Livros Indicados por Elon Musk

Livros indicador por elon, musk, mars-6083103.jpg

Este empresário, cujo patrimônio pessoal ultrapassou recentemente US$ 270 bilhões, sempre teve uma queda por livros. Antes de assumir a Tesla, revolucionar o sistema de transações online com o Paypal ou lançar foguetes da SpaceX em órbita, Ele passava até dez horas por dia lendo de livros técnicos até ficção científica – alguns destes você descobra nesta lista de livros indicados por Elon Musk.

Ele leu toda a Enciclopédia Britânica aos 9 anos e logo depois completou um curso de linguagem de programação BASIC que deveria durar seis meses…. em apenas três dias.

Outro evento que demonstra a paixão de Musk por livros foi quando fez sua visita a Rússia em 2001 em busca de um veículo espacial. O bilionária achou o equipamento disponível caro e um desperdício – considerando que os foguetes só poderiam ser usados ​​uma vez. Com poucas opções, ele mergulhou em livros técnicos sobre propulsão e aeronáutica e assim teve a idéia de construir sua própria nave espacial, com um nível de qualidade comparada as da NASA. Se você também se interessa pelo espaço, cheque nossa lista dos melhores livros sobre astronomia.

Em 2002, Jim Cantrell, consultor aeroespacial, ingressou na SpaceX como vice-presidente de desenvolvimento de negócios e foi também um mentor de Musk na indústria aeroespacial. Ele afirma que o agora segundo homem mais rico do mundo aprendeu a ciência por trás dos foguetes ao ler livros e conversar com titãs da indústria.

Ou seja: quando Elon Musk não está enviando foguetes para o espaço ou desenvolvendo novas empresas, ele está lendo livros. Musk credita os livros por seu sucesso, desde ficção científica clássica até estudos complexos sobre inteligência artificial. “Eu leio livros”, ele disse quando um repórter perguntou sobre como ele aprendeu sobre tecnologia espacial.

Aqui estão as melhores recomendações de Musk (não se preocupe, não há nenhum livro técnico ou de engenharia!).

Quem é Elon Musk

Elon Reeve Musk nasceu em 1971 em Pretória, uma das três capitais da África do Sul. Sua mãe era uma modelo e nutricionista e seu pai engenheiro.

Musk desde pequeno foi um leitor de livros voraz, lendo de tudo, desde enciclopédias a histórias em quadrinhos. Mas o intelecto de Musk não ajudou muito a sua vida social, pois na escola ele fez poucos amigos. Os anos foram solitários e brutais, segundo suas descrições.

A única esperança de Musk era a tecnologia. Ele aprendeu a programar no Commodore VIC-20, um computador doméstico barato, quando tinha dez anos. Logo em seguida ele desenvolveu o Blastar, um jogo no estilo Space Invaders. Por US$ 500, ele vendeu o código BASIC do jogo.

Musk se mudou para o Canadá aos 17 anos, obtendo cidadania devido ao fato de sua mãe ser canadense. Hoje, ele é um empreendedor visionário e o extravagante cofundador do PayPal (PYPL), Tesla (TSLA), SpaceX, Neuralink e The Boring Company, entre outros.

Seu extraordinário sucesso gerou comparações com Steve Jobs, Howard Hughes, Henry Ford e Bill Gates. Musk tem uma forte ética de trabalho (ele trabalha de 80 a 120 horas por semana) e uma visão fixa e tenaz, que o ajudaram a conquistar a segunda maior fortuna do mundo. Apenas Jeff Bezos é mais rico do que ele.

8 Livros Indicados por Elon Musk

Da guerra

por Carl Von Clausewitz

Neste livro, o general prussiano Carl von Clausewitz fala sobre seu tratado sobre arte militar que foi publicado entre 1832-1837, depois de sua morte. Clausewitz mostra que era um grande fã da ideia de que os valores morais eram mais importantes que as forças materiais. Para ele, as coisas materiais são importantes quando há um conflito armado, mas não são o que há de mais importante porque a guerra não pode ser vista como um evento único na história, pois está ligada à consciência do povo.

Da guerra pode ser encontrado na Amazon neste link

Catarina, a grande: Retrato de uma mulher

por Robert K. Massie

Uma princesa alemã de 14 anos é enviada à Rússia para se casar com Pedro III, o herdeiro do trono. Prisioneira de um palácio, Catarina lidera um golpe que deporá seu marido e a levará ao trono. Este é o primeiro passo para se tornar uma das mulheres mais poderosas ​​da história e que governou por 34 anos. Ela lidou com rebeliões, guerras e as mudanças políticas em tempos de Revolução Francesa. Ela também desempenhou um grande papel na modernização do exército Russo e ajudou a promover as artes. Por muitos anos o autor, Robert K. Massie, estudou história russa. Neste livro, ele revela passagens do diário e cartas de Catarina, a Grande, pintando um retrato fascinante da monarca.

Catarina, a grande: Retrato de uma mulher pode ser encontrado na Amazon neste link.

