Melhores Livros de Guerra

Quadro de batalha em baixo relevo - Melhores livros de guerra

O conflito é um componente inevitável da natureza humana, para o bem ou para o mal. Humanos matam e mutilar uns aos outros desde que passaram a existir. A guerra é uma das poucas situações em que podemos ser tão cruéis e terríveis como nos mais obscuros momentos de nossa história. Muito da curiosidade sobre conflitos vem da necessidade de entender melhor quem somos e do que somos capazes, e por esse motivo preparamaos esta lista dos melhores livros de guerra.

Muitos, senão todos, os títulos em nossa lista dos melhores livros de guerra alcançam esse propósito. Você encontrará leituras maravilhosas aqui, seja para aprender mais sobre a estratégia e as batalhas da II Guerra Mundial, sobre os heróis da Guerra do Paraguai ou sobre os momentos mais tensos da Guerra Fria.

Essa lista dos melhores livros de guerra tem desde narrativas históricas até incríveis livros de ficção histórica baseados em acontecimentos reais. Aproveite!

Livros de Guerra Mais Vendidos

Os números de vendas dos livros de guerra mais vendidos são provenientes da Amazon.com.

Melhores Livros de Guerra e Ficção Histórica:

A companhia de Sharpe

Bernard Cornwell

” A companhia de Sharpe ” é o 13º dos 24 livros da série Sharpe de Cornwell. As obras podem ser lidas individualmente. Neste livro, o protagonista foi reduzido de comandante de companhia a apenas um dos tenentes em seu batalhão devido à negligência burocrática. Apesar de tudo, ele luta por seu país de forma furiosa e eficiente durante o rigoroso inverno de 1812 na Espanha.

Sua posição anterior agora é ocupada por um sujeito rico com fundos para pagar a promoção que Sharpe tanto desejava. Além disso, o fuzileiro se depara com seu antigo e pior inimigo: Obadiah Hakeswill, um homem que sobreviveu a um enforcamento e, portanto, é considerado invencível. Hakeswill ingressou na mesma unidade que Sharpe e está decidido a arruinar sua vida.

A companhia de Sharpe pode ser encontrado na Amazon neste link.

Toda Luz que não Podemos Ver 

Anthony Doerr

Marie-Laure mora em Paris, perto do trabalho de seu pai no Museu de História Natural. Os nazistas capturam Paris quando Marie-Laure tinha 12 anos, e pai e filha fogem para Saint-Malo, uma cidadela fortificada onde o solitário tio-avô de Marie-Laure vive em uma grande casa à beira-mar. Eles carregam o diamante mais valioso e perigoso do museu com eles.

Werner Pfennig, um órfão, cresceu com sua irmã mais nova em uma vila alemã, encantado por um rádio rudimentar que eles descobrem que lhes envia notícias e histórias de lugares que eles nunca viram ou imaginaram. Werner se torna um mestre em construir e consertar esses novos aparelhos vitais e tem a tarefa de rastrear a resistência. Doerr habilmente entrelaça a vida de Marie-Laure e Werner, iluminando a maneira como os indivíduos tentam ser gentis uns com os outros, apesar de todas as dificuldades.

Toda Luz que não Podemos Ver pode ser encontrado na Amazon neste link.

Os pilares da terra

Ken Follett

O autor traça um quadro de uma época caracterizada por conspirações, jogos sofisticados de poder, derramamento de sangue e o nascimento de uma nova ordem social e cultural, ao mesmo tempo que captura o que acontece em castelos, feiras, bosques e igrejas. Philip, prior de Kingsbridge, luta contra todas as probabilidades para construir um magnífico templo para Deus. Aliena, a bela herdeira exilada de suas propriedades, Jack, seu amante, Tom, o construtor, William, o Cavaleiro Bocal, e Waleran, o bispo que deseja ser Papa, são alguns dos personagens. Como pano de fundo, uma Inglaterra dilacerada por rivalidades entre possíveis ocupantes do trono que Henrique I deixou sem herdeiros.

Os pilares da terra pode ser encontrado na Amazon neste link.

Livros Sobre Guerra: Não-Ficção Histórica

Memórias da Segunda Guerra Mundial

Winston Churchill

Esta obra clássica da literatura, ganhadora de um Prêmio Nobel e que é um dos livros recomendados por Jair Bolsonaro, está disponível em uma caixa com dois volumes cobrindo os anos importantes do surgimento, progresso e resolução do conflito, de 1919 a 1945. Durante o período de 1919 a 1941 , Churchill reconta os eventos mais importantes em grande detalhe e ritmo, incluindo o Tratado de Versalhes, a ascensão de Hitler e a estrutura política europeia.

No segundo volume, Churchill descreve em grande detalhe os eventos de dezembro de 1941 a 1945, incluindo o ataque a Pearl Harbor e a construção de alianças decisivas entre a Inglaterra, a URSS e os Estados Unidos, bem como a construção de um epílogo terrivelmente lúcido sobre o possível desenrolar do maior conflito militar de todos os tempos.

