Por qual motivo uma lista com os livros indicados por Olavo de Carvalho? Pois bem, um pouco de contexto…
Em 2018, um certo autor Brasileiro viu suas vendas triplicarem e em questão de meses, seus livros alcançariam a marca de meio milhão de cópias vendidas. Em um país como o Brasil, onde o número de leitores é baixíssimo e se lê em média apenas 2.5 livros por ano, isso é um feito notável.
Mais notável ainda é que esse autor não é escritor de ficção nem de livros infantojuvenis, de longe os gêneros mais lidos no país, mas sim de filosofia e política, temas antes restritos à nichos de leitores e aos bancos universitários.
E tal feitio ele alcançou sem sequer pisar em território brasileiro por anos, sem participar de talk shows ou entrevistas para grandes canais de televisão. O nome desse escritor? Olavo de Carvalho.
Nsta lista iremos te apresentar 20 livros indicados por Olavo de Carvalho, mas primeiro, um pouco de contexto.
Escute “Livros Recomendados por Olavo de Carvalho” em nosso podcast.Quem é Olavo de Carvalho?
Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (nascido em 29 de abril de 1947 em Campinas) foi um autor e influenciador conservador brasileiro. Ele morou em Richmond, Virgínia, EUA, desde 2005.
A esquerda se refere a ele como um guru, fanático de extrema direita, ideólogo e polemista. A direita compra seus livros em massa e se inscreve em seus cursos online em grande número.
Um fato curioso é que a Homeland Security dos EUA solicitou e revisou mais de 4.000 páginas do trabalho de Olavo antes de conceder a ele um “Genius Visa”, uma licença para viver nos Estados Unidos para pessoas que alcançam “um nível de especialização que indica que o indivíduo é um dessa pequena porcentagem que alcançou o topo em seu campo. “
Um dos autores mais mencionados por Olavo de Carvalho é o Padre Paulo Ricardo, e você pode conferir aqui a lista de livros escritos ou indicados por ele. Outros que o filósofo costumava mencionar são Mário Ferreira dos Santos, Louis Lavelle, Edmund Husserl
O livro mais famosos de Olavo de Carvalho se chama “O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota”, que é também um dos melhores livros sobre política publicados em português e um dos melhores livos de direita. Na obra, Olavo discorre sobre temas como a nova ordem mundial, o futuro do pensamento brasileiro, a revolução cultural, o golpe militar, tudo sobre um ponto de vista bastante elaborado.
20 Livros Recomendados por Olavo de Carvalho
Os livros abaixos, com comentários provenientes de vários leitores, foram recomendados por Olavo em diferentes ocasições. Alguns foram mencionados em seu programa True Outspeak, outros em seus livros e website, alguns em entrevistas ou no seu perfil do twitter (@opropriolavo).
Confissões
Santo Agostinho de Hipona
Esta obra também está entre os melhores livros católicos.
As Confissões de Santo Agostinho de Hipona, escritas no século IV, ainda hoje fascinam e possui um lugar garantido entre os melhores livros sobre fé, bem como entre as melhores obras teológicas.
Por um lado, eles são incomparáveis na história da literatura ocidental por causa de sua riqueza lírica e singularidade, e por apresentar o gênero autobiográfico em uma de suas primeiras aparições. Além disso, Santo Agostinho desenvolve neles uma nova maneira de praticar a filosofia distinta da velha tradição, pois ele foca na observação precisa dos processos psicológicos, impulsos internos e o significado de pequenos fatos e ações diárias. O resultado é uma leitura obrigatória para filósofos, historiadores e estudiosos das religiões.
O livro é um pouco grande, e por isso as vezes o preço é um pouco salgado, mas ele costuma ter um bom desconto na Black Friday. É largamente considerado um dos melhores livros de Santo Agostinho.
Confissões de Santo Agostinho está disponível na Amazon neste link.
Diário de um Pároco de Aldeia
Georges Bernanos
Diário de um Pároco de Aldeia é um dos clássicos da literatura do século XX, tendo sido publicado em 27 países. Georges Bernanos leva o leitor a uma viagem de alma e corpo pela pequena cidade de Ambricourt, no norte da França. Ele aborda sua relação com a fé, o serviço sacerdotal, a doença física e a realidade de sua paróquia, com suas dúvidas e equívocos.
François Mauriac disse que Georges Bernanos tinha “o magnífico dom de tornar natural o sobrenatural”. Uma nova tradução para o português aproxima o romance do estilo do escritor francês, mas também do estilo do jovem pároco, que passa a registrar em um diário, entre dias de piedosa entrega aos paroquianos, seus momentos mais íntimos.
