Procurando uma nova obra prima de ficção científica para aler? Aqui vão os melhores livros de ficção científica, desde cyberpunk a aventuras espaciais e distopias. Todos fornecem possibilidades intrigantes de nossos futuros ou então versões alternativas de nosso passados.
Essa lista apresenta 20 dos melhores livros de ficção científica, divididos em três categorias:
- Clássicos
- Novos lançamentos
- Ficção científica juvenil.
Essas 20 obras foram escolhidas por critérios como relevância histórica, status clássico, marcos de subgêneros específicos e entretenimento. Obras de fantasia como “As Crônicas de Nárnia” (do brilhante escritor CS Lewis) foram omitidas, embora frequentemente haja uma mescla entre os gêneros.
De clássicos como ” Admirável mundo novo ” de Aldous Huxley a contos sombrios como ” A ilha do Dr. Moreau ” e comédias apreciadas até por bilionários como Elon Musk (no caso, O guia do mochileiro das galáxias de Douglas Adams), certamente nesta lista você vai encontrar um título que te agrade!
De Aldous Huxley a Asimov, Os Melhores Livros de Ficção Científica
1984
George Orwell
1984, uma distopia futurística publicada pela primeira vez em 1949, é um clássico moderno. Foi publicado poucos meses antes da morte do autor, mas ainda assim se destaca como uma impressionante reflexão literária sobre o caráter sinistro do poder.
O último romance de George Orwell apresenta Winston Smith, um homem preso em uma sociedade totalitária governada pelo estado, onde tudo é feito coletivamente, mas todos vivem sozinhos. Ninguém escapa do olhar cínico e brutal do Grande Irmão.
Na verdade, a filosofia (tema recorrente neste livro que incluso poderia figurar entre os melhores sobre o tema) do partido no poder tem pouca consideração pelo presente ou futuro. Winston aprende com o líder do partido O’Brien que “Nós só nos importamos com o poder. Poder pelo poder, poder puro.” Foi um grande sucesso quando foi lançado em 1949.
1984 pode ser encontrado na Amazon neste link.
Frankenstein
Mary Shelley
Como existem tantas versões, é difícil não saber a história: Victor é um cientista que passa a vida pesquisando sobre como criar vida artificialmente. Como resultado de seus experimentos, o monstro de Frankenstein obtém consciência, vontade, desejo e… algo mais. Criador e criatura são opostos e iguais. Humanos! Quando foi a última vez que você leu um dos romances mais significativos dos últimos dois séculos na tradução de sua versão original?
Frankenstein pode ser encontrado na Amazon neste link.
Nós
Evgeni Zamiatin (ou Iêvgueni Zamiátin)

Nós, de Iêvgueni Zamiátin, é a distopia que inspirou muitos dos melhores livros do gênero (e muitos dos presentes nesta lista), incluindo Admirável Mundo Novo, 1984, e Fahrenheit 451.
Um governo totalitário denominado Estado Único nega às pessoas direitos básicos, como liberdade de pensamento e expressão, afirmando ser isto para o bem da sociedade. As pessoas neste mundo não têm nomes, mas números, e o Estado diz a elas o que fazer no trabalho, quanto tempo elas têm para se divertir e até quando podem fazer sexo.
D-503 é um engenheiro que vive uma vida plena e feliz, assim como o Estado Único deseja. Ao conhecer uma mulher misteriosa que quebra as regras e o infecta com a doença chamada imaginação, ele começa a questionar sua vida.
Nós pode ser encontrado na Amazon neste link.
A Máquina do Tempo
H.G. Wells

No final do século 19, H.G. Wells imaginou uma máquina que pudesse mover as pessoas através do tempo, permitindo que elas voltassem e avançassem ao longo das eras. O livro que surgiu desta idéia é uma incrível jornada que mudou a forma como a ficção científica era escrita no século XX. Esta obra figura também em nossa lista dos melhores livros sobre viagem no tempo.
Na Inglaterra vitoriana, um cientista apresenta uma maneira de se mover no tempo. Quando o “viajante do tempo” se muda para o futuro, ele começa a viver com um grupo pacífico de humanos, um pequeno grupo de pessoas que ainda estão vivas em um futuro distante. Mas, embora vivam uma vida idílica, eles têm um segredo terrível.
A Máquina do Tempo pode ser encontrado na Amazon neste link.
Vinte mil léguas submarinas
Júlio Verne