Esta obra, embora seja um dos melhores livros sobre guerra, poderia também tranquilamente figurar em nossa lista dos melhores livros sobre liderança.

Memórias da Segunda Guerra Mundial está disponivel na Amazon neste link.

A Nossa Segunda Guerra: Os brasileiros em combate, 1942 – 1945

Ricardo Bonalume Neto

A Nossa Segunda Guerra: Os brasileiros em combate, 1942 – 1945

A importância da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial não pode ser avaliada apenas com base em critérios quantitativos. É importante lembrar que o país nunca havia se envolvido em um grande conflito desde a Guerra do Paraguai. A presença Brasileira em batalhas transfronteiriças é incomum, dado o tamanho, população, importância estratégica, número de vizinhos e histórico de intervenção militar para resolver problemas domésticos.

Este livro é amplamente considerado como o maior relato do envolvimento do Brasil no conflito. Não é uma simples descrição de armas, nem é um trabalho que pretende demonstrar a falta de experiência dos nossos guerreiros, nem é um diário alargado. Não cede ao sentimentalismo, mas inclui componentes que nos permitem sentir-nos sozinhos ao lado de nossas minúsculas tropas em momentos de coragem e terror.

A Nossa Segunda Guerra: Os brasileiros em combate, 1942 – 1945 pode ser encontrado na Amazon neste link.

Melhores Livros Militares e sobre a Segunda Guerra Mundial

Sob o céu escarlate

Mark Sullivan

Sob o céu escarlate

A história de um herói esquecido durante um dos períodos mais sombrios da humanidade Um conto baseado em fatos reais com personagens cativantes e um enredo envolvente.

Esse excelente livro sobre guerra também está disponível no Kindle Unlimited (veja aqui a lista dos melhores livros disponíveis para assinantes do Unlimited).

Pino Lella se recusa a lutar contra os nazistas. Ele é um adolescente italiano típico de 1940 que ama música, comida e garotas. Mas sua ingenuidade está diminuindo. O bombardeio dos Aliados em Milão destrói a cidade de sua família e Pino começa a ajudar os judeus a escaparem por uma passagem subterrânea entre os Alpes. Enquanto isso, o menino se apaixona por Anna, uma linda viúva seis anos mais velha. Mas a batalha continua. Os pais de Pino, temendo pela segurança de seu filho, o incentivam a se alistar nas Forças Alemãs. Pino deve enfrentar os horrores da maior guerra da história da humanidade como um espião dentro do Alto Comando Alemão.

Sob o céu escarlate pode ser encontrado na Amazon neste link.

O Desaparecimento de Josef Mengele

Olivier Guez

Mengele, o médico nazista apelidado de Anjo da Morte em Auschwitz, decidiu o destino de suas vítimas: câmaras de gás, trabalho forçado ou seu horrível laboratório de pesquisa e experimentação. Após a guerra, ele escapa dos tribunais e se muda para a Argentina em 1949.

Mengele sente que pode recomeçar em Buenos Aires com vários nomes falsos. A Argentina de Perón é gentil com ele e o mundo quer esquecer os crimes dos nazistas. O médico ainda teve que fugir para o Paraguai e depois para o Brasil. Sua misteriosa morte em uma praia brasileira em 1979 acabou com sua mudança de esconderijo.

O Desaparecimento de Josef Mengele pode ser encontrado na Amazon neste link.

A máfia dos bombardeiros: Como um grupo de aviadores obsessivos produziu a noite mais longa e letal da Segunda Guerra

Malcolm Gladwell 

Antes da Segunda Guerra Mundial, muitos militares duvidavam da capacidade do avião de mudar o curso de uma luta.

Mas uma turma de aviadores idealistas, a Máfia dos Bombardeiros, levantou a questão: “E se o bombardeio de precisão destruísse pontos vitais na posição do inimigo e ainda tornasse a guerra menos letal?”

Quando essa nova crença no poder aéreo é posta à prova, os resultados são muito diferentes do esperado.

Após uma série de fracassos, a alta liderança da máfia substitui o General Haywood Hansell pelo General Curtis LeMay.

Ele cancela o plano de lançar bombas direcionadas e adota uma estratégia de destruição ampla. Foi LeMay que teve a idéia do bombardeio que matou mais de 100.000 cidadãos japoneses. O bombardeio incendiário devastou Tóquio, mas acelerou a capitulação do Japão, possivelmente salvando centenas de milhares de vidas. Valeu a pena?

A máfia dos bombardeiros pode ser encontrado na Amazon neste link.

A Segunda Guerra Mundial

Antony Beevor

Antony Beevor reinterpreta partes da guerra que definiram o século XX.

