Os Melhores Livros de Matemática

Lousa com numeros para artigo com os melhores livros de matematica

A matemática é considerada uma área que estuda o raciocínio lógico e também abstrato, abordando também estruturas, estatísticas, variações, espaços, medidas e etc.  Hoje em dia, ela está presente em praticamente todos os aspectos de nossas vidas, desde as nossas televisões até mesmo a maneira como cozinhamos nossas comidas favoritas.

Mas embora ela seja tão importante para todos, ainda é uma das matérias menos queridas pelo público e também considerada como uma das mais difíceis. Se você está neste grupo e quer encontrar uma forma de mudar isso, não se preocupe! Há sim uma maneira de aprender mais sobre o mundo da matemática de forma interessante, e os livros podem se tornar seus melhores amigos nessa jornada de aprendizado.

Para te ajudar a aguçar seus conhecimentos matemáticos sem complicações, reunimos aqui os melhores livros de matemática para aprender mais sobre essa área tão importante.

Os Melhores Livros de Matemática

O Fantástico Mundo dos Números

por Ian Stewart

Em seu livro, Ian Stewart tem como objetivo mostrar o lado divertido e interessante dos números. De forma descomplicada, o autor apresenta um número diferente a cada novo capítulo, desde o zero até o valor de Pi e o maior número primo, se tornando um guia perfeito para quem está interessado em conhecer mais a fundo sobre o assunto. Por trazer ensinamentos sobre a criação e a história dos números, o livro se tornou um dos mais queridos por professores, historiadores e também apaixonados por matemática.

O Fantástico Mundo dos Números pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

O Livro da Matemática

por vários autores

Este livro é um dos volumes que compõem a coleção As Grandes Ideias de Todos os Tempos da Globo Livros, e tem como objetivo oferecer uma linguagem objetiva e simples sobre os principais tópicos “confusos” da matemática. Ou seja, nele o leitor poderá compreender sobre teorias e fórmulas complexas, respondendo também às perguntas mais comuns feitas por estudantes.

O Livro da Matemática pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Alex no País dos Números

por Alex Bellos

Outro livro dedicado a nos mostrar o universo dos números é o Alex no País dos Números, que em suas 512 páginas aquece a curiosidade e também o conhecimento sobre matemática, desde coisas simples como as regras de Sudoku até mesmo grandes teorias matemáticas. Em cada novo capítulo, é possível aprender mais sobre o tema de forma divertida e interessante.

Alex no País dos Números pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Em Busca do Infinito

por Ian Stewart

Outro livro escrito pelo matemático e professor Stewart em nossa lista, o Em Busca do Infinito aborda a história da matemática de uma forma simples e clara, para que até mesmo iniciantes possam entender sem nenhum problema. Ao longo das 384 páginas presentes na edição, você poderá aprender desde símbolos numéricos usados na Mesopotâmia até mesmo alguns maiores problemas matemáticos que ainda não possuem soluções nos dias de hoje.

Em Busca do Infinito pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

O Homem Que Calculava

por Malba Tahan

Escrito pelo brasileiro Julio Cesar de Mello e Sousa (utilizando o pseudônimo de Malba Tahan), o livro tem como objetivo explicar a história da matemática através de histórias curtas, onde o protagonista delas é o persa de Bagdá do século XIII chamado de Beremiz Samir. Durante as suas aventuras, o personagem é capaz de desvendar diversos problemas matemáticos de forma divertida e, claro, sem perder a lógica. Uma ótima opção para qualquer idade, mas principalmente para aguçar a curiosidade das crianças.

O Homem Que Calculava pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

1001 Problemas de Matemática Básica e Pré-álgebra Para Leigos

por Mark Zegarelli

Como o próprio nome indica, este livro é um guia básico para qualquer iniciante interessado em aprofundar mais seus conhecimentos de matemática e pré-álgebra, com um total de 1.001 problemas matemáticos divididos em níveis de aprendizagem diferentes. Além da apresentação dos problemas, também é possível encontrar a solução para cada uma delas e um passo-a-passo explicando como conseguir o mesmo resultado.

1001 Problemas de Matemática Básica e Pré-álgebra Para Leigos pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Matemática Básica Definitiva Para Concursos

por Alexandre Meirelles

Com quase 1.000 questões de concursos públicos acompanhadas de comentários para cada uma, este livro escrito por Alexandre Meirelles é uma das melhores opções para concurseiros. Além disso, para que o aprendizado fixe melhor, o leitor também é apresentado a um resumo da matéria ao terminar cada capítulo. Há também tabelas, diagramas e macetes famosos da área.

Matemática Básica Definitiva Para Concursos pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Sou Péssimo Em Matemática: Como Desvendar os Mistérios dos Números Com Histórias Fascinantes e Dicas Infalíveis

por Rafael Procopio

Ganhador de imensos elogios do jornalista Pedro Bial, o livro escrito por Rafael Procopio promete acabar de vez com todas as suas principais dúvidas de matemática. O autor (que também é professor e criador de conteúdos educativos para o YouTube) consegue acabar de vez com a sua raiva pela matéria, ensinando uma matemática básica de forma simples e fácil de entender através da história sobre o seu personagem fictício Carlos Frederico.

Sou Péssimo Em Matemática: Como Desvendar os Mistérios dos Números Com Histórias Fascinantes e Dicas Infalíveis pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

A Guerra do Cálculo

por Jason Socrates Bardi

Em seu livro, o autor apresenta aos seus leitores uma disputa histórica pouco comentada: a disputa entre Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz pela autoria do cálculo infinitesimal, que aconteceu no início do século XVIII e durou até o final de suas vidas. Durante mais de 10 anos seguidos, os matemáticos lutaram de forma pública pelo crédito do cálculo infinitesimal e todos os detalhes são apresentados ao leitor entre as 308 páginas do livro.

A Guerra do Cálculo pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Conclusão: Os Melhores Livros de Matemática

Em nossa lista de melhores livros de matemática, você pode encontrar os 9 principais livros da área, que são:

  1. O Fantástico Mundo dos Números, por Ian Stewart
  2. O Livro da Matemática, por vários autores
  3. Alex no País dos Números, por Alex Bellos
  4. Em Busca do Infinito, por Ian Stewart
  5. O Homem Que Calculava, por Malba Tahan
  6. 1001 Problemas de Matemática Básica e Pré-Álgebra Para Leigos, por Mark Zegarelli
  7. Matemática Básica Definitiva Para Concursos, por Alexandre Meirelles
  8. Sou Péssimo Em Matemática: Como Desvendar os Mistérios dos Números Com Histórias Fascinantes e Dicas Infalíveis, por Rafael Procopio
  9. A Guerra do Cálculo, por Jason Socrates Bardi

Você já leu ou já ouviu falar sobre alguns dos livros acima? Gostaria que algum outro título fosse incluído em nossa lista? Deixe suas experiências e pedidos nos comentários abaixo!


Se você gostou dessa lista com os melhores livros de matematica, recomendamos também:

Lista de livros para aprender Inglês

Excelentes Livros para Melhorar a Sua Comunicação

Livros Recomendados para Aprender História


Destes titulos em nossa lista dos melhores livros de matematica, qual o seu favorito? Existe algum outro título de época ou recente que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!