Os Melhores Livros de Copywriting

Material de escrita em ilustração para artigo sobre os melhores livros de copywriting

“A 60 milhas por hora o barulho mais alto do novo Rolls-Royce vem do relógio elétrico.”

Um dos melhores exemplos de copywriting de todos os tempos é a frase acima (traduzida do inglês), escrita por David Ogilvy para uma campanha publicitária em 1958. Ele poderia ter dito somente que o novo Rolls-Royce (modelo de carro) era silencioso. Em vez disso, ele criou uma frase que evoca uma imagem na mente do leitor. Tem como nós construirmos frases tão boas em vender um produto como essa? Sim! E é por isso que publicamos esse artigo com os 9 melhores livros de copywriting.

Esses dez livros sobre copywriting cobrem mais do que simplesmente ensinar você a construir frases coerentes. Eles se aprofundam na compreensão de como os leitores pensam e o que realmente faz uma ideia atrair olhares e despertar atenção.

Mas antes, algumas definições.

O que é Copywriting?

Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas (e justamente por esse motivo, alguns dos livros que citaremos também poderiam figurar em nossa lista dos melhores livros sobre vendas), como conteúdo de e-mails, sites, catálogos, anúncios, entre outros. O profissional responsável por esta tarefa é o Copywriter.

O que se desenvolve é a escrita estratégica, elaborada de forma a persuadir o público-alvo a se interessar pelo produto ou ideia a ser vendido. É uma escrita focada, com um objetivo, uma meta.  Assim sendo, Copywriting é o ato de escrever textos com o objetivo de guiar seu público em uma tomada de decisões. É uma escrita persuasiva, atrelada ao marketing, voltada a um único fim: vendas.

Mas o que é persuasão?Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.

Nós inclusive fizemos uma seleção dos melhores livros sobre a arte da persuasão, que é, essencialmente, se comunicar para mudar a ação de outra pessoa (algo que você pode descobrir mais a respeito com esses 10 excelentes livros para melhorar a comunicação).

A leitura de um texto de Copywriting, portanto, deve persuadir, despertar algo íntimo no leitor, deve mexer com seu subconsciente e com seu poder de escolha, manipulando-o a embarcar na ideia que está a ser proposta pelo Copywriter em seu texto.

Copywriting Bom e Ruim

A qualidade do Copywriting depende da habilidade de escrita de textos por parte do Copywriter – função na qual nos aprofundaremos adiante. Caso sua capacidade de articulação de ideias em forma escrita seja pobre, escassa de bons argumentos, links e entrelaçamento de ideias, seu Copywriting ficará aquém daquilo que se espera, correndo o risco de perder a atenção e o interesse do público no que o conteúdo de sua escrita emana.

É preciso construir uma relação de confiança com seu público através da escrita de seu texto.  Basta estruturar sua ideia de forma concisa, objetiva e clara para que você consiga convencer o leitor de que seu produto ou ideia é vendável, é interessante e vale a pena ser adquirido. Não desacredite do intelecto do leitor: ele sabe o que quer, ele entende o que está lendo e ele tem o poder de escolha nas mãos.

Como se Tornar um Copywriter

Para se tornar um Copywriter, não basta apenas dominar a escrita. É preciso ter em mente o objetivo claro acerca do que você pretende escrever. Objetividade. Clareza. Texto conciso, claro e objetivo, focado simples e completamente no objetivo ao qual você está se propondo atingir, seja para vender um produto, ou para promover a marca de uma empresa, ou ainda para criar conteúdos para mídias digitais.

Basicamente, um Copywriter é o profissional que recai sobe a escrita para convencer um público-alvo de uma ideia ou da venda de um produto ou promoção de um negócio (e se seu plano é promover negócios, veja nossa lissta dos melhores livros para empreendedores).

Quanto um Copywriter Ganha

O salário de um Copywriter varia de acordo com a empresa com a qual ele está atrelado. De acordo com pesquisas, o salário nos EUA pode variar entre US$47.000 e US$93.000 anualmente, novamente: dependendo da empresa a qual ele está atrelado. No entanto, pode-se afirmar que um Copywriter ganha um montante significativo de salário mensal e anual.

Há Copywriters que fizeram uma fortuna vendendo suas ideias através de textos elaborados e estratégicos, conseguindo vender produtos em grande escala, adquirindo, assim, uma grande quantia em dinheiro. Tudo depende da qualidade do Copywriting.

