Melhores Livros de História

Prateleira de biblioteca. Os melhores livros de história

Uma das mais importantes matérias, a História tem o poder de contar os acontecimentos do passado que influenciam e impactam as nossas vidas até os dias de hoje. Ao longo dos anos, pessoas, guerras, costumes e muitos outros aspectos mudaram a maneira como nos relacionamos e vivemos.

Por isso, saber mais sobre a história do mundo pode ser fundamental para a sua vida. Pensando nisso, reunimos aqui os melhores livros de história divididos por categorias, que são:

  • Os melhores livros de história geral
  • Os melhores livros de história sobre guerras
  • Os melhores livros de história sobre países e continentes

Ficou curioso(a)? Então conheça cada um dos itens da lista abaixo:

Melhores Livros de História Geral

História das Ideias Políticas. Idade Média Até Tomás de Aquino

por Eric Voegelin

Eric Voegelin terminou este volume em 1944, quando europeus e norte-americanos ainda viam a Idade Média pela perspectiva de ideologias como marxismo ou nazismo). A Idade Média era vista como uma fase na descida da Europa Ocidental da civilização grega e romana para a barbárie, um deslize felizmente há muito eclipsado pela marcha implacável da humanidade em direção ao desenvolvimento.

Mas será que essa visão é verdadeira?

O autor deste livro promove um estudo estrutural, dedicando-se a uma discussão sobre a economia, a cultura e a mente dos europeus ocidentais medievais, ramificando o argumento para a antropologia e a religião comparada e, assim, apresenta uma revigorante visão não-ideológica deste período.

História das Ideias Políticas. Idade Média Até Tomás de Aquino pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

A História do Mundo Para Quem Tem Pressa

por Emma Marriot

Se você precisa de um livro prático que ensina todo o necessário de uma forma simples e rápida, então essa pode ser a escolha ideal para você. Em suas 200 páginas, o livro consegue fazer um resumo sobre mais de cinco mil anos de história e se torna um guia prático e educativo, ensinando desde o nascimento das principais civilizações humanas até as maiores guerras mundiais. Além disso, a autora também aborda temas conectados à história geral, não deixando passar nenhuma informação importante.

A História do Mundo Para Quem Tem Pressa pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

A História do Mundo: da Pré-História ao Século 21

por Jeremy Black

Escrito pelo famoso professor de história Jeremy Black e ganhador de prêmios importantes, o livro A História do Mundo conta uma versão nunca antes mostrada sobre o desenvolvimento da vida humana na Terra. Ao longo de suas 288 páginas, o livro oferece conhecimentos essenciais sobre o avanço da ciência, das cidades, políticas e até mesmo o dia-a-dia da sociedade. Além disso, o lado não tão glamouroso da História também marca presença por entre as páginas com temas relacionados à pobreza, guerras e descriminação.

A História do Mundo: da Pré-História até o Século 21 pode ser encontrada ao clicar neste link.

Cultura Geral: Tudo o Que se Deve Saber

por Dietrich Schwanitz

Escrito especialmente para ensinar todos os temas relacionados à cultura, este livro é ideal para quem procura se aprofundar em seus conhecimentos sobre o comportamento da nossa sociedade atual. Em mais de 500 páginas, a Cultura Geral consegue abordar tópicos relacionados a: democracia e revoluções, avanço da arte ao longo dos anos, desenvolvimento do meio científico e da filosofia, tipos de educação oferecidas por escolas e universidades ao longo do anos e muito mais.

Cultura Geral: Tudo o Que se Deve Saber pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Melhores Livros de História Sobre Guerras

A Primeira Guerra Mundial: os 1.590 Dias Que Transformaram o Mundo

por Martin Gilbert

Se você está procurando um bom livro para aprender sobre os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial, então as suas buscas acabaram com essa obra de Martin Gilbert. Ao longo das mais de 800 páginas, você poderá conhecer os detalhes a respeito da primeira maior guerra que devastou o mundo inteiro através de uma escrita objetiva e única.

