Melhores Livros de Marketing Digital (e Mais Vendidos)

Ilustração para artigo sobre os melhores livros de marketing digital

As empresas sabem há muito tempo como o marketing é importante, e é por isso que investem muito e tem departamentos inteiros somente para essa tarefa.. Mas o marketing mudou com o tempo e agora a relação entre marketing, clientes e empresas é mais complicada. Ainda mais depois nas últimas duas décadas, com o advento do mundo cibernético, e por isso listamos aqui os melhores livros de marketing digital.

Pois antigamente, os anúncios tinham objetivos simples, como atingir o maior número de pessoas possível e elogiar a qualidade dos serviços e produtos. No entanto, essas estratégias não funcionam tão bem quanto antes.

As pessoas não são mais passivas nesse processo.

Consumidores agora buscam informações não apenas sobre o que desejam consumir, mas também sobre como a marca se relaciona com seu público-alvo. O marketing deixa de ser geral e passa a ser específico: é importante agradar as pessoas que estão cada vez mais exigentes.

Dessa forma, chegamos à era do Marketing Digital, que mais divulga informações pela internet, buscadores, blogs e redes sociais, já que é assim que quase todo mundo no planeta prefere fazer pesquisas.

Neste século XXI, o marketing digital é mais preciso, dinâmico e eficaz. E hoje, é crucial para vender algo em grande escala. Vejamos os melhores livros nacionais e internacionais que você pode comprar para aprender, aprimorar e dominar as técnicas de Marketing Digital.

Se você se interessa por marketing digital, além da lista que você verá logo abaixo, preparamos outras que serão extremamente úteis para os seus objetivos profissionais:

Sem mais delongas, hora de começarmos nossa lista sobre marketing digital.

Os Melhores Livros de Marketing Digital – Nacionais 

A Revolução das Mídias Sociais: Estratégias de Marketing Digital Para Você e Sua Empresa Terem Sucesso nas Mídias Sociais

André Telles

Capa de A Revolução das Mídias Sociais, que abre nossa lista dos melhores livros de Marketing Digital
Capa de A Revolução das Mídias Sociais, que abre nossa lista dos melhores livros de Marketing Digital

André Telles, o primeiro brasileiro a publicar um livro de marketing digital e especialista em Empreendedorismo, lança uma elaboração detalhada, filosófica e científica sobre o conceito de rede social e como este revolucionou o século vinte e um. O livro busca mostrar a realidade em que o profissionalismo do marketing nas redes sociais atingiu níveis extraordinários.

O autor destrincha diversas estratégias de Marketing Digital para estabelecer a presença de uma empresas no mundo virtual, associando-as a fatores como navegabilidade, usabilidade, design, comunicação, email marketing, search marketing, banners, entre outros.

De acordo com Telles, o foco da revolução está em compreender os conceitos e ideias das redes sociais. O livro é considerado uma extensa e intensa aula sobre o tema.

Encontre A Revolução das Mídias Sociais neste link.

A Bíblia do Marketing Digital

Cláudio Torres

Capa de A Bíblia do Marketing Digital
Capa de A Bíblia do Marketing Digital

Considerado como um guia dos primeiros passos para dominar o marketing digital. É um livro que cobre os principais aspectos que tornam o Marketing Digital uma das áreas de conhecimento mais atraentes e populares. No entanto, o que torna o livro interessante é a premissa de não ser destinado a ensinar como fazer um planejamento digital ou estratégias de marketing para empresas. 

O próprio autor afirma que, embora não ensine técnicas acerca de Marketing Digital, o livro é um guia essencial para todos os empreendedores ou aprendizes sobre o assunto. Os capítulos vão apresentando importantes conceitos de forma prática, detalhada e didática.

Dentre os assuntos e casos de estratégias de marketing, o leitor descobre mais sobre o comportamento do usuário nas redes, as ferramentas e mecanismos que o público utiliza para navegar dentro dos setores, explicações sobre o Google e previsões para o futuro do Marketing Digital. Uma leitura necessária a todos os interessados por marketing.