Os 10 Melhores Livros de Copywriting em 2022

Copywriting: A habilidade de ouro usada por milionários para transformar palavras em lucro

Edição Português
por Paulo Maccedo

Capa do livro de Paulo Maccedo, que abre nossa lista dos melhores livros de copywriting
O livro de Paulo Maccedo, abre nossa lista dos melhores livros de copywriting

Todos aqueles que desejam iniciar uma trajetória no Copywritring, ansiando por descobrir os segredos dos textos que vendem, devem primeiramente ler este livro. Ele contém atalhos às técnicas da escrita de Copywriting, ensinando como vendê-las. Oferece uma rápida abordagem para o sucesso. Para todos aqueles que adoram a escrita persuasiva, verá que a cada página lida seu nível de criatividade e ânimo aumenta. Um livro para pessoas sérias e compromissadas, perssoas que desejam desenvolver um real e vendável Copywriting.

Você pode encontrar este livro aqui.

Copywriting: Palavras que Vendem Milhões

Edição Português
por Gustavo Ferreira

Um livro para todos aqueles que estão começando no marketinig digital e no Copywriting. O livro fala sobre gatilhos mentais, que devem ser desenvolvidos dentro de um texto de Copywriting, no intuito de vender um produto físico, prestação de serviço ou infoprodutos. Tudo o que é possível de ser vendido necessita de um Copywriting à altura.

A estrutura geral preconizada é aquele que se observa em diversos cursos sobre o tema, e o autor as delinea em seis partes: Headline (título); Destaque o problema do seu cliente; Agite o problema, Resolva o problema; Faça uma oferta irresistível; Crie uma chamada para ação clara e específica. O livro descreve vários exemplos de cada um destes tópicos. Isso ajuda bastante na construção de nosso texto de vendas, independente de qual área.

Ele ainda delina sete modelos de vendas: Chame e prenda a atenção; Diga porque as pessoas devem se interessar; Diga porque devem acreditar; prova social; Descreva seu produto especificamente; Diga como deve ser feito o pedido; Dizer para fazerem o pedido agora

Você pode encontrar este livro aqui.

Copywriting Secrets: How Everyone Can Use The Power Of Words To Get More Clicks, Sales and Profits . . . No Matter What You Sell Or Who You Sell It To!

Edição Inglês
por Jim Edwards

O conteúdo é claro e rico. Fácil de ler. Um dos mais indicados sobre o assunto. Altamente acessível, fácil de ler, cheio de dicas para Copywriting e para seu cliente em questão. Um ótimo livro para ler, com entretenimento e pensamento provocativo em medidas iguais. Ele tem mais exemplos e dicas do que qualquer outro livro atualmente.

Você pode encontrar este livro aqui.

Manual de Copywriting: Como Usar Técnicas de Persuasão e o Poder das Palavras Para Obter Mais Cliques, Vendas e Lucros … Não Importa o Que Você Venda ou Para Quem Você Venda!

por Maicon Rocha

Capa de Manual de Copywriting, de Maicon Rocha, que está entre os melhores livros sobre o tema escritos em língua portuguesa.
Manual de Copywriting, de Maicon Rocha, está entre os melhores livros sobre o tema escritos em língua portuguesa.

O livro manual de Copywriting mostra como utilizar técnicas de persuasão e assim entrar na cabeça dos seus clientes e influenciá-los a investir dinheiro em seus produtos ou serviços. É ensinada a estrutura perfeita para a criação de cartas de vendas e elas são impossíveis de serem ignoradas.

Um dos melhores pontos neste livro é saber como destruir a barreirta mental que impede de assumir o controle da situação. Trata-se de colocar em prática e colher os resultados positivos de uma copy poderosa e de sucesso.

Você pode encontrar este livro aqui.

COPYWRITING – As 10 chaves para escrever o anúncio perfeito

Por Faustino Gómez Valero

O livro é de rápida leitura e direto ao ponto. Aborda de maneira profunda as chaves para escrever o anúncio perfeito, e é focado no que é essencial e já testado ao longo do tempo, para que assim seja escrito um bom texto de Copywritring que venda seu produto ou ideia a seus clientes.

Você pode encontrar este livro aqui.

