Os Melhores Livros Sobre Investimentos

Profit Chart : Melhores livros sobre investimentos

Eu trabalhei durante anos como um corretor de investimentos, pouco antes de pivotar minha carreira e me tornar um especialista em empresas aéreas e empreendedor.

Durante meus anos assessorando clientes e explicando opções de investimento, uma máxima sempre foi verdadeira: existe muito lobo em pele de cordeiro e confiar o seu dinheiro sem ter o mínimo de conhecimento sobre em que se está investindo é o primeiro passo para um caminho de decepções.

Por esse motivo, faço essa lista com os melhores livros de investimento. Aqui você vai encontrar 4 livros para iniciantes (incluindo obras de Kahneman e Taleb que todos, mesmo os mais experientes, deveriam ler), livros específicos sobre bolsa de valores bem como sobre investimentos em imóveis ou fundos imobiliários.

Você não precisa se tornar um especialista em ações, fundos de investimento imobiliário ou títulos de renda fixa para investir, mas para não cair no conto do título de capitalização ou ser explorado por corretores inescrupulosos, é necessário saber onde pisa.

Aproveite, e se tiver alguma crítica ou sugestão, só deixar um comentário.

Os Melhores Livros de Investimentos para Iniciantes

Investimentos

por Mauro Halfeld

Capa do Livro Investimentos, de Mauro Halfeld
Capa do Livro Investimentos, de Mauro Halfeld: um dos melhores livros para investidores iniciantes

Boa parte das avaliações negativas deste livro criticam o fato de ele ser muito básico. E é justamente isso que ele é.

Mas na tarefa de ser didático, elucidativo e atrair os olhos pelos simples porém valiosos infográficos, Mauro Halfeld é excelente. Este foi o primeiro livro sobre investimentos que li em toda a minha vida, quando ainda era um adolescente, e serviu como um dos primeiros passos para eu me interessar sobre o assunto e começar com o pé direito minha vida financeira.

O livro Investimentos de Mauro Halfeld é um presente excelente para você dar para pessoas (ou para si mesmo) que nunca investiram em nada além da poupança, e atrair elas para outras leituras mais aprofundadas sobre como fazer o próprio dinheiro render.

Investimentos pode ser encontrado na Amazon neste link.

Rápido e devagar

por Daniel Kahneman

Se você já leu esse livro ou conhece o autor (ganhador de um prêmio Nobel), talvez esteja agora pensando o que ele faz em uma lista dos melhores livros sobre investimentos. De fato, no sentido mais estrito, este livro não é sobre investimentos (e por isso está também em nossa lista de leituras recomendadas sobre psicologia).

Mas é um livro que todo investidor, iniciante ou experiente, deveria ler, pois a abordagem psicológica das decisões econômicas elaborada por Kahneman vai te ajudar a fugir de decisões desastrosas para o seu patrimônio.

O autor, de maneira envolvente, nos apresente os dois tipos de pensamento humano: um que é rápido, intuitivo e emocional e outro que é mais lento, deliberado e racional. Kahneman ilustra os poderes excepcionais do pensamento rápido, bem como suas deficiências e vícios, e o impacto dos instintos em nossos julgamentos. A aversão à perda, o excesso de confiança estratégica, a dificuldade de antecipar o que nos fará felizes no futuro e as dificuldades de detectar com precisão os perigos nos investimentos só podem ser compreendidos se entendermos como ambos os tipos de raciocínio nos afetam.

Rápido e devagar pode ser encontrado na Amazon neste link.

Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano

por Nassim Nicholas Taleb

Capa do Livro Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano, por Nassim Nicholas Taleb
Capa do Livro Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano, por Nassim Nicholas Taleb

Eu sou um fã declarado dos livros de Taleb (embora discorde de algumas coisas que ele escreve em seu perfil no twitter). Arriscando a própria pele é mais um dos livros da fenomenal série Incerto, e que jusnto com o Cisne Negro e Antifrágil, deveria estar presente na prateleira de todo investidor. Fora o conteúdo esclarecedor, Taleb tem uma maneira de escrever que faz você não desgrudar os olhos.

Se o livro anterior,Rápido e Devagar, é útil para que evitemos as armadilhas de nosso próprio pensamento, Arriscando a própria pele vai te ajudar a identificar picaretas, malandros e gente cujos conselhos você deveria fugir de qualquer forma quando se trata do seu dinheiro. Em geral, gente que não arrisca a própria pele.

Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano pode ser encontrado na Amazon neste link.

O investidor de bom senso

por John C. Bogle

Um guia clássico para operar com sabedoria no mercado financeiro. John C. Bogle, o fundador da lendária gestora americana Vanguard, revela o segredo de seu desempenho neste livro, detalhando o que ele considera a estratégia mais simples e eficiente: fundos de índice.

Este livro revolucionara a maneira que você pensa à respeito de investimentos, fornecendo instruções detalhadas, bem como sugestões práticas. Lições como:

• Como construir uma carteira diversificada e de baixo custo, livre dos riscos associados a empresas específicas, seleção de diretores e rotatividade de setores.

• Como capitalizar o poder dos retornos, evitando a tirania dos custos.

