Os Melhores Livros de Poesia Para Ler em 2024

Livro com poesias e café para ilustrar artigo sobre os melhores livros de poesia

Segundo o dicionário poesia é “a arte de compor ou escrever versos, geralmente com associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens”. Uma definição talvez rasa quando o assunto é um gênero literário capaz de dar voz e mudar a percepção dos sentimentos e sensações mais profundos do ser humano. Por isso preparamos uma lista com os melhores livros de poesia.

Uma das principais características da poesia é a conexão entre escritor e leitor, de acolhimento à repulsa, tudo depende da resposta que o artista deseja evocar em seu público. Mesmo que a sociedade mude, as emoções humanas permanecem intactas, motivo pelo qual as obras desse gênero literário são atemporais.

Nessa lista de melhores livros de poesia você encontrará clássicos nacionais e estrangeiros que conquistam gerações. Prepare-se para descobrir as obras primas de autores como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles

Mas se a ideia é dar boas risadas e alegrar seu dia, não deixe de conferir nossa lista dos livros de comédia mais recomendados. Se você gosta de histórias de amor complexas, os romances coreanos podem ser uma excelente opção para você.

Os 4 Livros de Poesia Mais Vendidos de Todos os Tempos

Vênus e Adônis

William Shakespeare

Citado também entre os melhores livros de romance já escritos.

Vênus e Adônis, de William Shakespeare, é um dos livros de poesia mais vendidos da história
Vênus e Adônis, de William Shakespeare, é um dos livros de poesia mais vendidos da história

“Vênus e Adônis” é o poema responsável por consagrar William Shakespeare como um dos maiores nomes da literatura e se tornou a obra mais popular do poeta durante sua vida .

Escrito em 1593, o poema narra as tentativas da deusa Vênus de seduzir o jovem Adônis. Nele Shakespeare brinca com a noção do que aconteceria caso a deusa do amor fosse desprezada. Essa visão de amor épica,  trágica e muitas vezes controversa mais tarde se tornaria a marca do escritor, dando origem aos seus romances mais conhecidos.

Vênus e Adônis pode ser encontrado na Amazon neste link.

Ovos Verdes e Presunto

Dr. Seuss

Provando que a poesia é para todas as idades, “Ovos Verdes e Presunto” de Theodor Seuss Geisel, mais conhecido como como Dr. Seuss encanta gerações desde 1960 com a história de Sam-I-Am tentando convencer seu amigo Guy-I-Am (que em português receberam os nomes de Romeu e João, respectivamente) a provar algo novo.

É um livro muito lido em países anglófonos e ajuda a melhorar o vocabulário das crianças e jovens. Aliás, preparamos uma lista especial dos melhores livros para melhorar o vocabulário.

Apesar das clássicas rimas de Dr. Seuss terem vendido mais de 650 milhões de cópias ao redor do mundo, no Brasil poucas foram as traduções para o português ao longo dos anos. No entanto, recentes adaptações de suas obras, principalmente para streaming, têm gerado alta de procura por seus livros.

Ovos Verdes e Presunto pode ser encontrado na Amazon neste link.

A Odisséia

Homero

A Odisséia, de Homero, é um dos melhores livros de poesia da antiguidade
A Odisséia, de Homero, é um dos melhores livros de poesia da antiguidade

A atemporalidade é marca da literatura poética. Não é possível datar com exatidão quando  “A Odisséia” de Homero foi escrita, acredita-se que o poema épico tenha surgido entre os séculos IX e VII antes de Cristo e até hoje é considerado um dos livros mais relevantes da história.

Dividida em três partes e 24 cantos, esse clássico da literatura  aborda discussões sobre mortalidade, virtude e santidade versus as preocupações mundanas ao acompanhar a trajetória de Ulisses, herói da Guerra de Tróia,  durante os 17 anos que levou para retornar ao lar.

A Odisséia pode ser encontrada na Amazon neste link.

