Os Livros de CS Lewis que Você Deveria Ler

Foto do escritor CS Lewis

Entre os apologistas cristãos do século XX, Clive Staples Lewis conquistou com suas obras leitores e alunos para além da sua cátedra e para além do seu tempo.

O irlandês, Professor das Universidades de Oxford e Cambridge, assinando também sob os pseudônimos de Jack Lewis, N. W. Clerk Clive Hamilton mas consagrado CS Lewis, foi escritor de obras teologia, poesia, crítica literária, ensaios e ficção.

O seu amigo de profissão e vocação mais famoso foi o britânico J. R. R. Tolkien – autor do épico O Senhor dos Anéis e a quem CS Lewis deve sua conversão do ateísmo ao anglicanismo.

Quem Foi CS Lewis

Nascido em 29 de novembro de 1898 no Reino Unido, CS Lewis foi casado com a também escritora Joy Davidman. O autor escreveu principalmente em defesa do cristianismo, além de ter se voltado à pesquisa da literatura medieval até os 64 anos, quando teve um ataque fatal do coração.

Seu livro mais famoso, que foi adaptado para as telas com enorme sucesso, se chama As Crônicas de Nárnia. No entanto, esse autor e professor universitário da Universidade de Oxford foi um grande romancista, ensaísta e seu legado inclui vários títulos que vão da fantasia até a ficção científica.

Hora de partirmos para a lista das melhores obras de Clive Staples Lewis!

Os Melhores Livros de Ficção de CS Lewis

Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz

Capa do livro Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz, que abre nossa lista dos livros de CS Lewis.
Capa do livro Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz, que abre nossa lista dos livros de CS Lewis.

Característica marcante da escrita de Lewis, o humor e a ironia sagaz escondem e revelam ensinamentos da doutrina cristã. A condenação e a salvação da alma são tratadas sob o ponto de vista do tentador, personagem imbuído da missão de encaminhar ao inferno um cristão recém convertido.

O diabo, chamado Screwtape, ou Coisa-ruim, na versão brasileira, ensina seus truques a seu sobrinho Absinto, um demônio mais jovem e menos experiente. Revela seus artifícios e atalhos para os corações dos homens, que deseja condenar.

Pode-se dizer que a didática utilizada é uma imersão, mostra ao leitor as mais clássicas exegeses da doutrina cristã desde o ponto de vista daquele que pretende conduzir à condenação eterna as almas, revelando quais seus métodos  demoníacos mais eficazes, servindo então como, acima de uma história divertida e interessante, um guia para a prática do cristianismo.

Você Encontra Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz Nesse Link

Até que Tenhamos Rostos: a Releitura de um Mito.

Capa do livro Até que Tenhamos Rostos.

A ideia dessa releitura de um mito grego surge para o poeta CS Lewis na sua juventude, em forma de prosa, e expressava a sua ideia de incompreensão do ser humano em relação ao divino. Como obra, toma forma no período em que o próprio escritor chamou de sua “idade mais madura“ e é escrita conjuntamente com sua esposa Joy Davidman.

Nesse momento da vida literária do autor, a narrativa tem uma função de pano de fundo para diversas reflexões, mas já como um cristão e apologista e não mais como um jovem ateu.

O livro reconta o romance entre Psique e Eros, que representam O Sopro da Vida – ou a Alma- e o Amor humano. A narrativa é contada por Orual, irmã mais velha de Psique, representando na obra a visão externa das coisas divinas, segundo a observação do autor.

É uma leitura que envolve pela narrativa e ao mesmo tempo traz a visão do autor sobre temas importantes como o amor, a religiosidade e os sentimentos humanos.

Você Encontra Até Que Tenhamos Rostos Nesse Link

Veja também: Os Melhores Livros de Dostoiévski

Trilogia Cósmica

Saindo dos mitos históricos e entrando no universo das ficções futurísticas e cientificas, mas sem deixar de lado a cosmovisão do cristianismo que marcava suas obras, nessa saga CS Lewis entrega ao leitor reflexões sérias por meio de aventuras mirabolantes.

O livro inaugural da saga, “Além do Planeta Silencioso” conta a história de um estudioso levado contra a sua vontade para um planeta onde não existe pecado, chamado Malacandra. Em seguida, o próximo livro, mais filosófico, “Perelandra”, traz à tona o livro do Gênesis, sendo que dessa vez o personagem principal, Ranson, deve participar da narrativa de Eva e mudar o rumo da História.