Encontre A Bíblia do Marketing Digital neste link.

Os Melhores Livros de Marketing Digital – Internacionais

Marketing 3.0 – As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano

Philip Kotler

Capa do best seller Marketing 3.0, de Philip Kotler
Capa do best seller Marketing 3.0, de Philip Kotler

O autor deste best seller é um dos autores mais renomados e premiados do campo do marketing, bem como detentor da cadeira de Marketing Internacional em um dos mais importantes centros de estudos sobre negócios do mundo. Philip Kotler embarca os leitores em reflexões sobre como a velocidade que o mercado muda, o surgimento de novos produtos e a mudança no comportamento dos consumidores com o passar do tempo.

 Para auxiliar nestas mudanças, o autor cria o conceito de Marketing 3.0, cujo entendimento é essencial para todas as empresas que desejam se adequar às novas tendências.

Marketing 3.0 – As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano explora o conceito propriamente dito, que traz a noção de um marketing voltado totalmente para os valores com o foco em fazer do mundo um lugar melhor, bem como de revolucionar o marketing das empresas, trazedndo melhores resultados e maiores impactos na sociedade.

Encontre Marketing 3.0 neste link.

Entenda o papel crítico do marketing digital nas novas empresas com nossa lista cuidadosamente selecionada de livros sobre startups.

A Cauda Longa – A Nova Dinâmica de Marketing e Vendas: Como Lucrar com a Fragmentação dos Mercados

Chris Anderson

Capa de A Cauda Longa, de Chris Anderson
Capa de A Cauda Longa, de Chris Anderson

O conceito de A Cauda Longa, um dos maiores best-sellers mundiais sobre marketing digital, pode ser traduzido em um universo que retrata a nossa realidade atual, na qual a economia de massa já não seduz o consumidor, exigindo cada vez mais opções e trazendo à tona a Internet, que possibilita uma infinidade de produtos por custos viáveis.

Elaborando três forças principais do Marketing Digital atual (faça, divulgue e me ajude a encontrar), Chris Anderson, uma grande autoridade no assunto, discorre sobre a conversão do tradicional mercado de massa em milhões de nichos de mercado operada pela tecnologia. Se você já ouviu falar na idéia de long tail, o termo “cauda longa” é basicamente a tradução desta idéia para o português.

Por fim, o próprio Chris Anderson confronta o leitor com o seguine questionamento: Será que o paraíso do consumo no qual vivemos hoje é, de fato, bom?

Encontre A Cauda Longa neste link.

Guia Definitivo de Email Marketing: Aumente Sua Lista de Emails, Quebre as Regras e Venda Mais

DJ Waldow & Jason Falls

Capa do Guia Definitivo de Email Marketing
Capa do Guia Definitivo de Email Marketing

Considerado um dos melhores livros sobre email marketing, principalmente devido ao fato de não existir quase nenhum material sobre o assunto, os autores DJ Waldow e Jason Falls inovam com Guia Definitivo de Email Marketing abordando tópicos como:

  • o ROI do Email Marketing
  • Quantidades de usuários que utilizam o email como ferramenta de comunicação e vendas
  • Spams enviados pelo mundo afora e como isto afeta a sua campanha.

O livro confronta o leitor com a ideia principal de que a maioria das empresas está deixando de usar o Email Marketing corretamente.

Considerado pelos leitores como a base, os pilares, para que se tenha o conhecimento necessário para lidar com o email marketing de modo prazeroso e satisfatório, o presente livro prontifica aqueles que embarcam em sua leitura para aumentarem suas listas, desenvolverem conteúdos e conduzirem seus negócios através do Email Marketing.

Encontre Guia Definitivo de Email Marketing neste link.

Dataclisma: Quem Somos Quando Achamos Que Ninguém Está Vendo

Christian Rudder

Capa do livro Dataclisma
Capa do livro Dataclisma

Com nossas vidas cada vez mais expostas online, é possível que se utilizem de nossos dados para todos os tipos de atividade: espionagem, contratações, demissões e, principalmente, venda de produtos triviais. Nesta ótica, Dataclisma se apresenta ao mundo como uma investigação audaciosa e irreverente sobre o comportamento humano.