Os Melhores Livros de Poesia Romântica

A Divina Comédia

Dante Alighieri

Capa de A Divina Comédia, de Dante Alighiero, que é um dos maiores clássicos da poesia de todos os tempos.
A Divina Comédia, de Dante Alighiero, é um dos maiores clássicos da poesia de todos os tempos.

Em 1304 o amor não era tipicamente abordado em poemas, por isso “Divina Comédia”, obra prima de Dante Alighieri, é um marco da literatura. Meticulosamente dividida em três atos: Inferno, Purgatório e Paraíso, cada um com 33 cantos, descreve a busca do poeta por sua amada Beatriz.

Outro fator que faz deste um dos melhores livros de poesia romântica é o dialeto usado, ao invés de escrever em latim como era comum à época, Dante criou os versos de forma acessível ao público leigo, usando uma língua próxima ao italiano atual.

A Divina Comédia pode ser encontrada neste link.

A Teus Pés

Ana Cristina Cesar

Enigmática. Essa talvez seja a melhor palavra para definir a poesia de Ana Cristina Cesar. “A Teus Pés”, de 1982, foi o único livro que a poetisa publicou em vida e traz uma imersão na mente da autora que o descreveu como um “fragmento de um discurso amoroso”.

O livro é na verdade uma coleção que reúne os textos Cenas de Abril, Correspondência Completa e Luvas de Pelica lançados entre 1979 e 1980 de forma independente e que relatam o cotidiano sob uma ótica de constante desconstrução e reconstrução, desafiando os conceitos de feminino e masculino.

A Teus Pés pode ser encontrado na Amazon neste link.

Cem Sonetos de Amor

Pablo Neruda

Ganhador do prêmio Nobel de Literatura, Pablo Neruda foi consagrado um dos maiores poetas do século 20, entre seus livros de poesia romântica destaca-se “Cem Sonetos de Amor”, de 1951. É também um dos grandes livros românticos modernos (a lista dos melhores livros neste estilo você pode encontrar aqui).

Usando de elementos da natureza para expressar seus sentimentos pela esposa, Matilde Urrutia, ao comparar as fases do dia: manhã, meio-dia, tarde e noite às fases do romance – da paixão avassaladora ao amor calmo e acolhedor.

Cem Sonetos de Amor por ser encontrado na Amazon neste link.

Os Melhores Livros de Poesia Brasileira

Claro Enigma

Carlos Drummond de Andrade

Capa de Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade, um marco poético da literatura brasileira.
Capa de Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade, um marco poético da literatura brasileira.

Um dos maiores nomes da literatura brasileira e mundial, Carlos Drummond de Andrade, trouxe perspectivas únicas para temas como amor, modernismo, nacionalidade, morte, família e cotidiano.

Em “Claro Enigma”, Drummond tece uma ponte entre clássico e moderno ao abandonar o desejo por respostas e passar a focar nas perguntas que precisam ser feitas. O tom melancólico, pessimista e perplexo são reflexos do contexto social da época (1951) no qual o mundo se via dividido entre o sistema capitalista, liderado pelos Estados Unidos e socialista, liderado pela União Soviética e os temores causados pela Guerra Fria.

A angústia do poeta perante a opressão da individualidade promovida por ambas ideologias se transformou em “A Máquina do Mundo”, poema que, para muitos, é considerado o mais importante da língua portuguesa.

Claro Enigma pode ser encontrado na Amazon neste link.

Os Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais

Cora Coralina

Um dos livros mais lidos da poesia popular brasileira
Um dos livros mais lidos da poesia popular brasileira

“Os Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais” foi o primeiro livro de Cora Coralina. A estreia na literatura aconteceu aos 75 anos de idade e traz a visão de mundo e as memórias da infância e adolescência da goiana em um texto simples, carinhoso e nostálgico fazendo com que ela ficasse conhecida como a “escritora das coisas simples”.