Copywriting Made Simple: How to write powerful and persuasive copy that sells (English Edition)

Edição Inglês
por Tom Albrighton

Neste livro, o autor fez o que muitas pessoas julgavam impossível: desconstruiu copywriting em partes para que qualquer um possa entender muito, muito mais rápido. Para não-escritores que precisam representar seu negócio em palavras, este é um guia essencial. Para Copywriters com experiência, é um enorme e ótimo lembrete de algumas das principais técnicas e princípios centrais.

Você pode encontrar este livro aqui.

The Adweek Copywriting Handbook: The Ultimate Guide to Writing Powerful Advertising and Marketing Copy from One of America’s Top Copywriters

Edição Inglês
por Joseph Sugarman

Ótimo livro, baseado no curso que o autor deu para as pessoas que queriam entender como ele fez o que fez para ganhar uma fortuna. No seu núcleo está o Copywriting para observação pública de anúncios em jornais, revistas e catálogos. Ele ensina os tópicos acerca do Coywriting que as pessoas devem procurar.

Você pode encontrar este livro aqui.

A arte de escrever para a web

Edição Português
por Paulo Maccedo

Este é, verdadeiramente, um livro incrível. O autor toca em tudo o que você precisa saber para escrever um copywrite nota 10. Excelente material nacional.

Você pode encontrar este livro aqui.

How to Write a Good Advertisement: A Short Course in Copywriting

Edição Inglês
por Victor O. Schwab

Se você é um aspirante ou professional de copywriter, é aconselhável que se leia este livro antes de se aventurar por esta ocupação. Há muito o que aprender. Se você é dono de um negócio procurando por dias de como escrever, faça você mesmo um copy do seu website, cartas de venda e anúndios, sugere-se que leia guias gerais de Copywriting como este livro. Este livro pode ajuda-lo a se desprender, caso você esteja estagnado.

Você pode encontrar este livro aqui.

Copywriting: O guia definitivo para transformar palavras em ouro

por Jim Edwards e Flávia Yacubian

Capa de Copywriting de Jim Edwards, que é uma das grandes autoridades em Copywriting e o livro dele fecha nossa lista dos melhores.
Jim Edwards é uma das grandes autoridades em Copywriting e o livro dele fecha nossa lista dos melhores.

Jim Edwards começou sua carreira em vendas de maneira nada promissora pouco depois de formado: ele foi demitido ou pediu demissão de sete empregos diferentes. Foi apenas na área de hipotecas que Jim descobriu o poder de vender o que as pessoas querem, no lugar certo, na hora certa, com a mensagem certa.

O autor já foi destaque no The New York Times, na Entrepreneur Magazine, e em inúmeras publicações on-line e impressas no mundo todo, e também foi colunista no The Net Reporter por dez anos. Jim usou sua habilidade de copywriter para vender milhões de dólares em produtos, serviços, coaching e softwares. Sua paixão é ajudar pessoas não vendedoras para que aprendam a vender, compartilhando assim suas mensagens, produtos e valores com o mundo.

Você pode encontrar este livro aqui.

Conclusão: Os 10 Melhores Livros de Copywriting

Ao longo de nosso artigo, você pode encontrar os melhores livros sobre copywriting, bem como mais informação sobre o tema. A descrição e o link para cada livro você encontra nos parágrafos anteriores, mas abaixo está um resumo.

Os Dez Melhores Livros de Copywriting

  • Copywriting – Volume 2: A habilidade de ouro usada por milionários para transformar palavras em lucro
  • Copywriting: Palavras que Vendem Milhões
  • Copywriting Secrets: How Everyone Can Use The Power Of Words To Get More Clicks, Sales and Profits . . . No Matter What You Sell Or Who You Sell It To!
  • Manual de Copywriting: Como Usar Técnicas de Persuasão e o Poder das Palavras Para Obter Mais Cliques, Vendas e Lucros … Não Importa o Que Você Venda ou Para Quem Você Venda!
  • COPYWRITING – As 10 chaves para escrever o anúncio perfeito
  • Copywriting Made Simple: How to write powerful and persuasive copy that sells (English Edition)
  • The Adweek Copywriting Handbook: The Ultimate Guide to Writing Powerful Advertising and Marketing Copy from One of America’s Top Copywriters
  • A arte de escrever para a web
  • How to Write a Good Advertisement: A Short Course in Copywriting
  • Copywriting: O guia definitivo para transformar palavras em ouro

E você, já conhecia algum desses nomes? Gostaria que algum outro livro fosse incluído em nossa lista? Deixe suas experiências e sugestões nos comentários abaixo!


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