Os Melhores Livros de Desenvolvimento Pessoal

Homem subindo montanha - Os melhores livros de desenvolvimento pessoal

Você costuma ler livros de desenvolvimento pessoal?

Eu admito que por muito tempo eu tive um certo receio por esse tipo de leitura (também chamada, muitas vezes em tom pejorativo, de auto-ajuda). E esse receio não era totalmente sem razão: existem muitos autores que ou são picaretas, ou apenas enchem linguiça (demorando 100 páginas para explicar algo que poderia ser feito em 1 parágrafo).

Mas também existem excelentes livros de desenvolvimento pessoal, com fundamento prático, escrito por grandes nomes cujos próprios resultados atestam a eficácia dos métodos defendidos. Critérios similares aos que levaram às escolhas das obras em outra de nossas listas, sobre os melhores livros de comunicação.

Quais são estes livros?

É justamente para responder esta pergunta que eu fiz essa lista, contendo quase em sua totalidade obras que eu li (com excessão do 1a e 2a na sub-lista dos mais vendidos) e recomendo para melhorar nossas vidas. E aqui, quando digo nossas vidas, falo da minha e da sua, caro leitor. Bom proveito.

Os 10 Melhores Livros de Desenvolvimento Pessoal

(Não necessariamente nessa ordem)

Cartas de um Estoico, Volume I

por Sêneca

Capa do Livro Cartas de um Estoico, de Sêneca
Capa do Livro Cartas de um Estoico, de Sêneca

Sêneca é meu filósofo romano favorito por um motivo: suas cartas e manuscritos são todos atemporais e suas idéias contêm lições inestimáveis. Alguns deles trazem até os significados mais necessários para o nosso tempo.

Ao mesmo tempo que ele é brilhante, seus escritos são agradáveis de ler. Ou devo dizer “uma alegria”, já que o termo “agradável” não cai bem aos estóicos.

Enfim, um dos melhores livros que já li.

Cartas de um Estoico, Volume I pode ser encontrado na Amazon neste link

Trabalho Focado: Como ter sucesso em um mundo distraído

por Cal Newport

Trabalho Focado é aquele tipo de livro que nos ajuda a adquirir uma meta-habilidade, ou, em outras palavras, uma habilidade que auxilie na aquisição de outras habilidades.

Em certos momentos, você também ficará um pouco nervoso sobre o quão profundamente enredada está a distração em nossa rotina diária e o quanto podemos alcançar se escaparmos dessas redes de superficialidade.
Não seria exagero dizer que a aplicação dos métodos descritos neste livro tem o potencial de aumentar sua eficiência para ganhar conhecimento por ordens de magnitude.

Trabalho Focado: Como ter sucesso em um mundo distraído pode ser encontrado na Amazon neste link

Por que Nós Dormimos. A Nova Ciência do Sono e do Sonho

por Matthew Walker

O professor Matthew Walker, chefe do Laboratório de Sono e Neuroimagem da UC Berkeley, discute sua investigação revolucionária sobre o sono e explica como podemos aproveitar sua capacidade de transformação para melhorar nossas vidas.

O sono é uma das nossas partes mais vitais, embora incompreendido. O fato de a falta de sono ter efeitos tão prejudiciais à saúde era desconhecido pelos cientistas até recentemente. A função do sono permaneceu misteriosa em comparação com comer, beber e se reproduzir.

Descobertas científicas recentes colocaram uma nova luz sobre esse componente básico de nossa existência. Agora, o renomado neurocientista e especialista em sono Matthew Walker revela uma nova perspectiva sobre o sono e os sonhos.

Por que Nós Dormimos. A Nova Ciência do Sono e do Sonho está disponível na Amazon neste link.

12 Regras Para a Vida: Um antídoto para o caos

Neste livro, Peterson compartilha doze conceitos profundos e práticos para viver uma vida “com significado”. Em 448 páginas, ele apresenta antídotos para as turbulências em nossas vidas, com base em exemplos que ele presenciou em sua carreira de psicólogo clínico, bem como em sua vida pessoal (destaque para a história de sua filha, Mikhaila Peterson).

Talvez 12 Regras para a Vida tenha sido um dos mais vendidos em sua área, e não é a toa que acumula excelentes opiniões e sempre figura entre os melhores livros para desenvolvimento pessoal.