Os Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais pode ser encontrado na Amazon neste link.

Leia também: Os melhores livros de uma das escritoras mais lidas atualmente, Colleen Hoover.

Antologia Poética

Manuel Bandeira

Lirismo e melancolia são marcas da poesia de Manuel Bandeira, e em “Antologia poética”, de 1961, os conflitos entre vida e morte, moderno e tradicional são tratados com extrema sensibilidade, humor e objetividade.

Uma coletânea organizada pelo próprio Bandeira que leva o leitor a percorrer os passos do autor ao longo da vida, seus medos, amores, dúvidas e certezas.

Antologia Poética pode ser encontrado na Amazon neste link.

Os Melhores Livros de Poesia Estrangeira

Os Lusíadas

Luíz de Camões

Capa de Os Lusíadas, de Camões, que é o mais famoso épico poético em Português
Os Lusíadas, de Camões, é o mais famoso épico poético em Português

O livro de poesia mais famoso da literatura portuguesa não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores livros de poesia. “Os Lusíadas” de Luís de Camões abraça mitologia, aventura, história, morte e amor à pátria em uma epopeia dividida em dez cantos com mais de mil estrofes e 8 mil versos sobre as conquistas da coroa portuguesa e do navegador Vasco da Gama.

Os Lusíadas pode ser encontrado na Amazon neste link.

Flores do Mal

Charles Baudelaire

Capa de Flores do Mal, do famoso poeta francês Charles Baudelaire
Flores do Mal, do famoso poeta francês Charles Baudelaire

Durante anos a obra deste poeta francês foi proibida por ser considerada “ultrajante e amoral” por explorar a inquietude da alma humana e as definições de bem e mal tanto que, para a publicação original de 1857 foi censurada e alguns de seus poemas mais densos retirados.

Implacável, ferrosil e certeiro em suas descrições, as críticas feitas pelo poeta exploram detalhes minuciosos alimentado pela inconformidade às regras e dogmas da época.

Se você se interessa pela cultura francesa, veja nossa lista dos melhores livros para aprender este idioma.

Flores do Mal pode ser encontrado na Amazon neste link.

Mensagem

Fernando Pessoa

Chamado pelo poeta de “livro pequeno de poemas”, por Fernando Pessoa, “Mensagem” é uma obra de imensa grandeza histórica e literária na qual o nacionalismo do português é exaltado.

Dividido em três partes: Brasão, Mar Português e O Encontro, os 44 poemas neles contidos trazem elementos do místico e mitológico sobre a fundação e conquistas lusitanas.

Mensagem pode ser encontrado na Amazon neste link. 

Livros de poesia que merecem menção honrosa

Conclusão: Os Melhores Livros de Poesia

A descrição e o link para cada livro você encontra nos parágrafos anteriores.

Livros de Poesia Mais Vendidos de Todos os Tempos

Vênus e Adônis, de William Shakespeare

Ovos Verdes e Presunto, por Dr. Seuss

A Odisséia, de Homero

Os Melhores Livros de Poesia Romântica

A Divina Comédia, de Dante Alighieri

A Teus Pés, por Ana Cristina Cesar

Cem Sonetos de Amor, de Pablo Neruda

Os Melhores Livros de Poesia Brasileira

Claro Enigma, por Carlos Drummond de Andrade

Os Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, por Cora Coralina

Antologia Poética, de Manuel Bandeira

Os Melhores Livros de Poesia Estrangeira

Os Lusíadas, de Luíz de Camões

Flores do Mal, de Charles Baudelaire

Mensagem, de Fernando Pessoa


Se você gostou dessa lista com os melhores livros de poesia, recomendamos também:

Literatura Brasileira: Uma Seleção dos Melhores Títulos

Os Melhores Livros de Comédia Romântica em 2022

Os Melhores Livros de Jane Austen

Destes titulos em nossa lista dos melhores livros de poesia, qual o seu favorito? Existe algum outro título que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).