Os Melhores Livros sobre Política Mundial e Nacional (2024)

Ilustração para artigo sobre os melhores livros de política.

Os melhores livros de política já publicados em português não poderiam ser contidos em apenas uma lista, e por este motivo, separamos este artigo em 5 partes, cada uma sobre uma ramificação.

Aqui você vai encontrar:

  • Uma lista com as obras primas dos principais autores clássicos da ciência política.
  • Uma lista com os melhores livros sobre política para iniciantes.
  • Uma lista com os melhores livros sobre política dos últimos 100 anos.
  • Uma lista com os melhores livros sobre políticos.

E fora essas 4 listas, uma recomendação do melhor livro para se entender a política brasileira. Tudo isso é um bom lugar para começar sua busca por uma reflexão maias profunda sobre os tópicos das ciências sociais que desempenham um papel em nosso discurso político atual.

Uma lista definitiva dos melhores livros sobre o assunto é uma tarefa quiçá impossível, mas acreditamos que os títulos desta lista servirão como uma passo para entender a história política e os fundamentos das principais teorias e conceitos da área.

Autores Clássicos da Ciência Política

Aristóteles

Livro recomendado: A Política

Capa de A Política, de Aristoteles, que é um clássico e um dos melhores livros sobre o tema.
A Política, de Aristoteles, é um clássico e um dos melhores livros sobre o tema.

Aristóteles discute as questões centrais da ciência política em A Política.

  • Como a sociedade deve ser estruturada para promover a realização pessoal?
  • Quais são as formas ideais de governança
  • Como tais formas de governança devem ser preservadas?

O filósofo grego examina os pontos fortes e fracos de várias constituições, incluindo oligarquias, democracias e tiranias, a fim de determinar qual é a mais eficaz na teoria e na prática. O livro é considerada um excelente ensaio sobre questões e preocupações políticas fundamentais e oferece percepções fascinantes sobre as operações e a mentalidade da cidade-estado grega. É uma obra de enorme significado que influenciou pensadores tão diversos quanto Tomás de Aquino e Nicolau Maquiavel.

Você pode encontrar A Política aqui.

Platão

Livro recomendado: A República

A República é o livro mais significativo de Platão, escrito durante os séculos V e IV aC (mas não o único, aliás, temos uma lista inteira com os melhores livros escritos por Platão).

É de natureza política, pregando um estado ideal controlado por líderes justos, inteligentes e educados. O filósofo, segundo Platão, é aquele que pode combinar esses atributos. Platão examina todos os sistemas políticos atuais na República, com foco na aristocracia, oligarquia, democracia e tirania. Mesmo admitindo que sua república é uma utopia, ele afirma que é a única maneira de alcançar uma sociedade perfeita. À parte alguns conceitos sociais, tudo é tão atual que parece retratar nossos tempos, embora tenha sido escrito há mais de dois mil anos.

A República está disponível neste link

John Locke

Livro recomendado: Dois Tratados Sobre o Governo

Capa de Dois Tratados Sobre o Governo, uma das obras mais famosas de John Locke.
Dois Tratados Sobre o Governo, uma das obras mais famosas de John Locke.

No final dos anos 1600, John Locke, conhecido por muitos como o Pai do Liberalismo, contribuiu para o desenvolvimento da filosofia política. Apesar de ser inglês, sua linha de pensamento foi uma das que mais influenciou o pensamento formador dos Estados Unidos da América.

Dois Tratados Sobre o Governo é uma de suas obras mais conhecidas. Além dela, ele teve outros seis trabalhos publicados após sua morte. Em Dois Tratados, ele começa criticando as formas chauvinistas de governo e depois passa a apresentar conceitos para uma vida social e uma sociedade civilizada baseados na teoria do contrato e nos direitos naturais dos indivíduos.

Dois Tratados Sobre o Governo está disponível aqui.

Joseph de Maistre

Livro recomendado: Considerações Sobre a França

Capa de Considerações sobre a França que é um polêmico mas importante livro de De  Maistre.
Considerações Sobre a França é um polêmico mas importante livro de De Maistre.

