Livros Recomendados por Warren Buffett

Warren Buffett - Livros Recomendados.

Neste artigo, iremos te apresentar 2 listas, bem como uma breve sinopse ou opinião sobre cada obra. A primeira são os livros escritos por Warren Buffett, e a segunda são os livros recomendados por este famoso (e muito bem-sucedido) investidor, também conhecido como o Oráculo de Omaha.

Listen to “O Bilionário Warren Buffett Recomenda que Você Leia Esses 10 Livros em 2022!” on Spreaker.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre investimentos, lembre-se de checar também a lista dos livros recomendados pelo mega-investidor Brasileiro Luiz Barsi.

Quem é Warren Buffett

A história de Warren Buffett começa em 1930 no estado americano de Nebraska. Desde muito jovem, Buffett mostrou desde cedo interesse em negócios e investimentos. Os primeiros anos de formação de Buffett foram repletos de empreendimentos comerciais. Enquanto ainda estava no colégio, ele ganhava uns trocados entregando jornais, vendendo bolas de golfe e selos, entre outras coisas.

No segundo ano do ensino médio, em 1945, Buffett e um amigo pagaram US $ 25 em uma velha máquina de pinball e a instalaram em uma barbearia do bairro. Em poucos meses, eles tinham várias máquinas em três barbearias diferentes da cidade. Meses depois, venderam a empresa por uma quantia várias vezes maior do que investiram.

Buffett começou seus estudos superiores na Universidade da Pensilvânia antes de se transferir para a Universidade do Nebraska, onde se graduou em administração de empresas. Posteriormente, frequentou a Columbia Business School, onde fez mestrado em economia.

Warren Buffett segue a escola de pensamento de Benjamin Graham, baseada em value investing, onde os investidores buscam ações com preços injustificadamente baixos em relação ao seu valor inerente. Não existe um método infalível para calcular o valor intrínseco; no entanto, na maioria das vezes, é determinado pelo exame dos fundamentos de uma empresa. O investidor que adota o value investing é tal qual um caçador de pechinchas, buscando ações subvalorizadas pelo mercado, mas não reconhecidas pela maioria dos outros compradores.

Uma curiosidade: apesar de possuir uma fortuna pessoal de mais de 100 bilhões de dólares, Warren Buffett ainda mora na mesma casa que comprou em 1958 por $ 31.500.

Livros sobre Warren Buffett

Embora Buffett nunca tenha escrito um livro que tenha sido traduzido para o Português, o investidor fez várias palestras, ensaios e cartas que foram reunidas e deram origens a livros que detalham sua filosofia de investimento.

A principal autora a reunir esses ensinamentos foi a sua nora, Mary Buffett, que estudou os métodos de investimento do sogro durante quase 12 anos. Seus livros são:

Warren Buffett e a análise de balanços

Os autores, Mary Buffett e David Clark, explicam que Buffett criou sua riqueza com a ideia revolucionária de que empresas com vantagem competitiva mostram tanta força e previsibilidade no lucro a ponto de seu crescimento tornar as ações em uma espécie de título com patrimonial, com pagamento de dividendos cada vez mais altos.

Warren Buffett e a análise de balanços está disponível na Amazon neste link.

Como Enriquecer na Bolsa com Warren Buffett

Este livro foi traduzido para 12 países e ainda é uma ferramenta vital para quem está começando nas finanças. A primeira parte é chamada de “A Arte da Buffetologia Básica” e ensina alguns dos segredos de Buffett em como identificar uma boa empresa para investir.

Na segunda parte do livro, “Buffetologia Avançada”, você aprenderá como calcular a taxa anual prevista de retorno.

Como Enriquecer na Bolsa com Warren Buffett está disponível na Amazon neste link.

O Tao de Warren Buffett

“O Tao de Warren Buffett”, de Mary Buffett e David Clark, é uma coleção de citações e opiniões do megainvestidor que dizem muito sobre quem ele é e como investe. São sugestões sobre como lidar com crises, avaliar organizações e vantagens competitivas e até mesmo como se livrar de maus investimentos. Tudo o que um investidor precisa para ter sucesso no mercado financeiro.

Investir, de acordo com Warren Buffett, é fácil. Para ele, um investidor precisa apenas das quatro operações matemáticas fundamentais. Mais do que isso é distração do real objetivo: investir em empresas prósperas com vantagens competitivas de longo prazo.

O Tao de Warren Buffett está disponível na Amazon neste link.