Por fim, mas não menos filosófico, o último livro da saga de chama “Aquela Força Medonha” e volta a aventura para a terra, ameaçada por uma Nova Ordem Mundial e que deve ser combatida. Nesse livro outros temas relevantes do pensamento do autor são tratados com leveza e seriedade.

Você Encontra Trilogia Cósmica Nesse Link

A Torre Negra

Capa de A Torre Negra, de CS Lewis

Continuando a saga dos personagens da Trilogia Cósmica, esse livro traz mais elementos científicos, abordando temas da Física mas sem deixar o principal de CS Lewis de fora: a precisa explicação acerca de dilemas da vida comum e explicações que não foram ultrapassadas pelo decorrer do tempo em suas obras.

Aludir a outros universos e realidades paralelas é um método que puxa a inteligência do leitor, obriga-o a imaginar mundos fantásticos onde ideias que passam despercebido no mundo real ganham destaque e têm sua importância destacada.

O cerne da vida cristã permanece em toda a literatura de CS Lewis, mas como um ex ateu convicto, o autor sabe guiar a história de modo a deixar implícitas as coisas elementares e sutilmente embutir filosofia e teologia na imaginação de seus leitores.

Você Encontra A Torre Negra Nesse Link

As Crônicas de Nárnia

Capa do best seller As Crônicas de Nárnia
Capa do best seller As Crônicas de Nárnia

Esta obra magnifica já foi mencionada em várias outras listas de nosso site, entre elas:

A icônica aventura de As Crônicas de Nárnia em filmes estreou com consagração das narrativas no mundo do cinema, escondendo nas aventuras dos mais interessantes personagens a apologética cristã. O filme foi produzido com a ajuda do próprio enteado do autor, Douglas Gresham, para quem a história era originalmente contada antes da hora de dormir.

Composta de sete livros, a história percorre ao mesmo tempo momentos comuns e extraordinários na vida dos personagens, entre eles o príncipe Caspian, que se torna o rei de Nárnia.

O ápice da obra está na figura de Aslam, que passa por uma paixão dolorosa e mostra sua realeza e sua justiça, enquanto o autor discorre as aventuras dos personagens e suas características mais nobres ou mais vis.

As Crônicas de Nárnia é um alimento para a imaginação, pois é rica em detalhes com ensinamentos preciosos escondidos entre relatos fantásticos e dramas dos personagens, que enfrentam poderosos vilões, mas também seus próprios medos e limitações. É um manual de virtudes para adultos e crianças, um remédio contra mal humor e o desanimo, mas com a doçura da fantasia.

Você Encontra As Crônicas de Nárnia Nesse Link

O Grande Abismo

Essa obra traz elementos de outros clássicos da literatura, como  de “A Divina Comédia” de Dante e “O Peregrino” de John Bunyan, em que o tema do inferno é retratado desde o ponto de vista de quem já está nele, para que a ideia de condenação seja trazida não como uma promessa ou ameaça, mas como uma realidade que precisa ser encarada pelo personagem.

Também nesta história de CS Lewis,  a figura principal da obra não possui nome, é o próprio narrador, que depara-se com a realidade de ter sido condenado a estar no submundo e por isso procura conhecer e entender os motivos e regras desse inédito lugar.

A ideia principal do livro relembra o leitor que a condenação e salvação das almas, tema de suma importância para a visão cristã a respeito da morte, não são uma imposição divina, mas uma escolha consciente que deve ser feita pelos homens, representados somente como fantasmas no livro.

Você Encontra O Grande Abismo Nesse Link

Os Melhores Livros de Não-Ficção de CS Lewis

A Abolição do Homem

Estudantes das mais diversas áreas – e não somente as humanísticas, como principalmente cientistas matemáticos e físicos- podem tirar proveito imenso dessa obra que apresenta ao leitor as razões para que os princípios trazidos pela lei natural sejam preservados.

É um livro que poderia figurar até entre as melhores obras de filosofia.

O autor, estudante da História, de cultura e da formação dos povos, traz com autoridade de pesquisador o caminho percorrido pelo Homem até a sua inevitável abolição, que ocorre com a extinção daquilo que é propriamente humano em detrimento daquilo que é o retorno à escravidão à natureza bruta e inculta.

