Os Melhores Livros de Jane Austen

Terra da escritora Jane Austen. Lista dos seus melhores livros

Jane Austen foi uma romancista inglesa cujas obras foram adaptadas para filmes, programas de televisão e contos modernos séculos após sua morte em 1817. reflexos da sociedade da época.

Apesar do fato de que ela só publicou quatro romances durante sua vida, mais dois foram publicados postumamente. Há outros dois livros que ela não terminou de escrever, bem como várias histórias curtas que ela escreveu na adolescência.

Austen ainda é uma das autoras mais célebres de todos os tempos, e seu trabalho está sendo ressuscitado por meio de adaptações cinematográficas, sequências e recontagens. Sua celebridade cresceu a ponto de o governo britânico emitir uma nota de 10 libras com seu rosto em 14 de setembro de 2017. O lançamento coincidiu com o 200º aniversário da morte da escritora, que ocorreu em 18 de julho de 1817. Ter um rosto em uma nota é uma distinção obtida por apenas algumas grandes figuras no Reino Unido.

Se você está decidindo qual vai ser o primeiro livro de Austen em sua prateleira, ou se já é um fã experiente em busca de sua próxima leitura, aqui estão os 3 melhores livros de Jane Austen.

Quem foi Jane Austen?

Jane Austen nasceu em Steventon, Inglaterra, em 1775. Ela era a sétima de oito crianças. Cassandra, sua irmã mais velha, foi sua companheira mais próxima ao longo da vida. Seu pai era o reitor da paróquia local e também ensinava algumas matérias clássicas em casa, já sua mãe era oriunda de uma família rica.

Austen era uma romancista cujas obras de ficção romântica ambientadas entre a nobreza rural lhe renderam um lugar como uma das escritoras mais lidas da literatura inglesa. Seu realismo, ironia mordaz, comentários sociais e enredos aclamados ganharam significado histórico entre estudiosos.

Austen passou toda a sua vida como membro de uma família muito unida nos arredores da pequena nobreza inglesa. Ela foi educada principalmente por seu pai e irmãos mais velhos, bem como por sua própria leitura. O apoio inabalável de sua família foi crucial para seu desenvolvimento como escritora. Seu aprendizado artístico durou da adolescência até os 35 anos.

Os Melhores Livros de Jane Austen

Os livros abaixo foram ranqueados com base na na opinião de quase 5 milhões de leitores e usuários do Goodreads.

Orgulho e Preconceito

Publicado em 1813

Nota média no Goodreads: 4,28 de 5.

Capa do livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
Capa do livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

A trama segue a personagem principal, Elizabeth Bennet, enquanto ela lida com questões de boas maneiras, educação, moralidade, educação e casamento na sociedade britânica regencial, como membro da pequena nobreza. Elizabeth é a segunda de cinco filhas nascidas de um dono de terras na cidade fictícia de Meryton, em Hertfordshire, perto de Londres.

Orgulho e Preconceito, uma história que se passa durante tempos aristocráticos, explora uma sociedade governada por regras e convenções estritas da vida familiar e status. O romance retrata esses temas através das experiências e observações de Elizabeth Bennet. É um livro que combina comédia com seriedade.

Você pode encontrar o livro Orgulho e Preconceito aqui.

Persuasão

Publicado em 1818

Nota média no Goodreads: 4,14 de 5.

Capa do livro Persuasão, de Jane Austen
Capa do livro Persuasão, de Jane Austen

Persuasão, o último romance de Austen, foi escrito ao mesmo tempo que outra obra famosa da autora (Emma), ​​mas não foi publicado até depois de sua morte. É a história do amor não correspondido entre Anne Elliot e o capitão Frederick Wentworth. O sentimento é finalmente reconhecido depois de reviravoltas.

O romance demonstra bem a importância das segundas chances e como um pouco de persuasão pode mudar a vida das pessoas para sempre.