A guerra na Europa parecia diferente da guerra no Pacífico e na China, mas todos os teatros de batalha tiveram tremendas repercussões. Esta enorme calamidade histórica teve um impacto consideravelmente maior nas gerações subsequentes do que qualquer outro conflito. Do Atlântico Norte ao Pacífico Sul, da estepe fria ao deserto no Norte da África, a selva birmanesa os prisioneiros do Gulag e as horríveis crueldades da Guerra Sino-Japonesa, Beevor relatas os acontecimentos com precisão fotográfica. Ele demonstra como nunca antes houve tantos exemplos de desastres individuais e coletivos, em meio à corrupção do poder político, desonestidade ideológica, egoísmo dos comandantes, traições, perversões, sacrifícios pessoais e sadismo sem paralelo.

A Segunda Guerra Mundial pode ser encontrado na Amazon neste link.

Melhores Livros Sobre a Guerra Fria

O espião e o traidor: O caso de espionagem que acelerou o fim da Guerra Fria

Ben Macintyre

Oleg Gordievsky era o equivalente russo do infame agente duplo britânico Kim Philby. Gordievsky, filho de dois agentes da KGB e produto das mais prestigiadas instituições soviéticas, cresceu vendo o comunismo como uma aberração. Ele ingressou na inteligência russa em 1968 e se tornou o principal homem da União Soviética em Londres, mas começou a trabalhar para o MI6 britânico em 1973.

Durante os últimos anos da Guerra Fria, Gordievsky ajudou o Ocidente a expor agentes russos e derrotar inúmeros planos de inteligência. Para manter o agente duplo em segredo, o MI6 nunca divulgou o nome de Gordievsky à CIA, que ficou obcecada em identificar a evidente fonte dos aliados britânicos. Isso causou a derrocada de Gordievsky, pois o oficial da CIA enviado para identificá-lo foi Aldrich Ames, famoso por espionar secretamente para os soviéticos, enganando os americanos.

O espião e o traidor pode ser encontrado na Amazon neste link.

Nosso homem em Havana

Graham Greene

James Wormold, um vendedor de aspiradores de pó que mora em Havana e vive sem dinheiro, consegue uma posição lucrativa como um espião disfarçado da Inteligência Britânica. Para continuar sendo pago, Wormold deve pelo menos parecer competente. Logo ele está decifrando códigos misteriosos, enviando designs de armamentos secretos que parecem suspeitosamente com peças de aspirador de pó e inventando para seus chefes do Reino Unido que conseguiu recrutar mais espiões.

Mas Wormold tem medo que sua mentira irá desmoronar quando o MI6 enviar uma secretária para supervisioná-lo. No entanto, as mentiras que ele inventou por obra do acaso se tornam verdade. Ele se torna o alvo de um assassino comunista, e escapar de Cuba com vida exigirá mais do que uma mentira. Agora, Wormold precisa se tornar um espião de verdade.

Nosso homem em Havana pode ser encontrado na Amazon neste link.

Melhores Livros Sobre a Guerra do Paraguai

Maldita Guerra

Francisco Doratioto

O autor deste livro altamente controverso (e, na minha opinião, fantástico sob todos os aspectos), retrata o terrível cotidiano das forças aliadas e a dinâmica da guerra, reavaliando líderes militares como Mitre, Tamandaré e Caxias. As batalhas são contextualizadas didaticamente em mais de 20 mapas. O cenário internacional do conflito também é estudado, incluindo a neutralidade das potências europeias e o apoio dos EUA ao Paraguai. A Guerra do Paraguai foi histórica para os envolvidos. No caso do Brasil, consumiu pessoal e recursos financeiros necessários à expansão. Maldita Guerra dissipa velhos e novos mitos de guerra e é um manual de referência sobre o assunto.

Maldita Guerra pode ser encontrado na Amazon neste link.

Frontiers of Fire : A Military Historical Novel

Nesta obra de ficção histórica ainda sem tradução para o Português, o tenente Luís Caetano achava que era a sua última semana como tenente no remoto forte de Coimbra.

Ele acreditava que, após o ano-novo de 1865, voltaria para casa para se reunir com o pai e a irmã mais nova na idílica fazenda 3-Estados.
Mas a esquadra paraguaia apareceu no horizonte, e o tenente viu que ele estava errado. Terrivelmente errado.

Agora, em vez de valsas e violinos, ele deve dançar ao som de canhões, o gosto da agonia e a visão de ossos se partindo.
Luis e seus ousados soldados-índios formarão uma resistência desesperada para atrasar o inimigo. Para ganhar tempo para evacuar os civis, eles colocarão suas vidas em risco em uma última posição cercada no meio do nada, sem esperança de ajuda ou munição extra.

Frontiers of Fire : A Military Historical Novel pode ser encontrado na Amazon neste link.

Gostou desta lista dos melhores livros de guerra? Veja também:


Se você gostou dessa lista com os melhores livros de guerra, ficção histórica e não-ficção, recomendamos também:

Os Melhores Livros de Xadrez, o jogo que emula a guerra.

Os Melhores Livros de Ficção Científica

Os 20 Melhores Livros de Suspense


Destes titulos em nossa livra de melhores livros de guerra, qual o seu favorito? Existe algum outro título de época ou recente que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!