Livros para Melhorar a Comunicação

Meios de comunicar. Livros para melhorar a comunicação

Antes mesmo de começarmos nossa lista dos melhores livros para melhorar a comunicação, é preciso explicar de que tipo de comunicação estaremos tratando, pois existem vários modos e meios.

Então, sem mais delongas: neste artigo, indicaremos somente livros para melhorar a comunicação interpessoal.

O que é comunicação interpessoal?

A comunicação interpessoal é a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Pode ocorrer pessoalmente, por escrito ou por meio de ferramentas tecnológicas. É por meio da comunicação interpessoal que compartilhamos fatos, ideias, conceitos, opiniões, atitudes, etc. É uma daquelas habilidades essenciais em múltiplas profissões, como advocacia ou gestão de negócios.

Em contraste, a comunicação intrapessoal ocorre internamente, dentro de um indivíduo. É a conversa de uma pessoa consigo mesma. É como cada um de nós vê o mundo e seu próprio papel nele. A comunicação intrapessoal não é algo que pode ser observado pelos outros, mas sim algo que ocorre dentro da mente de um indivíduo. A comunicação intrapessoal influencia a maneira como interagimos com as pessoas ao nosso redor e como desenvolvemos relacionamentos com os outros.

A arte da comunicação interpessoal

Para entender a comunicação interpessoal, é importante primeiro entender o que é a linguagem humana. A linguagem é a forma como os humanos se comunicam verbalmente e não verbalmente por meio de palavras, símbolos e gestos. É um sistema de comunicação que consiste em certas regras.

A linguagem se desenvolveu ao longo de milhares de anos. No início, as pessoas se comunicavam por meio de grunhidos e gestos. Os símbolos eram usados para expressar as ideias que queriam transmitir, desenvolvendo-se assim na escrita. A linguagem evoluiu como uma parte importante da humanidade, tornando-se uma ferramenta de socialização e transmissão de cultura de uma geração para outra.

A comunicação interpessoal é, na verdade, a forma mais comum e difundida de comunicação. A maior parte de nossas horas acordado é gasta na comunicação com amigos, familiares, colegas de trabalho e estranhos.

Melhores Livros sobre Comunicação

Conversas Cruciais – Habilidades Para Conversas de Altos Interesses

por Kerry Patterson, Joseph Grenny, Ron Mcmillan e Al Switzler

Este livro se concentra em incutir fortes habilidades de comunicação para ocasiões onde são necessárias conversas importantes. Ele também ensina como negociar de forma eficaz.

É um guia para se preparar para conversas de alto risco, transformar raiva e sentimentos de mágoa em diálogo forte, criar um ambiente seguro para discutir quase qualquer coisa e ser convincente em vez de duro. Tudo isso é fornecido em Conversas Cruciais.

Conversas Cruciais – Habilidades Para Conversas de Altos Interesses pode ser encontrado neste link.

TED: Falar, convencer, emocionar

por Carmine Gallo

O TED é uma arena (física e também virtual) mundialmente famosa, com apresentações curtas de 18 minutos que, acima de tudo, devem mover o público incorporando algum aprendizad

O livro tenta organizar os elementos-chave de uma apresentação eficaz. É um guia de oratória para um público que está se tornando mais familiarizado com as linguagens cibernéticas.

O livro não expõe grandes mistérios, mas algo que todos que já se prepararam para falar em público deveriam estar ciente. No entanto, somos vítimas do velho ditado de que “saber não é fazer”. É aí que o livro se torna intrigante, pois estrutura o que ignoramos de forma didática. Contextualizar nossos temas com histórias que possam despertar empatia no público, métodos para reter a atenção do espectador em você e efetivamente angariar adeptos para o seu discurso, e muito mais.

Este livro combina o melhor dos dois mundos: Carmine Gallo, uma das maiores autoridades mundiais em oratória, revela hoje a estratégia que tornou os grandes discursos TED um sucesso mundial. Alguns tiveram mais de 20 milhões de acessos. Esta é uma obra que tem o potencial de influenciar a trajetória profissional de qualquer pessoa.