Diário de um Pároco de Aldeia está disponível na Amazon neste link
História da Literatura Ocidental
Otto Maria Carpeaux
Falando em história, veja também nossa lista dos mehores livros sobre o tema.
Uma compilação vital para apreciar a literatura ocidental, criada por um dos maiores críticos literários do Brasil, Otto Maria Carpeaux. Carpeaux desenvolve suas análises e críticas de forma distinta, sustentada por um amplo arcabouço teórico. Ele nos apresenta os escritores mais proeminentes da literatura ocidental. Essencial para quem tem interesse em conhecer grandes obras e autores, bem como seus contextos.
História da Literatura Ocidental está disponível na Amazon neste link
Ortodoxia
G.K. Chesterton
Veja também a lista dos melhores livros católicos para jovens.
Opinião de um leitor:
Não tem melhor definição para o livro do que aquela que Chesterton já disse: complexo, mas racional.
Qualquer um que esteja inserido no meio acadêmico percebe que existe uma visão baixa dos seres humanos: somos apenas um aglomerado de células unidas por ligações químicas – que por um acaso adquiriram consciência – e estamos por aí vagando num universo infinito de tamanho e possibilidades.
Quase me entristeci.
Chesterton quebra toda essa visão de forma magistral. Paganismo, agnosticismo, ateísmo, evolucionismo, cientificismo, estoicismo e panteísmo são algumas das correntes que ele enfrenta e mostra como estão incorretas sob a luz da Ortodoxia.
Visões como a da ciência ser a única resposta possível, de que a Igreja é retrógrada e até mesmo a crença que Jesus era “fraco” são combatidas e derrubadas magistralmente.
Ortodoxia está disponível na Amazon neste link
Vale a pena conferir também: Os melhores livros do genial CS Lewis.
Nostromo
Joseph Conrad
Nostromo é frequentemente considerado o melhor trabalho de Joseph Conrad.
Os historiadores literários acreditam que Conrad é uma importante figura de transição entre o romance vitoriano de Dickens ou Hardy e o romance contemporâneo de Lawrence ou Joyce. Nostromo se passa na fictícia nação sul-americana de Costaguana. Ao relatar os altos e baixos de uma contra-revolução separatista levada a cabo pelo partido conservador em Sulaco, a mais rica província de Costaguana, em resposta a um golpe militar vitorioso na capital do país, Conrad pinta, com mão magistral, as confusões de história política latino-americana.
Nostromo está disponível na Amazon neste link
A Divina Comédia
Dante Alighieri
A Divina Comédia de Dante Alighieri é um longo poema narrativo italiano. É amplamente considerada a obra-prima da literatura italiana e uma das melhores já escritas. A abordagem criativa da vida após a morte reflete a visão de mundo histórica da Igreja Ocidental no século XIV.
A história retrata a jornada de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso e retrata a justiça divina aplicada como punição ou recompensa. O poema retrata alegoricamente a jornada da alma para Deus, começando com a descoberta e rejeição do pecado (Inferno), seguido pela vida cristã contrita (Purgatório) e, finalmente, a ascensão da alma a Deus (Paradiso). Dante confia na teologia e na filosofia católica romana tradicional, particularmente na Summa Theologica de São Tomás de Aquino.
A Divina Comédia está disponível na Amazon neste link
Os Irmãos Karamázov
Fiódor Dostoiévski
Outras grandes obras do autor podem ser encontradas em nossa lista com os melhores livros de Dostoiévski. Aqui vai a opinião de um leitor:
Sem duvidas uma das maiores obras que um ser humano pode ler, o poder com que ela abala nosso ser é incrível, uma obra tranformadora, capaz de tranformar vidas, você jamais será o mesmo depois de ler Os Irmaos Karamázov, aliás você jamais será o mesmo depois de ler Dostóievski, recomendo a leitura das obras do autor para todos, mas principalmente para aqueles que nao tem medo de viajar pelo lado mais sombrio da consciência humana. A ediçao é linda, vale cada centavo só pelo conteudo.
Os Irmãos Karamázov está disponível na Amazon neste link
Crime e Castigo
Fiódor Dostoiévski
“Crime e Castigo” é uma daquelas obras-primas internacionais que, quando criada no romântico século XIX, abriu o caminho para o realismo literário trágico contemporâneo.
Dostoievsky, ao contar a história sombria de um assassino em busca de redenção e ressurreição espiritual, explorou, como nenhum outro escritor de sua época, as mais diversas facetas da psicologia humana sujeita a abalos e distorções. Criou assim uma obra de imensa obra artística valor que é devidamente admirada em todo o mundo. A sensação produzida pela leitura de “Crime e Castigo” – tristeza, raiva e compaixão renovadas em cada página com um gran finale calmante – pode ser comparada à catarse de massivas tragédias gregas.
