Os 10 Melhores Livros Conservadores

Igreja de saint coloman - Os melhores livros conservadores

Essa lista dos melhores livros conservadores é apenas um dos artigos de uma série que contém também os melhores livros liberais e de esquerda.

Há algumas coisas que todo jovem conservador deveria saber, seja para o seu aprimoramento intelectual, para manter discussões bem embasadas ou até mesmo por aspirações políticas.

Boas noções dos fundamentos econômicos, por exemplo, são críticos para qualquer conservador que defenda um livre mercado. Uma boa compreensão do que se entende por “análise dos fatos” e “direitos inalienáveis” é a chave para, bem, quase tudo.

O jovem conservador não pode contar com o sistema educacional atual para lhe ensinar as ideias mais importantes do conservadorismo. Felizmente, existem centenas de clássicos conservadores escritos por alguns dos pensadores mais brilhantes e importantes da história que estão tão próximos quanto um clique de distância.

Os livros escolhidos foram divididos em 3 listas:

  • Os melhores livros para conservadores iniciantes: leituras ideais e de fácil compreensão para quem quer aprender mais a respeito do tema.
  • Os melhores livros conservadores estrangeiros, escritos por autores celebrados no mundo todo.
  • Os melhores livros conservadores brasileiros, com temática mais específica para o nosso país.

Mas primeiro, vamos entender um pouco mais sobre o próprio conceito de conservadorismo que usamos aqui.

Listen to “Os 10 Melhores Livros Conservadores Para Ler em 2022!” on Spreaker.

O que é um conservador?

Embora existam inumeras definições do que é ser um conservador, praticamente todas elas (ao menos as mais sérias) tem uma coisa em comum:

Um conservador é uma pessoa que adere aos valores tradicionais de sua cultura, valores que foram testados pelo tempo e em muitas situações, garantiram a própria existência daquele povo.

Ser conservador é admirar a beleza, respeitar a tradição e valorizar o passado. Significa respeitar (embora nem sempre concordar com) as figuras de autoridade e as instituições. Um conservador geralmente acredita em trabalho duro e perseverança na vida, em vez de aceitar esmolas de outros . Um conservador é também alguém que obedece a um determinado código moral e em valores que são imutáveis ao longo do tempo.

Em última instância, o conservador acredita que a verdade continua sendo verdadeira independente do quão outras pessoas aderem à ela. Ele é o oposto do relativista, que acredita que a verdade depende de uma interpretação pessoal dos fatos.

Uma citação de Roger Scruton, um dos grandes autores conservadores do século XX, traduz esse pensamento:

O conservadorismo parte de um sentimento que todas as pessoas maduras podem compartilhar prontamente: o sentimento de que coisas boas são facilmente destruídas, mas não facilmente criadas.

Livros para Conservadores Iniciantes

Embora estes livros não seja sobre o conservadorismo em si, eles irão ajudar o leitor a entender o que está no lado oposto do espectro conservador.

Podres de Mimados – As consequências do sentimentalismo tóxico

por Theodore Dalrymple

Theodore Dalrymple escreve sobre o sentimentalismo arraigado nas novas gerações e que está estrangulando a vida pública. Sob o pretexto de criar filhos excelentes, ajudar os pobres, apoiar os deficientes e, em geral, fazer o bem, estamos fazendo exatamente o oposto. Através de temas sociais, políticos, populares e literários Dalrymple expõe as repercussões desastrosas de abandonar o raciocínio e adotar o que ele chama de culto do sentimento.

Podres de Mimados – As consequências do sentimentalismo tóxico pode ser encontrado na Amazon neste link.

1984

George Orwell

1984, uma distopia futurística publicada pela primeira vez em 1949, é um clássico moderno. Foi publicado poucos meses antes da morte do autor, mas ainda assim se destaca como uma impressionante reflexão literária sobre o caráter sinistro do poder.