TED: Falar, convencer, emocionar pode ser encontrado neste link.

Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da Liderança

por Carmine Gallo

É o 2a livro que indicamos desta escritora, e não é por falta de motivos.

Richard Branson possui cerca de 30 hectares de terra em Necker Island, que faz parte das Ilhas Virgens Britânicas.

Empreendedores de todos os tipos atendem para lançar ideias de empresas para investidores. Eles têm cinco minutos para chamar a atenção de Branson e conquistar investimentos.
Storytelling é a solução para muitos deles.
Solução que pode ser encontrada neste livro. Storytelling – Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas de liderança está repleta de histórias reais que o transformarão em um contador de histórias.

Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da Liderança pode ser encontrado neste link.

Negocie como se sua vida dependesse disso  

por Chris Voss

O autor, Chris Voss, atuou como um dos principais negociadores do FBI em dezenas de crises, não apenas nos EUA, mas também no exterior. Nas Filipinas, por exemplo, negociou a libertação de reféns mantidos pela Abu Sayyaf, uma organização terrorista afiliada ao ISIS.

Com todo o conhecimento de sua carreira, ele explica em 256 páginas métodos brilhantes, úteis em vários tipos de negociações. Há lições importantes para evitar a mentalidade de fight or flight que acaba fazendo ambas as partes perderem.

Quando leio um bom livro, faço anotações, mas apenas dos pontos mais importantes. Em Negocie como se sua vida dependesse disso, fiz quase 5 páginas de anotações em papel A4. Isso deve colocar em perspectiva quantos pontos úteis ​​existem neste livro. Não é a toa que esse título está também em nossa lista dos melhores livros sobre vendas e em nossa lista das leituras indicadas para empreendedores.

Negocie como se sua vida dependesse disso pode ser encontrado neste link

Como Falar, Como Ouvir

por Mortimer J. Adler

Este livro vai te ensinar muito. Ao contrário de muitos outros, ele considera, além das habilidades de fala na comunicação, também as de escuta.

Para ser lido com cuidado e um lápis na mão. Ele ensina você a debater com honestidade, intelecto e integridade, bem como uma variedade de orientações maravilhosas para instrutores em suas palestras, discursos, seminários e conversas. Ele explica também maneiras de demonstrar a alguém que está errado e qual é o problema.

Este livro tem relevância prática para qualquer pessoa – de executivo a aluno, pai ou mãe, e todos os demais!

Como Falar, Como Ouvir pode ser encontrado neste link.

Como fazer amigos e influenciar pessoas

por Dale Carnegie

Convenhamos: que esse livro esteja aqui nesta lista não é nenhuma surpresa, certo?

Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie, é provavelmente o livro sobre comunicação eficaz mais conhecido de todos os tempos. Foi publicado originalmente em 1936 e desde então se tornou um clássico – e com razão.

O livro, fora se baser em conceitos psicológicos sólidos, foi também testado e comprovado por um grande número de indivíduos. Se você é iniciante na arte da comunicação de sucesso, este é um bom lugar para começar. Ele fornecerá todos os fundamentos que você deseja e você poderá expandir seu conhecimento a partir daí.

O livro se concentra em como lidar com as pessoas, principalmente na condução dos negócios, e contém diretrizes extremamente práticas e básicas que podem ser utilizadas imediatmente. Não há muitas teorias, mas sim muitos métodos prontos para implementação.

Como fazer amigos e influenciar pessoas pode ser encontrado neste link.

Desvendando os segredos da linguagem corporal

por Allan Pease e Barbara Pease

A linguagem corporal, além da comunicação verbal e escrita, diz muito. É fácil ignorar a linguagem corporal, mas isso pode resultar no envio acidental de uma impressão incorreta. Depois de ler Desvendando os segredos da linguagem corporal, de Allan e Barbara Pease, você entenderá como interpretar os sinais não-verbais de outras pessoas e se tornará mais consciente dos seus próprios gestos.