Buffet e as Demonstrações Financeiras

Este é o terceiro livro de uma série que se iniciou com “O Tao de Warren Buffett” e “Como Enriquecer na Bolsa com Warren Buffett”.

Você aprenderá ao longo das páginas deste livro:

  • Como ler um balanço patrimonial.
  • A razão pela qual gastos excessivos com P&D podem “matar” uma grande empresa.
  • Índices e fórmulas financeiras de Buffett para identificar empresas com vantagem competitiva duradoura.
  • Como Buffett avalia uma empresa usando informações financeiras.
  • Que tipo de empresa Warren Buffett evita, independentemente do preço de venda, e muito mais.

Buffet e as Demonstrações Financeiras está disponível na Amazon neste link.

7 segredos para investir como Warren Buffett: um guia simples para iniciantes

7 segredos para investir como Warren Buffett é um livro que todo investidor desejaria possuir. Questionários, tabelas e gráficosajudam na ilustração de certas táticas. E as experiências pessoais dos autores fornecem uma explicação direta da teoria subjacente ao Investimento em Valor, bem como orientação prática para adquirir as “habilidades sociais” – hábitos, mentalidade, gostar do que faz, cuidados da mente e corpo – que fizeram Warren Buffett e outros investidores de sucesso.

7 segredos para investir como Warren Buffett: um guia simples para iniciantes está disponível na Amazon neste link.

As Escolhas de Warren Buffett

Warren Buffet defende que o momento de comprar ações é quando ninguém mais as quer. Durante crises, notamos que algumas das empresas mais inesperadas – aquelas com vantagem competitiva durável – são negociadas a preços que fornecem aos investidores uma grande oportunidade de ganhar dinheiro a longo prazo. Na perspectiva de Warren Buffett, quando os preços das ações (de empresas com bons fundamentos) diminuem, a qualidade do investimento aumenta.

Após uma breve apresentação sobre o método de investimento de Buffet, os autores explicam como avaliar os lucros históricos por ação e o valor contábil de uma empresa para determinar rapidamente quais empresas têm uma vantagem competitiva durável e prever a taxa de retorno anual composta que um investimento oferece.

As Escolhas de Warren Buffett está disponível na Amazon neste link.

Livros recomendados por Warren Buffett

Video deste artigo: O Bilionário Warren Buffett Recomenda que Você Leia Esses 10 Livros.

A Grande Crise

John Kenneth Galbraith

Especulação sem limites, disparada nos volumes negociados, ativos adquiridos por compradores que desejam vendê-los em um dia ou em uma hora. É o final dos anos 1920.

Galbraith disse em uma nova introdução datada de 1997 que o mercado aquecido do final dos anos 1990 tinha semelhanças aparentes e inequívocas com a grande crise de 1929, e observa que todo boom financeiro desde então foi comparado à 1929, razão pela qual este best-seller de 1955 nunca saiu da lista dos mais vendidos.
Galbraith escreve com humor e experiência sobre investimentos arriscados e a estranha inatividade do governo. Todas as semanas na década de 1990, novas empresas com granades prejuízos entravam no mercado sendo vendidas por múltiplas vezes seu valor real. Existem vários paralelos notáveis, incluindo todos os investidores desinformados que pensaram que eram do mercado somente por causa ade seus investimentos subindo em valor, surfando uma onda altista.

A Grande Crise está disponível na Amazon neste link.

O poder de pensar fora da caixa: As lições de 8 executivos que superaram problemas aparentemente insolúveis

William N. Thorndike Junior

Que fatores contribuem para o sucesso de um executivo? A definição mais popular é “um gerente maduro com competência empresarial”, já outros mencionam os atributos de CEOs conhecidos, como confiança, excelentes habilidades de comunicação e carisma.

Mas o que realmente conta quando você está no comando de uma empresa? O que distingue um grande executivo? Essencialmente, tudo depende do desempenho de longo prazo fornecido pela empresa aos seus acionistas. William N. Thorndike Jr. explica os números por trás de uma carreira de de sucesso neste livro inovador e moderno, olhando de perto as performances de empresas como General Dynamics, TCI, Teledyne, Berkshire Hathaway e muitas outras, e analisa as atitudes de seus líderes.

As abordagens e atributos que permitiram esses líderes alcançarem um sucesso notável são revelados em O poder de pensar fora da caixa. O autor compartilha seus estudos e experiências, com anedotas esclarecedoras, lições inestimáveis ​​e um modelopara todos os interessados ​​em desenvolver uma empresa de sucesso impressionante.