“Persuasão”, mais do que qualquer outro livro de Austen, demonstra como ela lidou com profundas questões existenciais dentro dos limites de seu cenário e com um elenco de personagens enganosamente limitados. Aqueles que acreditam que Austen é simplesmente a precursora intelectual dos romances contemporâneos ou comédias sociais estão perdendo a enorme profundidade de pensamento que está sob a superfície de seus romances, este em particular.

Enquanto todos os romances de Austen são em geral bem-humorados, “Persuasão” é mais sutil. Foi descrito como “outonal”, e essa descrição é precisa. Tem uma qualidade de misturar o amargo com o doce que você não encontra nos outros trabalhos de Austen.

Você pode encontrar o livro Persuasão aqui.

Razão e Sensibilidade

Publicado em 1811.

Nota média no Goodreads: 4,08 de 5.

Capa do livro Razão e sensibilidade, de Jane Austen
Capa do livro Razão e sensibilidade, de Jane Austen

O primeiro romance publicado de Austen, Razão e Sensibilidade, foi uma espirituosa comédia de costumes.

É ambientado entre 1792 e 1797 no sudoeste da Inglaterra, e também em Londres e Somerset. É a história de Elinor e Marianne Dashwood, duas irmãs que representam o “senso” (pragmatismo) e a “sensibilidade” (emoção) do título. A família Dashwood consiste também em sua mãe, irmã Margaret e meio-irmão John. Quando o pai morre, a propriedade da família passa para John, forçando os Dashwoods a se mudarem. Eles são acolhidos por um primo gentil, mas estão em circunstâncias difíceis.

Austen explora questões de classe e dinheiro, bem como ideias clássicas sobre relacionamento. O livro tem três volumes: Volume I apresenta os personagens; O Volume II segue-os através do namoro e do casamento; e o Volume III é sobre o amor entre os personagens mais velhos.

Você pode encontrar o livro Razão e Sensibilidade aqui.

Livros de Jane Austen que Viraram Filmes

Muitos dos livros de Jane Austen já viraram filmes (e em alguns casos, mais de uma adaptação das obras foram feitas para as telas). Ai vão as mais notáveis:

  • Orgulho e Preconceito, em 1995. Estrelado por Jennifer Ehle e Colin Firth, sob a direção de Simon Langton e roteiro de Andrew Davies.
  • Razão e Sensibilidade, em 1995. Estrelado por Emma Thompson, Kate Winslet e Hugh Grant, sob a direção de Ang Lee e roteiro de Emma Thompson.
  • Persuasão, em 1995 (parece que esse ano foi realmente o ano de Jane Austen nas telonas). Estrelado por Amanda Root e Ciarán Hinds, sob a direção de Roger Michell e roteiro de Nick Dear, bem como a nova série do Netflix.
  • Emma, em 1996. Estrelado por Gwyneth Paltrow e Ewan McGregor, sob a direção de Douglas McGrath.
  • Emma, também de 1996, mas dessa vez estrelado por Kate Beckinsale e Samantha Morton, sob a direção de Diarmuid Lawrence e roteiro de Andrew Davies.
  • Mansfield Park, em 1999. Dirigido por Patricia Rozema.
  • Orgulho e Preconceito, de 2005. Estrelado por um elenco que possui nomes como Keira Knightley, Donald Sutherland e Judi Dench.

Conclusão: Os 3 Melhores Livros de Jane Austen

De acordo com mais de cinco milhões de leitores, os 3 melhores livros de Jane Austen são:

  • Orgulho e Preconceito
  • Persuasão
  • Razão e Sensibilidade

Estes 3 volumes podem ser adquiros por meio deste link.


Destes títulos em nossa lista de melhores livros de Jane Austen, qual o seu favorito? Existe algum outro título que você gostaria que colocássemos na lista?

Se tivesse que escolher UM livro para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails. Faça parte da nossa lista gratuítamente no link abaixo).


Se você gostou dessa lista com os melhores livros de Jane Austen, recomendamos também:

Os Melhores Livros de Agatha Christie

Os 18 Melhores Livros de Romance Já Escritos

Até a próxima!


Veja também outras listas de recomendações de livros em diferentes estilos!

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!