Os Melhores Livros de Filosofia

Imagem Atenas - Os Melhores Livros de Filosofia

Eis aqui algumas perguntas complicada: quais são os melhores livros de filosofia? Ou quais são os livros de filosofia ideais para iniciantes? Quais títulos contemporâneos vale a pena ler?

Muitos especialistas dizem para começar com Platão, ou que para ao vestibular, basta seguir o que foi perguntado nos últimos anos. Poucos admitem que não deram ao assunto reflexão e atenção o suficiente para chegar a uma boa resposta.

Por que devemos ler livros sobre filosofia?

A resposta é simples: porque o pensamento filosófico moldou o mundo por milhares de anos e ainda o faz hoje. Ele moldou nossas línguas, nossas ciências, nossa moral e nossa cultura. O estudo da filosofia nos permite entender por que pensamos da maneira como pensamos e como a linguagem pode moldar nossa realidade. Por esse motivo a filosofia é estudada em tantas carreiras, e obras de filosofia estão entre os livros lidos em cursos de direito ou até mesmo psicologia.

Nesta lista você vai encontrar autores e obras para os mais diferentes propósitos. Desde os livros de filosofia mais vendidos da história, escritos por nomes celebrados ao longo das gerações, até recomendações de livros de filosofia contemporânea ou para o vestibular.

Os nomes vieram de títulos que eu já li bem como de listagens como a de Gregory Sadler, editor da revista Stoicism Today.

Os Livros de Filosofia Mais Vendidos

De acordo com o ranking da rede norte-americana de livrarias Barnes & Noble, estes 3 títulos são os livros de filosofia mais vendidos. Interessante observar que são 3 autores de épocas distintas: um da antiguidade, outro da renascença e um terceiro contemporâneo.

Meditações: O diário do imperador estóico Marco Aurélio

por Marco Aurélio

Marco Aurelio, autor do livro de filosofia Meditacoes. This file is licensed under the Creative Commons Attribution 2.5 Generic license.
Marco Aurelio, autor de Meditações, um dos melhores livros filosofia clássica (e também um dos livros de filosofia mais vendidos)

Embora Meditações tenha sido escrito há mais de 1600 anos, a filosofia estóica de Marco Aurélio é surpreendentemente moderna. As percepções e observações do imperador sobre a condição humana são tão poderosas hoje quanto eram no século II.

Quer você esteja interessado no pensamento ocidental ou apenas curioso para saber por que milhões de pessoas ainda lêem este livro 2.000 anos depois, você descobrirá que Meditações do Imperador Marco Aurélio fornece um recurso inestimável para qualquer pessoa em busca de força e orientação.

Eu li essa obra na forma de um audiolivro e o unico arrependimento é que não foi possível marcar nas páginas os vários pontos de pura genialidade do autor.

Meditações: O diário do imperador estóico Marco Aurélio pode ser encontrado na Amazon neste link

Diário Estoico: 366 Lições Sobre Sabedoria, Perseverança e a Arte de Viver

por Ryan Holiday e Stephen Hanselman

Sim, mais um livro de filosofia estóica em nossa lista dos livros de filosofia mais vendidos. Faço uma Mea Culpa por esse artigo não ser dos mais imparciais, mas no mundo atual, acredito que essa escola filosófica é primordial.

Neste livro, Ryan Holiday e Stephen Hanselman nos mostram como ampliar nossa compreensão do mundo e nos permitir experimentar novas formas de agir e pensar. Isso é importante porque, segundo os estóicos, a maioria dos problemas que enfrentamos não são causados pelos próprios acontecimentos, mas sim pela maneira como os pensamos e tratamos.

Diário Estoico: 366 Lições Sobre Sabedoria, Perseverança e a Arte de Viver pode ser encontrado na Amazon neste link

O Príncipe

por Nicolau Maquiavel

O famoso escritor Maquiavel demonstra como a ciência política funciona esta obra clássica que está entre os melhores livros de filosofia do poder e sobre os diferentes tipos de estados. O autor italiano articula como um príncipe pode conquistar e manter o controle de uma nação.

Para permanecer no poder, o governante precisa ter certas virtudes e evitar certos vícios. Em O Príncipe, Maquiavel mostra que moralidade e política não são a mesma coisa e ressalta que é difícil governar um país e viver uma vida moral ao mesmo tempo.

O Príncipe pode ser encontrado na Amazon neste link

Livros de Filosofia para Iniciantes

O Manual De Epicteto

por Epicteto

Tambem conhecido como Enquirídio, consite em vários capítulos curtos ou passagens com lições que para lidar e superar as dificuldades da vida. Dificuldades estas que Epicteto conheceu bem, já que foi durante parte de sua vida um escravo e servo de Epafrodito, o secretário de Nero. Diz a lenda que uma vez seu chefe até lhe quebrou uma das pernas.

Epicteto também é mencionado em nossa lista dos melhores livros para desenvolvimento pessoal.

O autor explica como não devemos focar demasiados em coisas que não possuímos ou eventos que estão fora de nosso controle. Em vez disso, devemos nos concentrar no que podemos controlar, usando o que a vida nos dá e como podemos torná esses presentes em algo bom ou ruim para nós.

O Manual De Epicteto pode ser encontrado na Amazon neste link

Sobre a brevidade da vida

por Sêneca

Sêneca não precisa de grandes apresentações. Apenas digo que o considero o autor mais útil em termos de filosofia estóica que alguem pode ler, junto com Marco Aurélio. Outro de seus livros é citado inclusive em nossa lista dos melhores livros de desenvolvimento pessoal.

