Os Melhores Livros da Literatura Brasileira

casarão antigo - melhores livros da literatura brasileira

Com seu nascimento junto ao desenvolvimento do país, a literatura brasileira está presente de forma direta e indireta em todas as nossas vidas, transformando também novas histórias além dos clássicos. Por ser tão importante em nossas vidas, é sempre bom conhecer mais sobre os principais livros da nossa literatura.

Infelizmente, neste artigo, não conseguimos colocar todos os autores que merecem ser citados, pois ficaria imensamente longo. Um exemplo, por exemplo, é Monteiro Lobato, que embora não tenha sido citado nesse artigo, é um nome certo entre os melhores autores de livros infantis.

. Caso você esteja procurando recomendações, confira a nossa lista com os melhores livros da literatura brasileira mais abaixo!

Quais São as Diferentes Escolas Literárias da Era Colonial?

  • Quinhentismo (1500 – 1601)

A primeira etapa da Era Colonial na literatura brasileira é conhecida como Quinhentismo e seus primeiros registros datam do século XVI. Essa escola literária é na verdade composta por duas manifestações literárias, que são a literatura dos jesuítas e a de informação. A primeira diz respeito aos escritos dos jesuítas, enquanto a segunda é relacionada a um caráter histórico.

  • Barroco (1601 – 1768)

A segunda etapa da Era Colonial dentro da literatura brasileira é o Barroco, que se inicia em 1601 com o poema Prosopopéia de Bento Teixeira e chega até o meio de 1768 com a fundação da Arcádia Ultramarina. Os estilos literários marcantes da época são o conceptismo e o cultismo.

  • Arcadismo (1768 – 1836)

O Arcadismo é o terceiro período da literatura brasileira na Era Colonial e se prolongou de 1768 até 1836, com seu início sendo marcado pela publicação de Obras Poéticas de Cláudio Manuel da Costa. Essa fase é marcada pela forte presença da natureza, simplicidade e temas bucólicos Dentro dessa época, também é possível encontrar o chamado de Período de Transição, entre 1808 e 1836.

Quais São as Diferentes Escolas Literárias da Era Nacional?

  • Romantismo (1836 – 1881)

Iniciando a época da Era Nacional, o Romantismo é a primeira fase da literatura no país a ter um movimento totalmente brasileiro e seu início é datado de 1836, com a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades por Gonçalves Magalhães.

  • Realismo e Naturalismo (1881 – 1922)

Com início em 1881 com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o Realismo no Brasil é marcado por um objetivismo e uma linguagem descritiva em detalhes. Nessa escola literária, os temas mais comuns são relacionados ao urbano, dia-a-dia e até mesmo sociais.

Surgindo junto ao movimento de Realismo, o Naturalismo teve início em 1881 com a publicação de O Mulato e também é caracterizado pela sua riqueza em detalhes, mas desta vez fazendo uso de uma linguagem coloquial.

  • Parnasianismo (1882 – 1922)

Surgindo em paralelo com as escolas de Realismo e Naturalismo, o Parnasianismo teve seu início em 1882 com a publicação de Fanfarras, mas por conta de suas grandes diferenças acabou sendo classificado de forma independente. Nessa escola literária, as principais características são a presença da estética poética, como rimas, métrica e etc.

  • Simbolismo (1882 – 1922)

Iniciando em 1882 com a publicação de Missal e Broquéis, o Simbolismo tem como principais características o misticismo, a imaginação e o subjetivismo. Durante o período dessa escola literária, os autores da época tinham foco nos aspectos do subconsciente da alma humana.

  • Pré-Modernismo (1902 – 1922)  

Esta fase da literatura brasileira é na verdade uma transição entre o simbolismo e o modernismo e ocorre no início do século XX. Nesta etapa, é comum temas sobre a realidade da época, como áreas políticas, históricas e sociais. Também é possível ver o uso da linguagem regional e coloquial.

  • Modernismo

Marcado pela Semana de Arte Moderna em 1922, o Modernismo representa o início de uma nova era da literatura brasileira e em todos os demais tipos de arte do país. Com inspiração nas vanguardas artísticas europeias, esse movimento rompe a ligação do academicismo com o tradicionalismo.

Os 8 Melhores Livros da Literatura Brasileira

Memórias Póstumas de Brás Cubas

por Machado de Assis

Quando falamos de literatura brasileira, o nome que sempre irá se destacar é o de Machado de Assis, um dos maiores escritores do país. Em seu mais famoso livro já publicado, o autor muda o curso de toda a literatura no Brasil com uma incrível transição do romantismo para o realismo. Por entre as páginas, o leitor terá a chance de conhecer a história do protagonista após a sua morte. Por ser tão revolucionário, a obra se tornou inspiração para diversos quadrinhos, filmes e séries.