O último romance de George Orwell apresenta Winston Smith, um homem preso em uma sociedade totalitária governada pelo estado, onde tudo é feito coletivamente, mas todos vivem sozinhos. Ninguém escapa do olhar cínico e brutal do Grande Irmão. Na verdade, a filosofia do partido no poder tem pouca consideração pelo presente ou futuro. Winston aprende com o líder do partido O’Brien que “Nós só nos importamos com o poder. Poder pelo poder, poder puro.” Foi um grande sucesso quando foi lançado em 1949.

1984 pode ser encontrado na Amazon neste link.

Os 7 Melhores Livros Conservadores Estrangeiros

O poder e a glória

por Graham Greene

Este é o único livro de ficção da nossa lista dos melhores livros conservadores, e por um motivo especial.

Poucas, senão nenhuma outra obra abordam a jornada de um homem na descobra de seus valores e na defesa da verdade tão bem quanto este livro.

Muitos livros de ficção possuem a história do personagem principal se transformando em uma pessoa melhor. Uma epifania. Mas em O Poder e a Glória,a epifania é de todos de nós, leitores, que página após página começamos a entender melhor o sacrifício feito pelo protagonista.

O poder e a glória pode ser encontrado na Amazon neste link.

Considerações Sobre a França

Joseph de Maistre

As Considerações sobre a França se destacam pela novidade de uma leitura da Revolução em dois níveis distintos. A primeira é uma interpretação mais vulgar de seu sentido político, como a instauração de uma república e a abolição da monarquia francesa e do sistema político e social do Ancien Régime.

A outra é uma interpretação na forma de um sentido metopolítico da Revolução, como manifestação da Providência e forma de punição da humanidade degenerada.

Considerações Sobre a França está disponível na Amazon neste link

A Vida na Sarjeta. O Círculo Vicioso da Miséria Moral

Theodore Dalrymple

Este livro, que é um dos favoritos de Jordan Peterson, foi recomendado pelo professor canandense no episódio 23 da quarta temporada de seu podcast.

Depois de anos e anos apenas estudando autores marxistas e/ou progressistas, ler Dalrymple é como conversar com uma pessoa lúcida solitária em um hospício.

O autor usa relatos da vida real de indivíduos em situação de pobreza para examinar os pontos fortes e as falhas do Estado de bem-estar social emergente na Inglaterra e em outras nações.

A Vida na Sarjeta. O Círculo Vicioso da Miséria Moral está disponível na Amazon neste link.

A Rebelião das Massas

José Ortega y Gasset

Em seu famoso livro Revolta das Massas, o filósofo espanhol José Ortega y Gasset escreveu que “toda civilização é um equilíbrio contínuo entre autonomia e dependência, entre individualidade e laços sociais”. A força essencial que mantém unida a estrutura cada vez mais diversa e complexa da sociedade moderna é a cooperação. Felizmente para nós, tudo o que precisamos para experimentar a necessidade e o prazer da cooperação é uma cópia deste livro instigante.

A Rebelião das Massas está disponível na Amazon neste link

Tolos, fraudes e militantes

por Roger Scruton

Scruton ao longo das páginas aborda as maiores estrelas do marxismo cultural, de Lacan a Żizek, numa forma muito sábia de criticá-los.

Em vez de derrubá-los com as críticas conservadoras habituais, ele critica a (falta de) sentido e (ausência) de significado na ideologia dos revolucionários, e termina por mostrar como o marxismo cultural foi criado e fundado em uma retórica psicopática destrutiva, vazia e limítrofe. Não concordo com algumas das ideias de Scruton (como suas visões um tanto favoráveis ao iluminismo), mas sua crítica aos autores frankfurtianos e gramscistas é uma das melhores que já vi.

Tolos, fraudes e militantes pode ser encontrado na Amazon neste link.

A Idéia de Uma Universidade

São John Henry Newman

O Cardeal Newman foi convidado a fazer uma série de discursos sobre a essência da educação universitária em Dublin, Irlanda, em 1852. Em seguida houve criação de uma Universidade Católica, da qual ele serviu como reitor de 1854 a 1858, administrando os projetos e o desenvolvimento do campus. Posteriormente, o autor combinaria esses discursos, bem como ocasionais palestras e escritos apresentados a membros da mesma instituição, neste livro.