O Nautilus é um submarino muito avançado para o ano de 1866,e é onde começa essa aventura. O capitão Nemo e sua equipe embarcaram em uma viagem marítima onde o mar se tornará a fonte de vida, e de perigos.
Júlio Verne é um dos grandes nomes da literatura e sua escrita é rica, detalhada e muito descritiva. Há tantas coisas para as pessoas que gostam de barcos, submarinos e o mundo ao seu redor. São páginas e mais páginas de explicações e cálculos sobre como funciona o Nautilus. Isso inclui mecânica, física e química, então se você gosta de coisas precisas e aquáticas,é uma ótima leitura.
Vinte mil léguas submarinas pode ser encontrado na Amazon neste link.
Viagem ao centro da Terra
Júlio Verne
Esta grande obra também figura entre os melhores livros infanto-juvenis, mas é ótima para qualquer idade!
O professor Lidenbrock tem um pergamino enigmático em suas mãos e precisa da ajuda de seu irmão Axel para descobri-lo. Uma a uma, as letras que não são palavras são decifradas. Uma mensagem faz com que o professor decida deixar Hamburgo, com Axel, em viagem à Islândia, em busca do centro da Terra. Uma viagem incrível estava para começar e ninguém sabia dizer como iria acabar.
Viagem ao centro da Terra pode ser encontrado na Amazon neste link.
A ilha do Dr. Moreau
H. G. Wells
O genial escritor H.G. Wells conseguiu colocar três livros em nossa lista dos 20 melhores livros de ficção científica, e não é por acaso.
Nesta história, Prendick é salvo de ser perdido no mar por um navio que está levando animais selvagens para uma nova ilha no Oceano Pacífico. Seu destino é o mesmo: ele acaba na ilha e conhece o Dr. Moreau, um cientista que foi enviado para lá por causa de seus experimentos com animais. Prendick, que está preso o local, está ciente dos resultados terríveis da pesquisa do estudioso.
A ilha do Dr. Moreau pode ser encontrado na Amazon neste link.
O mundo perdido
Arthur Conan Doyle

Arthur Conan Doyle foi um desses autores que passou por vários estilos de ficção, figurando até em nossa lista dos melhores livros sobre piratas! O Mundo Perdido é mais uma de suas excelentes obras.
Em 1912, na Inglaterra, corriam rumores que um professor, conhecido por ser rabugento e ter poucos amigos, foi à América do Sul e chegou à conclusão de que existe um lugar na Floresta Amazônica onde haviam criaturas pré-históricas. Muitas das evidências irrefutáveis foram perdidas.
Você estaria disposto a ir em uma missão para encontrar este mundo perdido e registrar as descobertas de perto?
Pois foi o que fez o personagem príncipal de O Mundo Perdido, o jovem jornalista Ed Malone. ELe não sabe o que encontrará na viagem em que acabou de se inscrever, indo até o fim da América do Sul com um estudioso e um caçador para ver se a teoria do excêntrico Professor Challenger é verdadeira.
O mundo perdido pode ser encontrado na Amazon neste link.
Veja também: Os livros favoritos de Elon Musk.
Admirável mundo novo
Aldous Huxley
O romance distópico de Aldous Huxley é uma leitura obrigatória para quem deseja ver um dos exemplos mais poderosos de temática de estados autoritários, junto com 1984 de George Orwell. Era também um dos livros favoritos de Churchill.
Mostra uma sociedade totalmente baseada em princípios científicos, e quando as palavras “pai” e “mãe” são faladas, as pessoas ficam enojadas. Programadas em laboratório, essas pessoas nascem em uma sociedade onde existem castas biologicamente definidas. Eles são ensinados a fazer seu trabalho na sociedade desde o nascimento. Um mundo onde a literatura, a música e os filmes apenas ajudam a manter as pessoas na linha. Um universo que admira o avanço da tecnologia, da linha de montagem, da produção em série, da uniformidade.
Huxley escreveu sobre a sociedade tecnológica, onde a racionalidade se tornou a nova religião e a ciência, o novo ídolo.
Admirável mundo novo pode ser encontrado na Amazon neste link.
A guerra dos mundos
H. G. Wells
Quando um exército de invasores marcianos chega à Inglaterra, os cidadãos ficam cheios de medo e pavor. A população da Terra deve aceitar a ideia do fim da civilização humana e do início da marciana, pois os alienígenas viajam pelo país em enormes veículos de três pernas, incinerando tudo em seu caminho com um raio de calor e expelindo produtos químicos tóxicos.
A guerra dos mundos pode ser encontrado na Amazon neste link.
Eu, robô
Isaac Asimov