Crime e Castigo está disponível na Amazon neste link
Discurso de Metafísica
Gottfried Wilhelm von Leibniz
Opinião de um leitor:
Leibniz é um filósofo e autor extremamente didático, que organiza a sua obra de maneira bastante sucinta para os leitores. Aqui, faz uma introdução – e um desenvolvimento – sobre os conceitos básicos de sua filosofia idealista e a defesa de Deus como o pilar central dela.
Discurso de Metafísica está disponível na Amazon neste link
Considerações Sobre a França
Joseph de Maistre
As Considerações sobre a França se destacam pela novidade de uma leitura da Revolução em dois níveis distintos. A primeira é uma interpretação mais vulgar de seu sentido político, como a instauração de uma república e a abolição da monarquia francesa e do sistema político e social do Ancien Régime.
A outra é uma interpretação na forma de um sentido metopolítico da Revolução, como manifestação da Providência e forma de punição da humanidade degenerada. Se você se quiser saber mais sobre a história e cultura da França, veja nossa lista dos melhores livros para aprender a língua francesa.
Considerações Sobre a França está disponível na Amazon neste link
A Montanha Mágica
Thomas Mann
Mann renova a tradição do Bildungsroman – a história da formação – neste clássico da literatura alemã, centrado no destino do jovem engenheiro Hans Castorp.
Durante uma estadia inesperada em um hospital, Hans encontra uma série de indivíduos enfermos que representam as batalhas espirituais e intelectuais que levaram à Primeira Guerra Mundial. Um dos principais testamentos literários do século XX e uma obra-prima interminável da literatura ocidental.
A Montanha Mágica está disponível na Amazon neste link
Os Noivos
Alessandro Manzoni
Afirmando ter descoberto um manuscrito anônimo do século XVII, Manzoni cria uma obra de grande sabor cômico, no qual a voz do “descobridor” do documento se mistura com a do suposto narrador anônimo para analisar a vida nas proximidades do Ducado de Milão – retratado na época do domínio espanhol.
Os protagonistas da peça são a dupla Lúcia e Renzo, cuja saga nos fornece um contexto histórico do local. A história desse casal começa quando o vigário da paróquia, Dom Abbondio, se recusa a realizar o casamento por medo do senhor mais poderoso da região, que, desejando seduzir Lúcia, segue o casal e os separa implacavelmente. (ALERTA DE SPOILER) Após uma série de calamidades, incluindo a Peste Negra que devastaria grande parte da população do norte da Itália, mas sempre acreditando na providência divina, os jovens acabaram se casando.
Os Noivos está disponível na Amazon neste link
Falando em livros sobre casamento, veja também nossa lista das melhores obras sobre o tema.
A Rebelião das Massas
José Ortega y Gasset
Em seu famoso livro Revolta das Massas, o filósofo espanhol José Ortega y Gasset escreveu que “toda civilização é um equilíbrio contínuo entre autonomia e dependência, entre individualidade e laços sociais”.
Esse livro é considerado um dos melhores em seu tema nos últimos 100 anos. Ele aborda a força essencial que mantém unida a estrutura cada vez mais diversa e complexa da sociedade moderna, que é a cooperação. Felizmente para nós, tudo o que precisamos para experimentar a necessidade e o prazer da cooperação é uma cópia deste livro instigante.
A Rebelião das Massas está disponível na Amazon neste link
A República
Platão
A República é o livro mais significativo de Platão, escrito durante os séculos V e IV aC (mas não o único, aliás, temos uma lista inteira com os melhores livros escritos pelo filósofo grego).
É de natureza política, pregando um estado ideal controlado por líderes justos, inteligentes e educados. O filósofo, segundo Platão, é aquele que pode combinar esses atributos. Platão examina todos os sistemas políticos atuais na República, com foco na aristocracia, oligarquia, democracia e tirania. Mesmo admitindo que sua república é uma utopia, ele afirma que é a única maneira de alcançar uma sociedade perfeita. À parte alguns conceitos sociais, tudo é tão atual que parece retratar nossos tempos, embora tenha sido escrito há mais de dois mil anos.