O poder de pensar fora da caixa está disponível na Amazon neste link.

O investidor de bom senso

John C. Bogle

Um guia clássico para operar com sabedoria no mercado financeiro. John C. Bogle, o fundador d lendária gestora americana Vanguard, revela o segredo de seu desempenho neste livro, detalhando o que ele considera a estratégia mais simples e eficiente: fundos de índice.

Este livro revolucionara a maneira que você pensa à respeito de investimentos, fornecendo instruções detalhadas, bem como sugestões práticas. Lições como:

• Como construir uma carteira diversificada e de baixo custo, livre dos riscos associados a empresas específicas, seleção de diretores e rotatividade de setores.

• Como capitalizar o poder dos retornos, evitando a tirania dos custos.

• O que investidores e estudiosos experientes, como Warren Buffett, Benjamin Graham, Paul Samuelson e Burton Malkiel, têm a dizer sobre o investimento.

O investidor de bom senso está disponível na Amazon neste link.

A marca da vitória: A autobiografia do criador da NIKE

Phil Knight

Phil Knight, o homem por trás da Nike, sempre foi uma figura misteriosa. Agora ele conta sua história em um livro frenético e surpreendente.

Após 24 anos sendo mochileiro e conhecendo o mundo, Knight decidiu que não trabalharia para uma grande empresa, pois isso seria enfadonho e monótono. Com 50 dólares de seu pai pai, ele abriu uma empresa em 1963 para importar tênis japoneses de alta qualidade a baixo custo. E ele não podia acreditar quando vendeu todos os seus primeiros pedidos em tempo recorde.

Criar a Nike não foi uma tarefa fácil, já que Knight detalha os riscos que enfrentou, os concorrentes formidáveis ​​e suas muitas vitórias e golpes de sorte.

Ele lembra da criação do nome e do emblema, dos primeiros modelos de tênis e de contratos com atletas renomados. O relacionamento com o fundador da Nike, Bill Bowerman, e os primeiros funcionários, um grupo de gênios desajustados que rapidamente se tornaram uma família, também são destacados.

Eles criaram uma marca e uma cultura que mudariam para sempre os parâmetros de desempenho e vitória.

A marca da vitória: A autobiografia do criador da NIKE está disponível na Amazon neste link.

Ações Comuns Lucros Extraordinários

Philip Fisher

Philip Fisher é considerado um dos maiores investidores de todos os tempos. Seu conceito de investimento, apresentado há mais de sessenta anos, ainda é usado e estudado por especialistas e foi uma influência para Warren Buffett.

Os três principais trabalhos de Fisher estão incluídos aqui: Ações comuns, lucros extraordinários (1958), Investidores conservadores dormem tranquilos (1975) e Desenvolvendo uma filosofia de investimentos (1980). O livro apresenta uma nova introdução escrita pelo filho do autor, o também investidor Kenneth Fisher, que acrescenta pontos de vista ao trabalho de seu pai.

Ações Comuns Lucros Extraordinários está disponível na Amazon neste link.

Aventuras empresariais

John Brooks

Um livro de negócios sobre as falhas de grandes empresas e que está entre os favoritos de Bill Gates.

O fundador da Microsoft pediu a seu amigo Warren Buffett um bom livro de negócios para ler em 1991. Buffett não pensou duas vezes: recomendou o livro de John Brooks, Aventuras Empresariais. Bill amou e ele ainda acha que é o melhor livro de negócios que já leu.

A verdade é que muitas empresas mudaram, mas os princípios básicos permanecem. Uma das histórias do livro que todos os que trabalham na área de tecnologia deveriam ler é sobre a Xerox. A empresa não prestou atenção às pesquisas que levaram ao desenvolvimento da Internet e da primeira interface gráfica, que hoje conhecemos como Windows. Ela achava que esses produtos não eram importantes. Ou quando a Ford Motor Company tentou fazer o Edsel, um modelo de carro de passageiros que fracassou, pois eles não prestaram atenção ao nome, ao design e às opiniões dos consumidores. Aventuras Empresariais mostram que o momento da tomada de decisão pode ajudar ou destruir um negócio.

Aventuras empresariais está disponível na Amazon neste link.

Sonho grande

Cristiane Correa

Nos últimos 40 anos, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira construíram o maior império da história do capitalismo brasileiro. Eles também ganharam um nível de atenção sem precedentes no cenário mundial.

