiano, Tintoretto …? “

O Grande Código: a Bíblia e a Literatura está disponível na Amazon neste link.

A crise do Islã: Guerra santa e terror profano

Bernard Lewis

Bernard Lewis investiga as origens históricas dos ressentimentos de parcelas dos muçulmanos contra o “mundo infiel”. Começando com o estabelecimento da religião muçulmana, o autor traça criticamente uma linha do tempo que inclui a era dos califas, o Império Otomano, as cruzadas, o periodo colonial e a recente escalada de conflitos entre o Oriente e o Ocidente. Em um ensaio conciso, Lewis se concentra nos eventos do século XX que estão na raiz dos violentos confrontos de hoje.

A crise do Islã: Guerra santa e terror profano está disponível na Amazon neste link.

A Grande Saída

Angus Deaton

Um ganhador do Prêmio Nobel de Economia examina como várias sociedades saíram da pobreza e por que as desigualdades persistem em outras.

De acordo com Angus Deaton, vivemos melhor agora do que em qualquer período anterior da história. As pessoas estão mais saudáveis e ricas, e a expectativa de vida está aumentando. Paradoxalmente, o fato de que tantas pessoas conseguiram sair da pobreza gerou iniquidades, e a lacuna entre as nações industrializadas e as em desenvolvimento diminuiu, mas não desapareceu.

Em A Grande Saída, um dos maiores especialistas em pobreza do mundo traça a fascinante história de como várias partes do planeta passaram por melhorias substanciais, abrindo abismos que levaram ao ambiente desigual de hoje. A pesquisa examina as tendências históricas e contemporâneas que criaram nações prósperas e saudáveis, bem como o que precisa ser feito para ajudar as que ficaram para trás.

A Grande Saída está disponível na Amazon neste link.

O otimista racional

Matt Ridley

Um economista, em contraste com o pessimismo prevalecente, demonstra que a humanidade é benéfica ao seu ambiente. Matt Ridley, um jornalista científico, acredita que há razões para ser positivo em relação aos humanos. A vida está melhorando e está melhorando rapidamente. A disponibilidade de alimentos, renda e expectativa de vida estão aumentando globalmente, enquanto as doenças, a mortalidade infantil e a violência estão diminuindo. Este livro traça a história humana desde a Idade da Pedra até a internet para demonstrar como, devido à inesgotável capacidade humana de inventar, o século XXI experimentará prosperidade social e maior biodiversidade ecológica. O otimista lógico alterará para melhor sua perspectiva do mundo.

O otimista racional está disponível na Amazon neste link.

Arquétipos e o inconsciente coletivo

Carl Jung

Opinião de um leitor:

Este é meu primeiro mergulho profundo em Jung. Estou familiarizado com algumas interpretações de Joseph Campbell e Jordan Peterson e uma cartilha aqui e ali, mas esta é minha primeira aventura com o próprio. Uau! Cada parágrafo tem o potencial de explodir em revelação! A profundidade e o discernimento de Jung são como poucos na história. Simplesmente espantoso!

Verdadeiramente um daqueles livros que podem mudar sua vida. Você começará a ver as coisas de forma diferente depois de ler esta magnífica obra-prima.

Arquétipos e o inconsciente coletivo está disponível na Amazon neste link.

Conclusão: Livros recomendados por Jordan Peterson (e os escritos por ele)

Livros escritos por Jordan Peterson:


Livros Recomendados por Jordan Peterson:


Se você gostou dessa lista de livros indicados por Jordan Peterson, recomendamos também:

Os 10 Melhores Livros Conservadores

A Lista de Livros Indicados por Olavo de Carvalho


Destes livros indicados por Jordan Peterson, qual o seu favorito? Existe algum outro livro recomendado pelo pensador canadense que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM título para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!


Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!