A Idéia de Uma Universidade está disponível na Amazon neste link

Os 3 Melhores Livros Conservadores Brasileiros

Pare de Acreditar no Governo – Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado

por Bruno Garschagen

Bruno Garschagen relembra os momentos específicos da história brasileira (e da formação do pensamento nacional) que nutriram nossa cultura estatista e dependente do governo. Apesar de ser fã de história, desconhecia muitas das coisas mencionadas no livro. É uma boa leitura escrita ainda no período pré-impeachment.

Este livro foi uma das razões da ainda pequena, porém gradual mudança no pensamento de muitos brasileiros no pós-2016.

Pare de Acreditar no Governo – Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado pode ser encontrado na Amazon neste link.

A corrupção da inteligência: intelectuais e poder no Brasil

por Flavio Gordon

Flávio Gordon, se valendo de anos de experiências e convivência no meio universitário brasileiro, e, mais especificamente no mais anti-conservador dos circulos deste meio (as ciências humanas), expõe a responsabilidade dos nossos “intelectuais” na destruição da nossa alta cultura, seguindo o projeto Marcusiano de demolição dos alicerces morais da sociedade.

O livro merece elogios não somente pela coragem do autor mas também pela extensa bibliografia usada para fundamentar o contexto histórico que levou ao estado degradante das universidades e da cultura brasileira.

A corrupção da inteligência: intelectuais e poder no Brasil pode ser encontrado na Amazon neste link.

Revolução e Contra-Revolução

por Plínio Correia de Oliveira

Excelente livro. Plinio faz jus a ser um dos pensadores brasileiros (e sul-americanos) mais lidos no século XX. A qualidade deste livro e sua visão sobre as mudanças mundiais nos últimos cinco séculos são uma reflexão essencial para uma visão sólida sobre como revolucionários de várias estirpes procuram alterar (e frequentemente destruir) a sociedade.

Uma recomendação absoluta.

Revolução e Contra-Revolução pode ser encontrado na Amazon neste link.

Recomendação Extra: O que o Brasil pode aprender com a Polônia: Lições para reconstruir um país

por Levi Borba

A união do povo polonês, a consciência de seu passado, a salvaguarda da religião e as expressões de suas tradições formaram o país que vemos hoje.

O Brasil e Polônia têm vários pontos em comum. A diferença essencial entre as duas nações é como elas percebem a reconstrução após cada guerra, colapso econômico ou calamidade. O autor buscou lições relevantes para o Brasil no contraste dessas variações, do que cada país mantém ou elimina depois dos grandes desastres.

O que o Brasil pode aprender com a Polônia: Lições para reconstruir um país pode ser encontrado na Amazon neste link.

Conclusão: Os 10 Melhores Livros Conservadores

Livros para Conservadores Iniciantes

  • Podres de Mimados – As consequências do sentimentalismo tóxico
  • 1984

Os 6 Melhores Livros Conservadores Estrangeiros

  • O poder e a glória
  • Considerações Sobre a França
  • A Vida na Sarjeta. O Círculo Vicioso da Miséria Moral
  • A Rebelião das Massas
  • Tolos, fraudes e militantes
  • A Idéia de Uma Universidade

Os 3 Melhores Livros Conservadores Brasileiros

  • Pare de Acreditar no Governo – Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado
  • A corrupção da inteligência: intelectuais e poder no Brasil
  • Revolução e Contra-Revolução
  • Recomendação Extra: O que o Brasil pode aprender com a Polônia: Lições para reconstruir um país

Se você gostou dessa lista com os melhores livros conservadores, recomendamos também:

Os Melhores Livros de Filosofia

A Lista de Livros Indicados por Olavo de Carvalho

5 Livros Recomenados ou Lidos por Jair Bolsonaro


Destes titulos em nossa lista dos melhores livros conservadores, qual o seu favorito? Existe algum outro título de época ou recente que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!