Considerações sobre a França (que também é citado entre os melhores livros para conservadores) se destaca pela novidade de uma leitura da Revolução em dois níveis distintos. A primeira é uma interpretação mais vulgar de seu sentido político, como a instauração de uma república e a abolição da monarquia francesa e do sistema político e social do Ancien Régime.

A outra é uma interpretação na forma de um sentido metopolítico da Revolução, como manifestação da Providência e forma de punição da humanidade degenerada. Para alguns, esse livro traduz muitos dos anseios da extrema direita, já para outros, é na verdade a intepretação da estrutura social moderna.

E se você quiser aprender mais da cultura e língua francesa, veja nossa lista dos melhores livros para aprender francês.

Considerações Sobre a França está disponível neste link

Os Melhores Livros Sobre Política para Iniciantes

A Revolução dos Bichos

George Orwell

Capa de A Revolução dos Bichos, que é uma ficção que possui uma lição excelente sobre os riscos do totalitarismo.
A Revolução dos Bichos é uma ficção que possui uma lição excelente sobre os riscos do totalitarismo.

Os animais de uma fazenda que trabalham demais e são maltratados se revoltam, expulsam o fazendeiro e assumem o controle do negócio. A idéia era fazer um paraíso de progresso, direitos humanos, justiça social e igualdade com idealismo ardente e slogans cativantes.

Esse foi o começo de uma das fábulas satíricas mais reveladoras já escritas: um conto de fadas afiado para adultos que mostra como uma revolução contra a tirania levou a um totalitarismo pior ainda, abordando inclusive as turbulências da segunda guerra mundial.

A Revolução dos Bichos, que gerou grande controvérsia durante o cenário político da guerra fria, é até hoje é um livro banido em países como Cuba ou Vietnã.

Você pode encontrar A Revolução dos Bichos aqui.

A corrupção da inteligência: intelectuais e poder no Brasil

por Flávio Gordon

Flávio Gordon, se valendo de anos de experiências e convivência no meio universitário brasileiro, e, mais especificamente no mais anti-conservador dos circulos deste meio (as ciências humanas), expõe a responsabilidade dos nossos “intelectuais” na destruição da nossa alta cultura, seguindo o projeto Marcusiano de demolição dos alicerces morais da sociedade.

O livro merece elogios não somente pela coragem do autor e cientista político, mas também pela extensa bibliografia usada para fundamentar o contexto histórico que levou ao estado degradante das universidades, da cultura e das raízes do Brasil.

A corrupção da inteligência: intelectuais e poder no Brasil pode ser encontrado neste link.

Veja também: Os melhores livros sobre investimentos.

1984

George Orwell

Obra citada também em nossa lista dos ivros mais indicados para dar de presente e entre os melhores livros para quem é de direita.

1984, uma distopia futurística publicada pela primeira vez em 1949, é um clássico moderno. Foi publicado poucos meses antes da morte do autor, mas ainda assim se destaca como uma impressionante reflexão literária sobre o caráter sinistro do poder.

O último romance de George Orwell apresenta Winston Smith, um homem preso em uma sociedade totalitária governada pelo estado, onde tudo é feito coletivamente, mas todos vivem sozinhos. Ninguém escapa do olhar cínico e brutal do Grande Irmão. Na verdade, a filosofia do partido no poder tem pouca consideração pelo presente ou futuro. Winston aprende com o líder do partido O’Brien que “Nós só nos importamos com o poder. Poder pelo poder, poder puro.”

Foi um grande sucesso quando foi lançado em 1949.

1984 pode ser encontrado neste link.

Os Melhores Livros Sobre Política dos Últimos 100 Anos

A Vida na Sarjeta. O Círculo Vicioso da Miséria Moral

Theodore Dalrymple

Depois de anos e anos apenas estudando autores marxistas e/ou progressistas, ler Dalrymple é como conversar com uma pessoa lúcida solitária em um hospício.

O autor (citado entre os favoritos de Jordan Peterson) usa relatos da vida real de indivíduos em situação de pobreza para examinar os pontos fortes e as falhas do Estado de bem-estar social emergente na Inglaterra e no cenário político de outras nações.