• O que investidores e estudiosos experientes, como Warren Buffett, Benjamin Graham, Paul Samuelson e Burton Malkiel, têm a dizer sobre o investimento.

O investidor de bom senso está disponível na Amazon neste link.

Os Melhores Livros sobre Investimentos na Bolsa

Ações Comuns Lucros Extraordinários

por Philip Fisher

Capa do Livro Ações Comuns Lucros Extraordinários, de Philip Fisher
Capa do Livro Ações Comuns Lucros Extraordinários, de Philip Fisher

Philip Fisher é considerado um dos maiores investidores de todos os tempos. Seu conceito de investimento, apresentado há mais de sessenta anos, ainda é usado e estudado por especialistas e foi uma influência para Buffett (que se considera 15% Philip Fisher)

Os três principais trabalhos de Fisher estão incluídos aqui: Ações comuns, lucros extraordinários (1958), Investidores conservadores dormem tranquilos (1975) e Desenvolvendo uma filosofia de investimentos (1980). O livro, que figura entre os livros recomendados Warren Buffett, apresenta uma nova introdução escrita pelo filho do autor, o também investidor Kenneth Fisher, que acrescenta pontos de vista ao trabalho de seu pai.

Ações Comuns Lucros Extraordinários está disponível na Amazon neste link.

A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações

por Joel Greenblatt

O título deste livro pode parecer clickbait, mas o currículo do autor reduz qualquer suspeita. Joel Greenblatt é nada menos que o gestor por trás da bilionária empresa de investimentos Gotham Funds. Essa empresa foi uma das investidoras na Scion Capital, a empresa de Michael Burry que obteve um retorno extraordinário durante a crise de 2018.

A formula apresentada no livro não é complicada e qualquer pessoa com conhecimentos básicos de balanços e indicadores financeiros pode utilizá-la sem problemas. Eu mesmo a usei para várias decisões de investimentos e não me arrependo.

A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações pode ser encontrado na Amazon neste link.

O investidor inteligente

por Benjamin Graham

Capa do Livro O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham
Capa do Livro O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham, o melhor livro sobre investimentos na opinião de vários bilionários.

Benjamin Graham influenciou milhares de pessoas em todo o mundo. Suas ideias ajudam investidores a evitar erros caros e mostram-lhes como estabelecer planos de longo prazo. Isso fez de “O Investidor Inteligente” uma referência do mercado de ações desde 1949.

Com base em sua abordagem, vários discípulos de Graham ― com destaque para Warren Buffett, talvez o mais famoso de todos os tempos ― ainda hoje praticam esse método com extraordinário sucesso. Apesar de sua ampla difusão no mundo, as lições de Graham mantêm sua validade graças às extremas (e nem sempre racionais) flutuações que acontecem nas bolsas de valores do mundo. Como não há possibilidade real de que tais flutuações deixem de ocorrer, deixo aqui minha mais entusiástica recomendação deste brilhante e claríssimo livro. Bom proveito!” ― Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central do Brasil

O investidor inteligente pode ser encontrado na Amazon neste link.

Os Melhores Livros sobre Investimentos Imobiliários

Real Estate no Brasil: Guia Completo para Investimentos Imobiliários

por Giuliano Cadaval Tognetti e Guilherme Nunes lapo

Neste livro de quase 600 páginas, são abordadas técnicas não apenas para evitar surpresas, mas também para maximizar os ganhos para pessoas que desejam investir em imóveis. Escrito por engenheiros com experiência no mercado imoniliário, é um livro que informa e educa o leitor sobre questões comerciais, financeiras, jurídicas e de construção que devem ser consideradas. Com essa orientação, é possível alinhar melhor seu perfil e maximizar o retorno de capital.

São indicados claramente os principais cuidados que todo indivíduo ou empresário deve prestar atenção ao conduzir uma negociação. Um livro crucial para empresários, investidores, corretores de imóveis, etc.

Real Estate no Brasil: Guia Completo para Investimentos Imobiliários pode ser encontrado na Amazon neste link.

Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário

por André L F S Bacci

Muitis outros livros vendem soluções miraculosas e promessas tentadoras sobre fazer fortuna com imóveis. Iludem leitores sobre como é fácil fazer dinheiro no mercado imobiliário, sem alertar para os riscos e obstáculos.

Mas não é isto que o autor, André Bacci, faz neste livro. Com um tom sincero, quase pessimista, e uma linguagem acessível, ele é marcado por um ceticismo saudável e explica com clareza as regras do jogo.

Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário pode ser encontrado na Amazon neste link.

Os Livros de Investimentos de Warren Buffet

Em outro artigo, nós fizemos uma lista tanto dos livros sobre a metodologia de investimentos de Warren Buffett quanto dos melhores livros recomendados por este famoso e bem sucedido investidor norte-americano. Para ler, basta clicar aqui: Livros Recomendados por Warren Buffett


Se você gostou dessa lista com os melhores livros sobre investimentos, recomendamos também:

Os Livros Recomendados por Bill Gates


Destes títulos entre os melhores livros sobre investimentos , qual o seu favorito? Existe algum outro que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!