Tempestades de Aço

por Ernst Jünger

Durante a Primeira Guerra Mundial, Ernst Junger lutou na linha de frente alemã contra os britânicos e franceses. Jovem, durão, patriota, mas também autoconsciente, ele se empolgava com a guerra, que via não apenas como um grande conflito nacional, mas também como uma luta pessoal. Liderando grupos de ataque, defendendo trincheiras contra tentativas de assassinato dos britânicos, Junger continuou se testando, preparado para sua própria morte. “Tempestade de Aço” foi um best-seller mundial logo após o fim da guerra.

Tempestades de Aço pode ser encontrado na Amazon neste link.

Stálin

por Simon Sebag Montefiore

Que Stalin era um ditador soviético, líder marxista e czar russo é algo reescrito nesta aclamada biografia de Stalin e seus parceiros.

Simon Sebag Montefiore revela o medo e a traição do mundo soviético, o privilégio e a devassidão, a vida familiar e a crueldade assassina do ditador. O resultado de sua pesquisa tornou-se um clássico sobre a história comunista. Este é um retrato íntimo de um homem tão complexo quanto brutal e arrepiante.

Stálin pode ser encontrado na Amazon neste link.

De zero a um

por Peter Thiel

O famoso empresário e investidor Peter Thiel nos mostra como criar coisas novas em De zero a um.

De acordo com Thiel, estamos vivendo em uma era de estagnação tecnológica, mesmo que estejamos distraídos com dispositivos móveis brilhantes. A tecnologia avançou rapidamente, mas o progresso não precisa se limitar a computadores ou ao Vale do Silício. O progresso é possível em qualquer indústria ou negócio. Vem da habilidade de liderança mais importante: pensar por si mesmo.

Uma nova maneira de pensar sobre inovação, De zero a um começa por fazer perguntas que levam a descobertas inesperadas de valor.

De zero a um pode ser encontrado na Amazon neste link.

A Arte da Guerra

por Sun Tzu

“A Arte da Guerra” é um tratado militar chinês do século V a.C. atribuído ao estrategista militar chinês Sun Tzu. Um trabalho definitivo sobre estratégia e tática de guerra, contém 13 capítulos, cada um dedicado a um aspecto diferente dos combates. O imperador Shenzong colocou-o no topo da coleção dos Sete Clássicos Militares em 1080, e tem sido o texto de estratégia mais influente no leste da Ásia. Influenciou o pensamento militar oriental e ocidental, a estratégia de negócios e jurídica.

A Arte da Guerra pode ser encontrado na Amazon neste link.

O guia definitivo do mochileiro das galáxias

por Douglas Adams

Arthur Dent é salvo por Ford Prefect, um pesquisador do Guia das galáxias, segundos antes de a Terra ser demolida para uma autoestrada espacial. Eles erguem as mangas para uma viagem pelas estrelas e embarcam em uma perigosa jornada através do tempo e do espaço.

Uma excelente comédia que já virou até filme.

O guia definitivo do mochileiro das galáxias pode ser encontrado na Amazon neste link.

A revolta de Atlas

por Ayn Rand

A revolta de Atlas é um clássico moderno e a mais extensa declaração de objetivismo de Rand — e de sua filosofia pessoal. O livro oferece ao leitor um espetáculo da grandeza humana, retratada com toda a poesia e poder de uma das principais escritoras americanas do século XX.

É um romance complexo e gigantesco, com mais de 1200 páginas.

A revolta de Atlas pode ser encontrado na Amazon neste link.

Elon Musk e Jeff Bezos

Se você acompanhou a corrida rumo ao espaco entre Blue Origin e SpaceX, provavelmente encontrará um artigo sobre a rivalidade acalorada dos CEOs das duas empresas. Esqueça a guerra fria, desta vez, é o CEO da Tesla, Elon Musk, contra o fundador da Amazon, Jeff Bezos: os dois homens mais ricos do planeta competindo para ver qual de suas empresas dominará a nova indústria de voos espaciais privados.

Nós também separamos a lista de livros recomendados por Jeff Bezos para você.

Mas será que a a rivalidade Musk-Bezos é real? Um estudo da Routledge examinou 95 publicações da indústria de tecnologia e concluiu que os planos declarados de Musk e Bezos para o domínio do espaço são complementares, não competitivos. Perante as câmeras, Bezos acha que o plano de Musk de colonizar Marte não é realista, enquanto Musk acha que construir a infraestrutura para a gigantesca estação espacial de Bezos levará muito tempo.

Mesmo antes de seus foguetes quebrarem a “linha Karman” – uma definição de onde o espaço sideral começa – você pode vê-los dividindo a indústria espacial em dois promissores projetos.


Se você gostou dessa lista de livros indicados por Elon Musk, recomendamos também:

Os Livros Recomendados por Bill Gates

Livros Recomendados por Warren Buffett

Os Melhores Livros Sobre Investimentos


Destes livros indicados por Elon Musk, qual o seu favorito? Existe algum outro livro recomendado pelo fundador da Tesla que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM título para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!