A Vida na Sarjeta. O Círculo Vicioso da Miséria Moral está disponível neste link.

Tolos, fraudes e militantes

por Roger Scruton

Roger Scruton foi um dos grandes escritores conservadores do século XX
Roger Scruton foi um dos grandes escritores conservadores do século XX

Scruton ao longo das páginas aborda as maiores estrelas do marxismo cultural, de Lacan a Żizek, numa forma muito sábia de criticá-los. Se o preço te assustar (não deveria, dado que o conteúdo do livro mais que compensa o gasto), lembre-se que frequentemente esse é um dos livros com bons descontos na Black Friday.

Em vez de derrubá-los com as críticas conservadoras habituais, ele critica a (falta de) sentido e (ausência) de significado na ideologia dos revolucionários, e termina por mostrar como o marxismo cultural foi criado e fundado em uma retórica psicopática destrutiva, vazia e limítrofe. Não concordo com algumas das ideias de Scruton (como suas visões um tanto favoráveis ao iluminismo), mas sua crítica aos autores frankfurtianos e gramscistas é uma das melhores que já vi.

Tolos, fraudes e militantes pode ser encontrado neste link.

Revolução e Contra-Revolução

por Plínio Correia de Oliveira

Excelente livro. Plinio faz jus a ser um dos pensadores brasileiros (e sul-americanos) mais lidos no século XX. A qualidade deste livro e sua visão sobre as mudanças mundiais nos últimos cinco séculos são uma reflexão essencial para uma visão sólida sobre como revolucionários de várias estirpes procuram alterar (e frequentemente destruir) a sociedade, dominando o poder político e destruindo a ordem para gerar o caos.

Uma recomendação absoluta.

Revolução e Contra-Revolução pode ser encontrado neste link.

A Rebelião das Massas

José Ortega y Gasset

Capa de A Rebelião das Massas, que é constantemente citado entre os melhores livros sobre política.
A Rebelião das Massas é constantemente citado entre os melhores livros sobre política.

Em seu famoso livro Revolta das Massas (um dos livros indicados por Olavo de Carvalho), o filósofo espanhol José Ortega y Gasset escreveu que “toda civilização é um equilíbrio contínuo entre autonomia e dependência, entre individualidade e laços sociais”.

A força essencial que mantém unida a estrutura cada vez mais diversa e complexa da sociedade moderna é a cooperação. Felizmente para nós, tudo o que precisamos para experimentar a necessidade e o prazer da cooperação é uma cópia deste livro instigante.

A Rebelião das Massas está disponível neste link

Os Melhores Livros sobre Políticos

Grandes homens do meu tempo

por Winston Churchill

Essas biografias concisas (todas escritas pelo próprio Churchill, que por sinal também escreveu excelentes livros) incluem uma variedade de figuras políticas e culturais que viveram ao mesmo tempo que ele, incluindo Charlie Chaplin, H. G. Wells, Rudyard Kipling e George Bernard Shaw, bem como Franklin D. Roosevelt, Adolf Hitler, Lawrence da Arábia e Leon Trotsky.

Essa obra foi escrita uma década antes de Churchill ser eleito primeiro-ministro, e é concentrada nas dificuldades da política em um período em que o movimento democrático estava derrubando governos tradicionais.

Nesta época de transição política turbulenta, os insights de Churchill têm um significado adicional. No final, o livro oferece uma visão intrigante sobre esses tópicos, à medida que Churchill os examina com um olhar crítico, descobrindo que suas falhas são pelo menos tão esclarecedoras quanto suas virtudes.

Você pode encontrar Grandes homens do meu tempo aqui.

A vida secreta de Fidel

Juan Reynaldo Sanchez

Capa do Livro A Vida Secreta de Fidel, de Juan Reynaldo Sanchez
Capa do Livro A Vida Secreta de Fidel, de Juan Reynaldo Sanchez

A obra (que figura entre os livros recomendados por Jair Bolsonaro) é a narrativa de um dos antigos guarda-costas de Fidel Castro. O autor trabalhou para o ditador cubano por 17 anos, foi preso e torutador por desobediência, e fez uma fuga dramática de Cuba.