Em apenas cinco anos, eles compraram três marcas americanas globalmente conhecidas: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso foi feito com a máxima discrição, tentando ficar fora dos olhos do público. O trio criou uma fórmula de gerenciamento única, baseada na meritocracia e sempre busca formas de cortar custos. Uma cultura eficiente e implacável onde não há espaço para trabalho ineficiente. Os que sobrevivem podem se tornar sócios e fazer fortuna.

Sonho Grande é um olhar aprofundado sobre a vida desses empresários desde a fundação do Banco Garantia, na década de 1970, até agora.

Sonho grande está disponível na Amazon neste link.

O Mais Importante para o Investidor: Lições de um Gênio do Mercado Financeiro

Howard Marks

Howard Marks, o fundador da Oaktree Capital, é conhecido em todo o mundo por sua excelente performance no mercado de ações. Por muito tempo ele foi um dos gestores mais lucrativos das Bolsas de Valores dos Estados Unidos. Agora, ele ensina como encontrar as melhores ações e usar seu dinheiro com sabedoria. Se você é um investidor experiente ou está apenas começando, este livro é para você, pois possui conselhos para ambos os tipos.

O livro, que se tornou um best-seller instantâneo, é usado por alguns dos melhores investidores do mundo, como Warren Buffet, Joel Greenblatt e Ray Dalio, entre outros

O autor descreve como ser um bom investidor e alerta sobre coisas que podem corroer seu dinheiro. Ele ensina lições importantes sobre gerenciamento de risco e tomada de decisão e analisa com sabedoria os ciclos de mercado.

O Mais Importante para o Investidor: Lições de um Gênio do Mercado Financeiro está disponível na Amazon neste link.

Breve história de quase tudo

Bill Bryson

Um relato de quase tudo o que sabemos sobre o mundo, desde o início dos tempos até os dias atuais. O livro ganhou o Prêmio Aventis em 2004 e foi publicado em 29 países, vendendo mais de 2 milhões de cópias apenas na Inglaterra.

Bill Bryson, um conhecido escritor e colunista, percebeu que não sabia por que os oceanos eram salgados. Ele também percebeu que não sabia muito sobre o planeta onde vivia. A busca o levou a assumir uma tarefa gigantesca: entender e explicar quase tudo que ele não sabia.
Bryson fala sobre física, geologia, paleontologia e todas as outras matérias que ele considerava “enfadonhas” quando estava na escola. Ele começa no início do universo e vai até os dias atuais. Ao contrário do livro didático tradicional, sua escrita não usa termos técnicos, mas não perde a profundidade. O autor quer saber como os cientistas têm novas ideias. Para escrever esta breve história de quase tudo, Bryson olhou para várias fontes diferentes e reuniu o que pode ser chamado de um divertido guia de viagem científica.

Breve história de quase tudo está disponível na Amazon neste link.

10 Mandamentos Para Fracassar Nos Negócios

Donald R. Keough

Se você acha que é difícil quebrar o seu negócio, você está errado.

Utilize os 10 mandamentos para Fracassar nos Negócios, de Don Keough, e sua queda será certa. E rápida também. Usando humor e bom senso, Keough fala sobre as 10 coisas que muitas vezes levam empresas e líderes à falência. Se você deseja evitar essas armadilhas, este livro mostra como.

Quando Keough fala sobre suas ideias, ele não usa clichês como “segredos do sucesso”. Em vez disso, ele usa fatos históricos para apoiar suas idéias. Ele aponta as partes úteis e surpreendentes dos desastres, bem como suas partes engraçadas.

10 Mandamentos Para Fracassar Nos Negócios está disponível na Amazon neste link.

Warren Buffett e Bill Gates

Buffett e Bill Gates são amigos há muito tempo. Gates inclusive fazia parte do conselho da Berkshire Hathway, o conglomerado de empresas de Warren Buffett. Em 2006, o mega-investidor decidiu dar a maior parte de seu dinheiro à fundação dirigida por Bill e Melinda Gates, tornando-a uma das maiores ONGs do planeta.


Se você gostou dessa lista de livros indicados por Warren Buffett, recomendamos também:

Os Livros Recomendados por Bill Gates

Livros Indicados por Elon Musk

Os Melhores Livros Sobre Investimentos


Destes livros indicados por Warren Buffet, qual o seu favorito? Existe algum outro livro recomendado pelo oráculo de Omaha que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM título para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!