12 Regras para a Vida pode ser encontrado na Amazon neste link

Rápido e devagar

por Daniel Kahneman

Rápido e devagar, do ganhador do Prêmio Nobel de Economia Daniel Kahneman, é um passeio inovador pela mente e uma explicação dos dois sistemas que conduzem nosso processo de pensamento.

O autor, de maneira envolvente, nos apresente os dois tipos de pensamento humano: um que é rápido, intuitivo e emocional e outro que é mais lento, deliberado e racional. Kahneman ilustra os poderes excepcionais do pensamento rápido, bem como suas deficiências e vícios, e o impacto dos instintos em nossos julgamentos. A aversão à perda, o excesso de confiança estratégica, a dificuldade de antecipar o que nos fará felizes no futuro e as dificuldades de detectar com precisão os perigos nos investimentos só podem ser compreendidos se entendermos como ambos os tipos de raciocínio nos afetam.

Rápido e devagar pode ser encontrado na Amazon neste link.

O Manual De Epicteto

por Epicteto

Tambem conhecido como Enquirídio, consite em vários capítulos curtos ou passagens com lições que para lidar e superar as dificuldades da vida. Dificuldades estas que Epicteto conheceu bem, já que foi durante parte de sua vida um escravo e servo de Epafrodito, o secretário de Nero. Diz a lenda que uma vez seu chefe até lhe quebrou uma das pernas.

O autor explica como não devemos focar demasiados em coisas que não possuímos ou eventos que estão fora de nosso controle. Em vez disso, devemos nos concentrar no que podemos controlar, usando o que a vida nos dá e como podemos torná esses presentes em algo bom ou ruim para nós.

Este livro também está presente em nossa lista dos melhores livros de psicologia.

O Manual De Epicteto pode ser encontrado na Amazon neste link

Minimalismo Digital: Para uma vida profunda em um mundo superficial

por Cal Newport

Capa do Livro Minimalismo Digital, de Cal Newport
Capa do Livro Minimalismo Digital, de Cal Newport

As redes sociais são negativas?
Resposta curta: sim, as redes sociais são negativas para as suas relações sociais, ao mesmo tempo que beneficiam as empresas que pretendem direccionar anúncios para segmentos de consumo muito específicos.

Mas não é tão simples. Mais do que vender anúncios, gigantes das mídias sociais querem capturar a maior quantidade possível de tempo da sua vida.

No final deste livro, não apenas você entenderá como é manipulado, mas vai aprender como pode sair dessa armadilha. Um conhecimento que pode ser libertador.

Minimalismo Digital: Para uma vida profunda em um mundo superficial pode ser encontrado na Amazon neste link

Ferramentas dos Titãs

por Tim Ferriss

Capa do Livro Ferramentas dos Titas, de Tim Ferriss
Capa do Livro Ferramentas dos Titas, de Tim Ferriss: um melhores livros para desenvolvimento pessoal em termos práticos.

O livro Ferramentas dos Titãs têm dois grandes (e realmente ótimos) pontos:
1º – É uma compilação dos mais brilhantes momentos das entrevistas que Tim Ferriss fez em seu podcast. O escritor e apresentador conversou com atletas, empreendedores, cientistas e pensadores líderes em suas áreas. Alguns deles, como Jocko Willink, Marc Andreessen e uma dúzia de outros nomes já valem o preço do livro.
2º – A lista de recomendações de leitura que Tim faz ao final do livro. Isso aumentou drasticamente minha lista de “livros para ler em breve” no Goodreads. Isso porquê cada personalidade entrevistada por Tim recomenda algum autor ou título, e todos são compilados após o último capítulo.

Ferramentas dos Titãs pode ser encontrado na Amazon neste link

Mindset: A nova psicologia do sucesso

por Carol S. Dweck

A professora Carol S. Dweck (Universidade de Stanford) criou uma tese peculiar: nossa atitude mental em relação à vida (também chamado de “mindset”) se difere em 2 formas de ver o mundo: fixo ou em crescimento.

Dweck explica maravilhosamente como podemos obter sucesso perseguindo nossos objetivos a partir de nossa visão de presente e futuro, bem como repassar para as futuras gerações (nossos filhos e netos) tal conhecimento. O mindset explica o comportamento tanto dos otimistas quanto dos pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa interação com o trabalho, outras pessoas e nossos filhos. No fim do dia, é uma das grandes forças que moldam nosso comportamento.