O autor mostra como a Internet pode ser um lugar vibrante, brutal e carinhoso simultaneamente pois, afinal, ela reflete a nossa sociedade.

Ele usa toda a sua extensa pesquisa para mostrar ao leitor quem realmente somos na Internet, encarando o desafio de lançar bombas curiosas aos leitores. Alguns exemplos desses temas polêmicos são os códigos escondidos no botão curtir do Facebook, o perigo do Twitter e das dinâmicas de cancelamento em massa e, principalmente, a diferença de comportamento entre homens e mulheres no mundo virtual.

Encontre Dataclisma neste link.

Nocaute – Como Contar Sua História no Disputado Ringue das Redes Sociais

Gary Vaynerchuk

O empreendedor, investidor, YouTuber dos negócios e especialista em marketing digital Gary Vaynerchuk lança ao mundo Nocaute. O livro é um ensaio sobre o Marketing Tradicional através da analogia de uma luta de boxe unilateral em que as empresas desferem ganchos de direita nas mesmas plataformas para chegarem logo ao nocaute, ou seja, fechar a venda.

No livro, os leitores aprendem a interagir com seus consumidores de modo a fazê-los rir, pensar, brincar e sentirem-se valorizados, ou seja, aprendem a cativá-los. Existem também outras informações importantes, incluindo análises detalhdas das principais redes sociais como o Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest, entre outras.

Encontre Nocaute neste link.

Melhores Livros Sobre Marketing de Conteúdo

Obrigado Pelo Marketing

Vitor Peçanha

Capa do livro Obrigado Pelo Marketing
Capa do livro Obrigado Pelo Marketing

A idéia ao redor das estratégias de marketing de conteúdo não existia há alguns anos. Novas formas de consumo, novas concorrências, a multiplicação da difusão de ideias e materiais, e enfim, pessoas ordinárias passaram a concorrer com as grandes empresas de comunicação.

É sob esta premissa que Vitor Peçanha, fundador de uma das maiores empresas de Marketing de Conteúdo do Brasil e renomado palestrante, lança Obrigado Pelo Marketing.

Com diversos questionamentos interessantíssimos sobre a área, de forma didática e simples, o autor perpassa as ferramentas e métricas que podem tornar mais fácil a vida de quem tem o desejo de saber como lançar conhecimentos na Internet. Para todos os leitores que desejam se desprender das antigas tradições do marketing e mergulhar na nova era, munido das melhores estratégias, esta é uma leitura obrigatória.

Encontre Obrigado Pelo Marketing neste link.

Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI

Rafael Rez

É errôneo e quase impossível falar de Marketing de Conteúdo no Brasil sem mecionar Rafael Rez, autor que se tornou reconhecido por lançar Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI, o livro sobre o tema mais vendido do país, e um dos mais vendidos do mundo. A experiência pioneira do autor em Inbound Marketing, Marketing Digital e Marketing de Conteúdo dão ao seu livro pertinência, relevância, atualidade e veracidade inegáveis.

Além de uma leitura técnica, o livro é uma jornada através das diversas possibilidades que a comunicação virtual oferece atualmente. Sob a premissa de que conteúdo é tudo o que uma empresa pensa, idealiza e coloca em prática para atingir seu público-alvo, o autor explica o conceito de que Marketing de Conteúdo é o conjunto de estratégias online e offline dispostas no intuito de servir ao consumidor, e chega à conclusão de que o conteúdo é uma ferramenta estratégica de aumento de competitividade.

O leitor é ensinado a desenvolver etapas cruciais do conteúdo estratégico, bem como aprende sobre o funil de conversão e desenvolvimento dos principais formatos de conteúdo online, em uma leitura fluida e rápida.

Encontre Marketing de Conteúdo neste link.