Desvendando os segredos da linguagem corporal pode ser encontrado neste link.

Você Simplesmente Não Me Entende – O Difícil Diálogo Entre Homens E Mulheres

por Deborah Tannen

Se você sente que metade das pessoas que você encontra não lhe entendem, leia Você Simplesmente Não Me Entende – O Difícil Diálogo Entre Homens E Mulheres. Deborah Tannen investiga a ciência de como e por que homens e mulheres se comunicam de maneiras diferentes. Há vários incidentes divertidos espalhados por todo o livro, tornando-o uma leitura agradável.

Você Simplesmente Não Me Entende – O Difícil Diálogo Entre Homens E Mulheres pode ser encontrado neste link.

Como Conversar com Qualquer Pessoa

por Leil Lowndes

Leia Como Conversar com Qualquer Pessoa e descubra uma infinidade de técnicas que você pode colocar em uso imediatamente. O livro explica em detalhes 92 técnicas para comunicação efetiva em várias áreas e relacionamentos.

O trabalho de Leil Lowndes gira em torno de educar os profissionais sobre como melhorar suas habilidades de comunicação. O conselho se aplica a muitos tipos de cenários na vida, desde conhecer alguém pela primeira vez até conversar por telefone. Todas as abordagens têm nomes exclusivos que o ajudarão a lembrá-las sempre que necessário.

Como Conversar com Qualquer Pessoa pode ser encontrado neste link.

Obrigado pelo feedback

por Sheila Heen e Douglas Stone

No dia a dia, nós costumamos nadar em um mar de feedback. Chefes, colegas de trabalho e clientes, bem como familiares e amigos, todos têm “sugestões” para nosso desempenho, maneira de criar os filhos, ou aparência.

Mesmo quando entendemos que o feedback é necessário para bons relacionamentos e desenvolvimento profissional, eventualmente o tememos e as vezes até o rejeitamos.

Obrigado pelo feedback explica por que escutar feedback é tão importante, mas tão difícil, e fornece uma estrutura sólida para nos ajudar a enfrentar a tempestade de comentários improvisados, revisões anuais e conselhos não solicitados, sempre com curiosidade e graça.

Obrigado pelo feedback pode ser encontrado neste link.

Livros para Melhorar a Comunicação: Conclusão

Nesta lista, apresentamos 10 dos melhores livros sobre comunicação, englobando tanto clássicos com quase 100 anos desde a publicação, até obras que levam em conta as pesquisas mais recentes. Confira abaixo:

  • Conversas Cruciais – Habilidades Para Conversas de Altos Interesses, por Kerry Patterson, Joseph Grenny, Ron Mcmillan e Al Switzler
  • TED: Falar, convencer, emocionar, por Carmine Gallo
  • Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da Liderança, por Carmine Gallo
  • Negocie como se sua vida dependesse disso, por Chris Voss
  • Como Falar, Como Ouvir, por Mortimer J. Adler
  • Como fazer amigos e influenciar pessoas, por Dale Carnegie
  • Desvendando os segredos da linguagem corporal, por Allan Pease e Barbara Pease
  • Você Simplesmente Não Me Entende – O Difícil Diálogo Entre Homens E Mulheres, por Deborah Tannen
  • Como Conversar com Qualquer Pessoa, por Leil Lowndes
  • Obrigado pelo feedback, por Sheila Heen e Douglas Stone

Se você gostou dessa lista com livros para melhorar a comunicação, recomendamos também:

10 Livros de Filosofia que Você Deveria Ler

Livros de Psicologia Recomendados para Curiosos e Estudantes.

10 Excelentes Livros de Desenvolvimento Pessoal


Destes livros para melhorar a comunicação, qual o seu favorito? Existe algum outro que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!