Mindset: A nova psicologia do sucesso está disponível na Amazon neste link.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

por Stephen R. Covey

Este foi, até onde me lembro, o primeiro livro de desenvolvimento pessoal que li. E aqui vai uma confissão: inicialmente eu estava cético quanto à ideia de ler um livro de autoajuda.

Mas Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes foi uma recomendação de um amigo em quem confio. Ele disse que a obra ia muito além do usual clichê de “hackear seu caminho para o sucesso”. Era verdade. O livro inteiro não trata de técnicas e soluções rápidas para o sucesso. Não se trata nem mesmo de sucesso no sentido mais estrito, mas sim de princípios.

O autor compartilha uma série de histórias pessoais para ilustrar seu ponto: princípios e valores (a transformação de dentro para fora) é o primeiro passo na jornada para viver uma vida eficaz.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes pode ser encontrado na Amazon neste link

Os 3 Livros de Desenvolvimento Pessoal Mais Vendidos

De acordo com a rede de livrarias norte-americana Barnes & Noble, estes são os 3 livros de desenvolvimento pessoal mais vendidos no momento:

1 – Pense como um monge: Cultive a paz e o propósito a cada dia, supere a negatividade e cure a ansiedade

por Jay Shetty

Shetty cresceu em uma família onde alguém poderia escolher ser médico, advogado ou um fracassado. Sua família estava convencida de que ele escolhera a opção três: ir para a Índia e tornar-se monge. Depois de três anos, um de seus professores o aconselhou a deixar o caminho monástico e compartilhar sua experiência com outros.

Neste livro, Shetty usa sua experiência para nos mostrar como desbloquear potencial e superar idéias e hábitos negativos. Ele transforma conceitos abstratos em dicas práticas e exercícios para reduzir estresse, melhorar relacionamentos e compartilhar nossas habilidades com o mundo.

Pense como um monge pode ser encontrado na Amazon neste link

2 – Hábitos atômicos: Um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus

por James Clear

Capa do Livro Hábitos Atômicos, de James Clear
Capa do Livro Hábitos Atômicos, de James Clear

O livro Hábitos atômicos fornece uma técnica eficaz para você melhorar no que faz, todos os dias, independentemente de quais são seus objetivos. James Clear, um dos grandes especialistas do mundo em formação de hábitos, explica táticas práticas para formar bons hábitos, quebrar os maus e fazer pequenas mudanças comportamentais que produzem grandes efeitos.

Este livro vai lhe ensinar uma abordagem testada e comprovada para alcançar novos patamares. Clear é conhecido por sua capacidade de simplificar conceitos difíceis em comportamentos simples que podem ser utilizados em situações pessoais e profissionais. As histórias de campeões olímpicos, líderes corporativos, cirurgiões que salvam vidas e estrelas da comédia demonstram como estes usaram a ciência dos pequenos hábitos para dominar suas áreas e chegarem ao topo.

Hábitos atômicos pode ser encontrado na Amazon neste link

3 – 12 Regras para a Vida, por Jordan Peterson

Já mencionado na lista dos melhores livros acima.

Conclusão: Os Melhores Livros de Desenvolvimento Pessoal

Nesta lista dos melhores livros de desenvolvimento pessoal, apresentamos 12 títulos em 2 categorias distintas:

Os 10 Melhores Livros de Desenvolvimento Pessoal

  • Cartas de um Estoico, Volume I
  • Trabalho Focado: Como ter sucesso em um mundo distraído
  • Por que Nós Dormimos. A Nova Ciência do Sono e do Sonho
  • 12 Regras Para a Vida: Um antídoto para o caos
  • Rápido e devagar
  • O Manual De Epicteto
  • Minimalismo Digital: Para uma vida profunda em um mundo superficial
  • Ferramentas dos Titãs
  • Mindset: A nova psicologia do sucesso
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Os 3 Livros de Desenvolvimento Pessoal Mais Vendidos

  1. Pense como um monge: Cultive a paz e o propósito a cada dia, supere a negatividade e cure a ansiedade
  2. Hábitos atômicos: Um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus
  3. 12 Regras para a Vida, por Jordan Peterson

Se você gostou dessa lista com os melhores livros de desenvolvimento pessoal, recomendamos também:

Os Melhores Livros de Filosofia

Os Melhores Livros Sobre Investimentos

Os Melhores Livros de Guerra


Destes títulos entre os melhores livros de desenvolvimento pessoal, qual o seu favorito? Existe algum outro que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!