Eu, Robô foi publicado pela primeira vez em 1950. O autor é o celebrado Isaac Asimov, escritor de outra obra-prima já mencionada em nossa lista das melhores sagas de livros.
O livro inspirou o roteiro do filme estrelado por Will Smith como o detetive Del Spooner. Mas a obra é completamente diferente do filme, pois é uma coleção de nove contos sobre máquinas. As famosas Três Leis da Robótica são descritas neste livro: os princípios que governam o comportamento dos robôs e mudaram para sempre a perspectiva da ciência sobre eles. A Dra. Susan Calvin, psicóloga da US Robots & Mechanical é o fio condutor da obra, responsável por explicar a história e a evolução dos autómatos. A história do robô-baba Robbie é mais leve e emotiva, enquanto Razão leva o leitor a refletir sobre a própria vida.
Eu, robô pode ser encontrado na Amazon neste link.
Fahrenheit 451
Ray Bradbury
Guy Montag incendeia livros para viver. Em sua época, livros são objetos proibidos e seus portadores são criminosos em um mundo onde as pessoas vivem olhando para telas e eletrônicos, enquanto a literatura está em perigo (acendeu um alerta?).
A vida dele é rotineira, trabalhando o dia todo, depois voltando para a casa, esposa e rotina do lar. Até que conhece Clarisse, uma jovem estranha cheia de histórias e imaginação. A vida de Montag muda para sempre quando sua esposa fica louca e Clarisse desaparece.
Fahrenheit 451 começou como um conto, “O incendiador”, na coleção Estórias de Fahrenheit 451. Incentivado por sua editora, o autor desenvolveu a ideia de um romance, que se tornou um dos livros mais influentes e proibidos já escritos. Foi adaptado duas vezes, primeiro por François Truffaut, e depois em várias versões.
Fahrenheit 451 pode ser encontrado na Amazon neste link.
Os melhores livros de ficção científica atuais ou recentes.
A Bússola de ouro
Philip Pullman
“A Bússola de Ouro” é o primeiro livro de uma trilogia que ganhou prêmio Hugo, situada em um universo literário cheio de descobertas.
Lyra Belacqua, moradora do Jordan College em Oxford, tem uma vida tranquila até ouvir boatos sobre Gobblers, sequestradores de crianças. Determinada a salvar seu amigo Roger, ela parte em uma narrativa envolvente e emocionante rumo ao Norte gelado. Lá, bruxas e ursos blindados se preparam para batalhas que revelam forças de autoritarismo. Com a ajuda do aletiômetro, Lyra enfrenta mistérios que mudam sua visão de mundo e se vê envolvida em laços de sangue que atravessam muitos mundos.
A Bússola de ouro pode ser encontrado na Amazon neste link.
Androides sonham com ovelhas elétricas?
Philip K. Dick
Em um futuro distópico, Rick Deckard trabalha como caçador de recompensas na sombria São Francisco, devastada por poeira radioativa. Seu objetivo é eliminar seis androides que se passam por humanos, esperando ganhar recursos para comprar um animal de verdade. Porém, quando ele questiona a linha entre o que é real e o que é falso, sua visão de mundo muda. Philip K. Dick cria uma história emocionante que explora a essência humana em meio a cenários opressores.
Androides sonham com ovelhas elétricas? pode ser encontrado na Amazon neste link.
A Guerra da Rainha Vermelha
Mark Lawrence