Marketing de Conteúdo Épico

Joe Pulizzi

Capa de Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi, que fecha a nossa lista dos melhores livros de marketing digital
Capa de Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi, que fecha a nossa lista dos melhores livros de marketing digital

Conquistar a atenção do consumidor nos dias autais não é tarefa para qualquer um. As empresas precisam se diferencias em um mundo onde jorram informações e anúncios a todo instante, enquanto outras distrações digitais tomam o tempo dos potenciais clientes. Para tanto, é precisso investir em histórias que informam, divertem e levam o cliente a tomar ação, ou seja, deve-se colocar boas energias no Marketing de Conteúdo Épico.

O autor lembra a todos nós que um bom Marketing de Conteúdo faz as pessoas pararem, lerem, pensarem e se comportarem de maneiras diferentes. Joe Pulizzi, um dos maiores especialistas em Marketing de Conteúdo do mundo, traz extensos ensinamentos que vão desde o conceito de Marketing de Conteúdo Épico, até os seis princípios do Marketing de Conteúdo Épico, os três níveis de maturidade do Marketing de Conteúdo, as personas do vendedor, a estratégia 4-1-1 e os quatro grupos principais de métricas para o Marketing de Conteúdo.

Para quem busca elevar a confiança do consumidor em relação ao seu produto e serviço, reduzindo os custos de marketing da empresa, esta é uma leitura obrigatória.

Encontre Marketing de Conteúdo Épico neste link.

Menções Honrosas Entre OS Melhores Livros de Marketing Digital

  • Marketing 4.0: Do tradicional ao digital, por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. A maior autoridade em marketing (não somente digital como em geral) do mundo se une à dois outros renomados autores neste best seller. O livro guia o leitor através da alucinante trajetória das estratégias de marketing modernas. Você pode encontrar o livro Marketing 4.0 aqui.
  • Tração: Domine os 19 canais que uma startup usa para atingir aumento exponencial em sua base de cliente, por Gabriel Weinberg, Justin Mares. Um livro de marketing digital bastante atual sobre a realidade do mercado brasileiro. O livro pode ser encontrado aqui.
  • Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido, por Morgan Brown e Sean Ellis. Um livro de marketing digital relativemente extenso, mas que aborda temas como canais de comunicação, estratégias de marketing de disrupção e mudanças estruturais. Não é propriamente sobre marketing digital, mas sobre startups modernas. Você pode encontrar Hacking Growth neste link.

Conclusão – Os Melhores Livros de Marketing Digital

Ao longo de nosso artigo, você pode encontrar os melhores livros de marketing digital em 3 diferentes seções. A descrição e o link para cada livro você encontra nos parágrafos anteriores, mas abaixo está um resumo.

Melhores Livros de Marketing Digital – Nacionais

  • A Revolução das Mídias Sociais: Estratégias de Marketing Digital Para Você e Sua Empresa Terem Sucesso nas Mídias Sociais
  • A Bíblia do Marketing Digital

Melhores Livros de Marketing Digital – Internacionais

  • Marketing 3.0 – As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano
  • A Cauda Longa – A Nova Dinâmica de Marketing e Vendas: Como Lucrar com a Fragmentação dos Mercados
  • Guia Definitivo de Email Marketing: Aumente Sua Lista de Emails, Quebre as Regras e Venda Mais
  • Dataclisma: Quem Somos Quando Achamos Que Ninguém Está Vendo
  • Nocaute – Como Contar Sua História no Disputado Ringue das Redes Sociais

Melhores Livros Sobre Marketing de Conteúdo

  • Obrigado Pelo Marketing: Um Guia Completo de Como Encantar Pessoas e Gerar Negócios Utilizando o Marketing de Conteúdo
  • Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI
  • Marketing de Conteúdo Épico: Como Contar uma História Diferente, Destacar-se na Multidão e Conquistar Mais Clientes com Menos Marketing

Se você gostou dessa lista com os melhores livros de marketing digital, recomendamos também:

Os Melhores Livros Sobre Investimentos

Os Melhores Livros de Desenvolvimento Pessoal

Os Melhores Livros para Quem Empreende (ou Planeja)


Destes títulos entre os melhores livros de marketing digital , qual o seu favorito? Existe algum outro que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).