Em Sobre a brevidade da vida, Sêneca diz que não temos pouco tempo de vida, mas sim muito. Nossa vida não pareceria curta se soubéssemos como usar bem o nosso tempo. Uma das lições mais inusitadas do livro? Quando alguém pedir um tempo seu emprestado, somente aceite se ele puder te dar de volta mais tarde.

Sobre a brevidade da vida pode ser encontrado na Amazon neste link

Os Melhores Livros de Filosofia Contemporânea

Os 4 Temperamentos: Uma abordagem simbólica

por W. M. Torquato

A máxima socrática “Conheça a si mesmo” ainda é válida.

Ter consciência de si mesmo aumenta a consciência do mundo. A idéia desse livro é ajudá-lo nessa missão. Pessoas são únicas e irrepetíveis, mas compreender o temperamento, as primeiras e mais básicas reações que constituem a nossa maneira de ser no mundo, é importante antes de compreender a personalidade. Os gregos e romanos definiam quatro temperamentos: fleumático, melancólico, sanguíneo e colérico, que ainda hoje são usados.

Ao entender as características, virtudes e vícios típicos de cada temperamento, você vai compreender melhor a si mesmo e às pessoas que você ama.

Os 4 Temperamentos: Uma abordagem simbólica pode ser encontrado na Amazon neste link

A Rebelião das Massas

por José Ortega y Gasset

Em seu famoso livro Revolta das Massas, o filósofo espanhol José Ortega y Gasset escreveu que “toda civilização é um equilíbrio contínuo entre autonomia e dependência, entre individualidade e laços sociais”. A força essencial que mantém unida a estrutura cada vez mais diversa e complexa da sociedade moderna é a cooperação. Felizmente para nós, tudo o que precisamos para experimentar a necessidade e o prazer da cooperação é uma cópia deste livro instigante.

Este livro também é citado como um dos melhores livros conservadores já escritos.

A Rebelião das Massas pode ser encontrado na Amazon neste link

Walden

por Henry David Thoreau

Walden, escrito por Henry Thoreau – Um dos livros de filosofia mais vendidos no mundo.

O livro conta as experiências de Thoreau ao longo de dois anos, dois meses e dois dias em uma cabana que ele construiu em próximo de uma lagoa em Walden Woods, Massachusetts. Ao longo do livro, Thoreau discute a autossuficiência e o estilo de vida sem governo. Ele detalha seus pensamentos sobre as vantagens de não ter um cronograma definido ou compromissos a seguir, mas sim seguir o fluxo da vida.

Walden é um texto clássico sobre uma vida simples. O relato de Thoreau sobre o tempo que passou perto da lagoa em Walden é uma visão perspicaz de uma época passada. Em seu trabalho, você encontrará conselhos práticos sobre como viver de forma simples e frugal, onde nada importa além do essencial.

Walden pode ser encontrado na Amazon neste link

Os Melhores Livros de Filosofia para o Enem ou Vestibular

A Filosofia Explica Grandes Questões da Humanidade

por Clóvis De Barros Filho

O livro é ideal para quem gosta de filosofia e deseja aprender mais sobre alguns de seus principais conceitos. A abertura do livro deixa claro que não se destina a ser uma revisão aprofundada da literatura filosófica, mas sim a chamar a atenção do “filósofo inicial”. Cada assunto é abordado estabelecendo semelhanças com o nosso dia a dia, a fim de tornar a compreensão mais fácil e a leitura mais agradável.

A Filosofia Explica Grandes Questões da Humanidade pode ser encontrado na Amazon neste link

O mundo de Sofia

por Jostein Gaarder

Um livro de ficção que faz as grandes perguntas.

  • Como o mundo surgiu?
  • Por que tudo existe?
  • Para onde vamos com isso?

Este best-seller mundial de Jostein Gaarder é uma introdução animada e divertida à filosofia. Começa com dois eventos aparentemente desconexos: Sophie Amundsen, de 14 anos, recebe uma carta misteriosa do fictício Dr. Nils Klim, convidando-a a Oslo para uma entrevista; e David, um adolescente com amnésia, acorda em uma ilha desabitada na Noruega sem saber quem ele é ou como chegou lá. Ambas as narrativas se entrelaçam gradualmente à medida que Sophie começa a perceber que vive na ignorância das principais ideias filosóficas do mundo.

O mundo de Sofia pode ser encontrado na Amazon neste link

Conclusão: Os melhores Livros de Filosofia de Todos os Tempos

Nesta lista dos melhores livros de filosofia, apresentamos 10 títulos, em 4 categorias distintas

Os Livros de Filosofia Mais Vendidos

1 – Meditações: O diário do imperador estóico, de Marco Aurélio
2 – Diário Estoico: 366 Lições Sobre Sabedoria, Perseverança e a Arte de Viver, de Ryan Holiday e Stephen Hanselman
3 – O Príncipe, de Nicolau Maquiavel

Os Melhores Livros de Filosofia para Iniciantes

4 – O Manual De Epicteto, de (obviamente) Epicteto
5 – Sobre a brevidade da vida, de Sêneca

Os Melhores Livros de Filosofia Contemporânea

6 – Os 4 Temperamentos: Uma abordagem simbólica, de W. M. Torquato
7 – A Rebelião das Massas, de José Ortega y Gasset
8 – Walden, de Henry David Thoreau

Os Melhores Livros de Filosofia para o Enem ou Vestibular

9 – Filosofia Explica Grandes Questões da Humanidade, de Clóvis De Barros Filho
10 – O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder


Se você gostou dessa lista com os melhores livros de filosofia, recomendamos também:

Os Melhores Livros de Inteligência Emocional

Os Melhores Livros Sobre Investimentos

Os Melhores Livros de Guerra


Destes títulos entre os melhores livros de filosofia , qual o seu favorito? Existe algum outro que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!