Juan Reinaldo Sanchez, guarda-costas do líder maximo por duas décadas, estava a par da vida privada de FIdel, bem como de sua enorme riqueza pessoal – incluindo um gigantesco portfólio de propriedades, uma ilha paradisíaca escondida e a apreensão de fundos públicos – até sua conexão com sua família e seus nove filhos de cinco cônjuges diferentes.

O relato franco de Sanchez retrata as muitas facetas do ex-ditador cubano: líder durante a guerra na Nicarágua e em Angola, déspota paranóico em casa, espião mestre, diplomata maquiavélico e parceiro de narcotraficante. Este depoimento surpreendente nos ajuda a repensar nossa compreensão de Cuba e de Fidel Alejandro Castro Ruz.

A vida secreta de Fidel está disponível neste link

Stálin

por Simon Sebag Montefiore

Que Stalin era um ditador soviético, líder marxista e czar russo é algo reescrito nesta aclamada biografia de Stalin e seus parceiros que é um dos livros favoritos de Elon Musk.

Simon Sebag Montefiore revela o medo e a traição do mundo soviético, o privilégio e a devassidão, a vida familiar e a crueldade assassina do ditador. O resultado de sua pesquisa tornou-se um clássico sobre a história comunista. Este é um retrato íntimo de um homem tão complexo quanto brutal e arrepiante.

Stálin pode ser encontrado neste link.

O Melhor Livro Sobre Política no Brasil

O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota

Olavo de Carvalho

Capa do Livro O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota, de Olavo de Carvalho
A obra-prima de Olavo de Carvalho fecha a nossa lista dos melhores livros sobre política.

Os 193 artigos e ensaios de Olavo de Carvalho, compilados por Felipe Moura Brasil, representam um percentual ínfimo dos materiais assinados pelo filósofo em diversos veículos da imprensa brasileira entre 1997 e 2013.

Vale conferir também uma lista dos livros que foram indicados pelo próprio Olavo de Carvalho, onde o autor

O autor reflete sobre temas do cotidiano, investiga a mentalidade do brasileiro e relata lições de seus encontros com figuras importantes. Olavo combina linguagem comum com bom humor genuíno e estilo envolvente, provando seu status como um influente escritor de sua época. Não é a toa que em suas redes sociais, ele ficou famoso por críticas positivas à homens do calibre de Roberto Oliveira Campos, e críticas negativas contra outros filósofos como a também brasileira Marilena Chauí ou Sérgio Buarque de Holanda.

O autor passa por temas da juventude para a idade adulta, da crise econômica para a crise cultural, da ciência para a religião, do militarismo para a vocação, do regime militar para o petismo, de Lula para Dilma, de George W. Bush para Barack Obama e muitos outros neste best-seller. Os artigos selecionados foram escolhidos por sua capacidade de abordar os assuntos, não sua data de publicação ou veículo. Uma leitura interessante sobre a política do Brasil, dos tempos de PT até Jair Bolsonaro.

O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota está disponível neste link.

Conclusão: Os Melhores Livros Sobre Política

A descrição e o link para cada livro você encontra nos parágrafos anteriores.

Autores Clássicos da Ciência Política

  • Aristóteles
  • Platão
  • Joseph de Maistre

Os Melhores Livros Sobre Política para Iniciantes

  • A Revolução dos Bichos
  • A corrupção da inteligência: intelectuais e poder no Brasil
  • 1984

Os Melhores Livros Sobre Política dos Últimos 100 anos

  • A Vida na Sarjeta. O Círculo Vicioso da Miséria Moral
  • Tolos, fraudes e militantes
  • Revolução e Contra-Revolução
  • A Rebelião das Massas

Os Melhores Livros sobre Políticos

  • Grandes homens do meu tempo
  • A vida secreta de Fidel
  • Stálin

O Melhor Livro Sobre Política no Brasil

  • O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota

Se você gostou dessa lista com os melhores livros sobre política, recomendamos também:

Os Livros Indicados por Padre Paulo Ricardo

Os Melhores Livros de Filosofia


Destes nomes entre os melhores livros sobre política, qual o seu favorito? Existe algum outro livro que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM título para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!