A Lei Natural na cosmovisão cristã,  é a própria natureza do Homem, programada por seu Criador para ter certos anseios e repulsas. A ideia do bem e do mal, da vida e da morte e outras antinomias que podem ter seus conceitos perdidos, misturados e deturpados ao longo dos muitos anos de História da filosofia, da teologia e outras áreas cientificas, são trazidos à tona com muita delicadeza, mas com toda seriedade de que a filosofia precisa.

Você Encontra Abolição do Homem Nesse Link

Veja também: Os 10 Melhores Livros Conservadores

Os Quatro Amores

A língua grega distingue quatro palavras para se referir ao amor. Usando delas assertivamente, CS Lewis traça as características fundamentais de cada tipo de amor, explicando qual a natureza e os limites dos amores humanos e qual o fundamento do amor divino.

O livro aborda as principais confusões sobre as maneiras de amar. Por exemplo a diferença entre o amor maternal, o amor conjugal e o amor fraternal, mas também sobre como o amor divino pode ser substituído pelas outras espécies de amor, causando uma desordem em todas as relações pessoais.

A leitura dessa obra traz benefícios para as relações dos mais variados tipos: esposos, amigos, familiares mas, sobretudo, para a vida de oração e relacionamento com Deus, já que ficam apontadas e explicadas as hierarquias entre os tipos de amor e como sua ordem pode influenciar no modo que se vê a realidade e como se lida com os problemas e adversidades.

Você Encontra os Quatro Amores Nesse Link

O Problema da Dor

Capa de O Problema da Dor

Escrito em 1940, esse livro traz uma marca especial do autor, já que é assunto recorrente ao ateísmo o paradoxo da existência de um Deus bom e justo e ao mesmo tempo a existência da maldade e do sofrimento.

Como já mencionado, CS Lewis foi um ateu convicto na juventude e trouxe então nesse livro uma apologética que foi considerada uma das 50 maiores obras influentes do século XX pós guerra no meio evangélico, consolando questões que estavam sensíveis com a realidade  do sofrimento e dificuldades da segunda guerra mundial.

Baseado em grandes filósofos como Leibniz e Santo Agostinho de Hipona (cuja lista de obras primas você encontra aqui), o autor conseguiu estabelecer harmonia entre a religião, a realidade do sofrimento e os lugares-comuns nos ideais sobre o que é a fé, a bondade de Deus e as dificuldades da vida humana. Por ser o sofrimento inevitável, essa leitura acalenta aos que padecem dele e torna mais brandos os corações revoltados com a realidade da dor.

Você Encontra O Problema da Dor Nesse Link

Cristianismo Puro e Simples

Obra mencionada também entre os melhores livros de teologia.

Capa de Cristianismo Puro e Simples
Capa de Cristianismo Puro e Simples, que fecha a nossa list dos melhores livros de CS Lewis.

Publicado inicialmente como conferências de rádio transcritas em panfletos, essa obra foi um fruto da anterior, supramencionada, aclamada por James Welch, um reverendo correspondente da BBC que viu em Lewis um porta voz da mensagem do cristianismo.

O ponto diferencial deste livro é a explicação lógica da natureza divina de Nosso Senhor Jesus Cristo, tirando para fora do círculo dos argumentos a fé sem o uso da razão, posicionamento usado para defender a impossibilidade da existência de Deus.

A ideia de Cristianismo Puro e Simples é a compreensão racional e histórica da Pessoa de Deus, sem que ambas as naturezas se oponham. Para embasar suas reflexões, CS Lewis usa magistralmente elementos da lógica, da filosofia, da História, da ciência e da religião, mas levando o autor a acompanhar sua explicação sem termos técnicos exagerados e rebuscamento desnecessário.

Você encontra Cristianismo Puro e Simples Nesse Link


Esperamos que você tenha gostado de nossa seleção de livros de CS Lewis. Ler esse escritor deve ser como ouvir a um amigo a quem se estima. Quando menos se espera, a inteligência e a imaginação ao mesmo tempo estarão mais aguçadas e atendas às maravilhosas e extraordinárias sutilezas dos milagres de cada dia.


Se você gostou dessa lista com os melhores livros de CS Lewis, recomendamos também:

Livros Indicados por Jordan Peterson

Os Livros Escritos e Recomendados por Winston Churchill

Livros Recomendados por Olavo de Carvalho


Destes titulos entre os melhores livros de CS Lewis, qual o seu favorito? Existe algum outro título ou série deste gênero literário que você gostaria que nomeássemos? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!