“A Guerra da Rainha Vermelha” apresenta uma narrativa distópica marcada por laços de sangue e jogos de poder. Jalen Kendeth, herdeiro distante do trono, é um hedonista que ignora conspirações. Após uma tentativa de assassinato, ele se vê forçado a encarar o autoritarismo de seu reino. Mark Lawrence constrói um anti-herói carismático, cujos vícios contrastam com sua luta pela sobrevivência, despertando curiosidade e empatia em leitores.
A Guerra da Rainha Vermelha pode ser encontrado na Amazon neste link.
2001: uma odisseia no espaço
Arthur C. Clarke
“2001: Uma Odisseia no Espaço” é uma obra de sci-fi que originou o filme de mesmo nome, dirigido por Stanley Kubrick. Em um passado remoto, um objeto misterioso orienta a evolução humana. Milênios depois, outro monólito é desenterrado na Lua, provocando espanto. Uma equipe viaja para investigá-lo, acompanhada pela inteligência artificial HAL 9000. Pequenas falhas levantam dúvidas sobre suas intenções. Nesse enredo, a humanidade confronta forças desconhecidas que podem mudar o futuro.
2001: uma odisseia no espaço pode ser encontrado na Amazon neste link.
Duna
Frank Herbert
Situado no planeta Arrakis, um cenário desértico que prenuncia um futuro sombrio, este clássico apresenta a jornada de Paul Atreides e das famílias do Imperium. Com 680 páginas, a narrativa envolve qualquer amante de ficção científica que deseje criar uma criatura de possibilidades tão vastas quanto Victor Frankenstein. Celebrada, “Duna” permanece recomendada para leitores que buscam imersão em mundos profundos e reflexões intensas.
Duna pode ser encontrado na Amazon neste link.
Os melhores livros de ficção científica juvenil
O guia do mochileiro das galáxias
Douglas Adams
Livro mencionado também em nossa lista dos melhores livros de aventura para adolescentes.

O épico galáctico sobre a história de Arthur Dent vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo. A sagacidade amarga e os enredos estranhos de Douglas Adams o tornaram a lenda de uma geração e continuam a cativar os leitores, incluindo gente como Elon Musk. Pegue sua toalha, relaxe e divirta-se!
A história começa quando Arthur Dent é salvo segundos antes de a Terra ser destruída. Ele consegue escapar graças à Ford Prefect, um ET que está pesquisando a nova versão do Guia do Mochileiro das Galáxias. De lá, os dois pegam carona em uma espaçonave extraterrestre através do tempo e do espaço.
O guia do mochileiro das galáxias pode ser encontrado na Amazon neste link.
Jogador Nº 1
Ernest Cline
Todo um mundo está em jogo na busca pelo grande prêmio. O jogador nº 1 está pronto?
A Terra mudou muito desde 2044 em razão da fome, guerra e desemprego. Quando Wade Watts não consegue enfrentar o mundo real, ele passa o dia e a noite conectado ao OASIS, que é uma utopia virtual global que permite que os usuários sejam quem eles desejam. É também um lugar onde você pode viver e se apaixonar em qualquer um dos mundos baseados nos filmes, videogames e outras culturas pop dos anos 1980. Essa não é a única coisa que torna o OASIS interessante. O falecido bilionário e criador do jogo, James Halliday, escondeu uma série de presentes secretos no enorme playground do jogo que recompensará qualquer um que os descobrir com muito dinheiro e poder. Wade encontrou o primeiro.
Jogador Nº 1 pode ser encontrado na Amazon neste link.
O Jogo do Exterminador
Orson Scott Card
No livro, Ender Wiggin tem apenas seis anos quando é escolhido para ir para a Escola de Combate Espacial para aprender a lutar no espaço.
A humanidade está em guerra com alienígenas, e muitas das lutas acontecem em outros sistemas solares que estão distantes do nosso. Os maias jovens são escolhidos porque assim estarão na idade correta quando estiverem na batalha ou quando retornarem à Terra. Não existe tecnologia de vôo mais rápido que a luz nesta história. O autor usou crianças soldados como personagens para mostrar que toda guerra é um processo de destruição da inocência. Os comandantes militares colocam todas as suas esperanças nas crianças. E os pequenos tem que superar o processo de abuso psicológico na Escola de Combate. Orson Scott Card teve a ideia da “Sala de Batalha”, onde as crianças podem praticar lutas em gravidade zero. Dessa forma, ele poderia mostrar como é difícil lutar contra um inimigo alienígena.
O Jogo do Exterminador pode ser encontrado na Amazon neste link.
Gostou dessa lista das melhores obras de ficção científica de todos os tempos?
Recomendamos também:
Os 20 Melhores Livros de Suspense
Os Melhores Livros de História da História
Destes titulos em nossa livra de melhores livros de ficção científica, qual o seu favorito? Existe algum outro título de época ou recente que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).
Até a próxima!