Memórias Póstumas de Brás Cubas pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

O Cortiço

por Aluísio Azevedo

Se você já estudou ou ainda está estudando para exames e concursos, então provavelmente já encontrou este título dentro da lista de leituras obrigatórias. Isso porque a obra de Aluísio Azevedo publicada em 1890 se tornou um dos maiores clássicos da literatura brasileira e aparece com frequência no meio de questões em provas escolares ou até mesmo de vestibulares. Por entre as 244 páginas, o leitor terá a oportunidade de descobrir os principais problemas enfrentados por moradores de um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX.

O Cortiço pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Dom Casmurro

por Machado de Assis

Outro livro importante escrito por Machado de Assis é o Dom Casmurro, que conta a história de Bento Santiago e o seu relacionamento com Capitu ao longo de sua vida. Ao longo dos capítulos, o leitor poderá entender melhor sobre a vida de um homem que sofre com ciúmes intensos e descobrir por si mesmo uma das maiores polêmicas da literatura no Brasil: Capitu traiu ou não?

Dom Casmurro pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

A Hora da Estrela

por Clarice Lispector

Publicado pouco tempo antes de sua morte, A Hora da Estrela é o último livro de Clarice Lispector e também uma de suas maiores obras literárias. Por esse motivo, é também uma das histórias mais emocionantes da autora, que coloca tudo de si em Rodrigo e Macabéa, os protagonistas do livro. Em uma das mais recentes edições, também é possível encontrar pinturas feitas pela própria autora.

A Hora da Estrela pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

O Auto da Compadecida

por Ariano Suassuna

Presente na vida de muitos brasileiros, a história da peça teatral O Auto da Compadecida gira em torno da vida dos amigos João Grilo e Chicó, que vivem aprontando confusões juntos no vilarejo onde moram. Enquanto o primeiro amigo está sempre à procura de uma nova confusão, o segundo não tem coragem o suficiente e adora contar mentiras. Entretanto, o cotidiano de ambos mudam ao passarem por experiências inusitadas no céu e também no inferno.

O Auto da Compadecida pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Triste Fim de Policarpo Quaresma

por Lima Barreto

Conhecido por ter um estilo mais realista e engajado, o autor consegue trazer uma mistura de drama e humor de uma forma única ao longo de mais de 300 páginas. Ao longo da leitura, você irá conhecer a história do major Policarpo Quaresma, um nacionalista ao extremo com gostos peculiares. Por conta de sua adoração com o país, Policarpo se engaja em projetos que desenvolvem a trama do livro.

Triste Fim de Policarpo Quaresma pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Iracema

por José Alencar

Ao longo das mais de 150 páginas, o autor nos conta sobre a história da fundação do Estado do Ceará utilizando a lenda que leva o seu nome: Iracema, conhecida como “a virgem dos lábios de mel”. Conhecido por ser um nacionlista no século XIX, a linguagem rebuscada do livro passa a ter uma tradução mais suave nesta edição por meio das anotações de Fátima Mesquita.

Iracema pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Vidas Secas

por Graciliano Ramos

Com seu primeiro lançamento feito em 1938, um dos maiores livros de Graciliano Ramos conta a vida de uma família de sertanejos que se veem obrigados a mudar de casa sempre que sofrem com o resultado das secas. Com esse foco, o autor faz uma leve denúncia sobre os problemas que assombram o povo brasileiro, principalmente do sertão nordestino.

Vidas Secas pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Conclusão: Os 8 Melhores Livros da Literatura Brasileira

Em nossa lista com os melhores livros da literatura brasileira, você pode encontrar os 8 principais livros da área, que são eles:

  1. Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis
  2. O Cortiço, por Aluísio Azevedo
  3. Dom Caseiro, por Machado de Assis
  4. A Hora da Estrela, por Clarice Lispector
  5. O Auto da Compadecida, por Ariano Suassuna
  6. Triste Fim de Policarpo Quaresma, por Lima Barreto
  7. Iracema, por José Alencar
  8. Vidas Secas, por Graciliano Ramos

Você gosta da literatura brasileira? Qual o seu livro favorito? Gostaria que alguma outra obra fosse incluída? Deixe suas sugestões nos comentários!


Se você gostou dessa lista com os melhores livros da literatura brasileira, recomendamos também:

18 incríveis livros de romance (para homens e mulheres!)

20 lívros de suspense que você deveria ler.

Os 10 melhores livros de Agatha Christie


Destes titulos em nossa lista dos melhores livros da literatura brasileira, qual o seu favorito? Existe algum outro título de época ou recente que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!