A Primeira Guerra Mundial: os 1.590 Dias Que Transformaram o Mundo pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

A Segunda Guerra Mundial: os 2.174 Dias Que Mudaram o Mundo

por Martin Gilbert

“A história completa e definitiva da Segunda Guerra Mundial” é o lema proposto pelo livro escrito por Martin Gilbert, um dos maiores historiadores da atualidade. Embora tenha apenas 200 páginas ao todo, o livro cumpre o que promete. Ao longo dos capítulos, Gilbert apresenta ao leitor cada um dos acontecimentos mais importantes sobre a guerra que tirou a vida de mais de quarenta milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, também é possível encontrar assuntos relacionados a política, militar e diplomacia da época, junto a mapas das transitórias dos países.

A Segunda Guerra Mundial: os 2.174 Dias Que Mudaram o Mundo pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Memórias da Segunda Guerra Mundial

Winston Churchill

Esta obra clássica da literatura, ganhadora de um Prêmio Nobel e que é também um dos melhores livros sobre conflitos militares, está disponível em uma caixa com dois volumes cobrindo os anos importantes do surgimento, progresso e resolução do conflito, de 1919 a 1945. Durante o período de 1919 a 1941 , Churchill reconta os eventos mais importantes em grande detalhe e ritmo, incluindo o Tratado de Versalhes, a ascensão de Hitler e a estrutura política europeia.

No segundo volume, Churchill descreve em grande detalhe os eventos de dezembro de 1941 a 1945, incluindo o ataque a Pearl Harbor e a construção de alianças decisivas entre a Inglaterra, a URSS e os Estados Unidos, bem como a construção de um epílogo terrivelmente lúcido sobre o possível desenrolar do maior conflito militar de todos os tempos.

Memórias da Segunda Guerra Mundial está disponivel na Amazon neste link.

Os Melhores Livros de História Sobre Países e Continentes

Brasil: Uma Biografia

por Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling

Ao longo de mais de 800 páginas, o livro ocupa o décimo lugar dos mais vendidos em “América do Sul em História” da Amazon e conta com mais de 2.000 avaliações positivas de leitores. Como o próprio nome indica, o foco total do livro é sobre a história do Brasil durante todos os seus mais de 500 anos, desde os principais tópicos até os menos comentados, como a vida cotidiana no país. A sua edição mais recente com um pós-escrito ainda comenta sobre os atuais problemas vividos pelos brasileiros, como o agito na democracia, o famoso impeachment da ex-presidente e etc.

Brasil: Uma Biografia: Pós-escrito pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

História da Ásia

por Emiliano Unzer

Se você está à procura de um livro completo sobre as regiões asiáticas, então as suas buscas acabaram agora mesmo com este livro de Emiliano Unzer. Ao todo, são mais de 1.000 palavras ensinando tudo sobre a Ásia, desde o início dos tempos até o século XXI. Por ser um dos maiores nomes do país sobre a História da Ásia, o livro de Unzer é uma leitura obrigatória para aprender sobre os mínimos detalhes do avanço dos países asiáticos. 

História da Ásia pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Conclusão: Os Melhores Livros de História

Ao longo da nossa lista com os melhores livros de história, você poderá encontrar diversos livros importantes sobre o tema, divididos nas seguintes categorias:

Melhores Livros de História Geral

  1. História das Ideias Políticas. Idade Média Até Tomás de Aquino, por Eric Voegelin
  2. A História do Mundo Para Quem Tem Pressa, por Emma Marriot
  3. A História do Mundo: da Pré-História ao Século 21, por Jeremy Black
  4. Cultura Geral: Tudo o Que se Deve Saber, por Dietrich Schwanitz

Melhores Livros de História Sobre Guerras

  • A Primeira Guerra Mundial: os 1.590 Dias Que Transformaram o Mundo, por Martin Gilbert
  • A Segunda Guerra Mundial: os 2.174 Dias Que Mudaram o Mundo, por Martin Gartin
  • Memórias da Segunda Guerra Mundial, por Winston Churchill

Os Melhores Livros de História Sobre Países e Continentes

  • Brasil: Uma Biografia, por Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling
  • História da Ásia, por Emiliano Unzer

Se você gostou dessa lista com os melhores livros de história, recomendamos também:

Os Melhores Livros de Filosofia


Destes titulos em nossa lista dos melhores livros de história, qual o seu favorito? Existe algum outro título de época ou recente que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!