A República está disponível na Amazon neste link
Suma Contra os Gentios
Santo Tomás de Aquino
A Suma Contra os Gentios ainda tem muito a nos dizer. Tomás de Aquino é alguém que devemos ler, estudar e replicar suas ideias. Homem de gênio e de grande capacidade de argumentação, vale muito a pena gastar tempo e neurônios na leitura deste clássico do pensamento cristão. Tomás de Aquino é um daqueles autores que mesmo que não o compreendamos completamente, ao acabar a leitura nos sentimos mais humilde e inteligente. Humilde, por que lhe garanto, não é uma leitura fácil; e inteligente, por que ele transpira genialidade.
Suma Contra os Gentios está disponível na Amazon neste link
A Idéia de Uma Universidade
São John Henry Newman
O Cardeal Newman foi convidado a fazer uma série de discursos sobre a essência da educação universitária em Dublin, Irlanda, em 1852. Em seguida houve criação de uma Universidade Católica, da qual ele serviu como reitor de 1854 a 1858, administrando os projetos e o desenvolvimento do campus. Posteriormente, o autor combinaria esses discursos, bem como ocasionais palestras e escritos apresentados a membros da mesma instituição, neste livro.
A Idéia de Uma Universidade está disponível na Amazon neste link
Otelo
William Shakespeare
Em Veneza, Otelo, um comandante mouro a serviço do Estado, conquista Desdêmona, a jovem filha de um senhor local. Depois de enfrentar a fúria do pai da amada e se defender com sucesso contra a alegação de “enfeitiçá-la”, ele e sua esposa vão para Chipre para lutar contra o adversário turco. O superior militar de Otelo, o manipulador Iago, inculcava constantemente no mouro a noção de que Desdêmona o havia traído. Shakespeare examinou a mecânica da imaginação, amor e ciúme nesta peça. A versão do link abaixo inclui um prefácio substancial e comentários contextuais do tradutor,que recria o vocabulário grandioso de Otelo e a escrita ameaçadora de Iago, bem como um ensaio de W. H. Auden.
Otelo está disponível na Amazon neste link
Hamlet
William Shakespeare
Um jovem príncipe encontra o fantasma de seu pai, que acusa seu irmão (tio do príncipe e agora casado com a viúva), de assassiná-lo. O príncipe concebe uma estratégia para colocar à prova a realidade de tal alegação, inventando uma loucura violenta. Mas sua aparente loucura rapidamente causa o caos – tanto para os culpados quanto para os inocentes. Este é um resumo da tragédia de Shakespeare, traduzida por Lawrence Flores Pereira em um estilo moderno e fluido. No entanto, o enredo desenvolvido pelo escritor inglês vai muito além disso: Hamlet é um dos pináculos da realização criativa humana, um retrato – elétrico e constantemente relevante – da vida emocional adulta.
Hamlet está disponível na Amazon neste link
Rei Lear
William Shakespeare
Uma mistura única de conflitos familiares e crises políticas, de amor e ódio entre pais e filhos, King Lear ecoa niilismo no século 16 e início do século 17.
Rei Lear, frequentemente considerado a obra-prima de Shakespeare, começa com um rei idoso em busca de um sucessor que acaba escolhendo duas filhas indignas de confiança em vez daquela que o ama. Por causa desse erro, ele perdeu sua autoridade e foi condenado a uma existência horrível de miséria e insanidade.
Nenhuma peça de Shakespeare foi tão longe a ponto de combinar características grotescas, bizarras e violentas, em contrastes humanos, em sequências ridículas cheias de truques implausíveis que envolvem a cabeça do leitor em uma construção narrativa cada vez mais poderosa.
Rei Lear está disponível na Amazon neste link
Inteligência e Realidade
Xavier Zubiri
Zubiri escreveu sobra a “teoria do conhecimento” pela primeira vez em 1935, recomendando, na época, uma rejeição das idéias clássicas em favor do que chamou de “lógica da realidade”. Mais de meio século depois, em plena maturidade de sua filosofia, Zubiri retornou ao tema com extraordinária força e precisão.
O autor continua, página após página, em constante debate com a tradição filosófica, detalhando o processo da intelecção humana e desvendando o conjunto de hipóteses e teorias que sustentam o chamado “problema do conhecimento”. Este livro figura também entre as leituras recomendadas sobre a mente humana.
Inteligência e Realidade está disponível na Amazon neste link
Se você gostou dessa lista de livros indicados por Olavo de Carvalho, recomendamos também:
5 Livros Recomenados ou Lidos por Jair Bolsonaro
Os Melhores Livros de Inteligência Emocional
Melhores Livros da Literatura Nacional
Os Melhores Livros de Desenvolvimento Pessoal
Destes livros indicados por Olavo de Carvalho, qual o seu favorito? Existe algum outro livro recomendado por Olavo que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM título para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).
Até a próxima!