Os Melhores Livros Sobre Serial Killers em 2024

Imagem de punho e faca para ilustrar artigo sobre os melhores livros de serial killer.

Se você quer ler mais histórias de crime em 2024, então é hora de mergulhar na vida de alguém que era – ou talvez ainda seja – insano. Tanto livros de ficção quanto de não-ficção sobre assassinos em série foram escritos em quantidades assustadoramente grandes. Nessa lista, te apresentamos os 9 melhores livros de serial killer dos últimos tempos!Mas antes um pouco de contexto.

Melhores Livros de Suspense Policial com Serial Killers

Para mais histórias que te prendem até a última página, veja a nossa lista dos melhores livros de mistério e suspense.

Serial Killer: Um Círculo de Amor e Morte

por Antônio Ferreira

Capa do livro de Antonio Ferreira, que abre a nossa lista dos melhores livros de serial killer.
O livro de Antonio Ferreira abre a nossa lista dos melhores livros de serial killer.

Nesta história conhecemos Alberto, incriminado por ser o assassino de sua mulher, mas mal sabia ele que era somente o começo de uma longa história. Ele foi encontrado dormindo bêbado no sofá, e sua mulher, morta na cama. Depois ele foi levado ao presídio e tempos depois consegue provar sua inocência, ficando em regime aberto.

Em paralelo, começa a conhecer melhor a Alane, ex-mulher de seu amigo, Robson, o potencial assassino, e a partir de então, eles começam a montar estratégias para pegarem Robson em seu ato. Fred e Rose são agentes policiais e se tornam a grande ajuda de Alberto e Alane na história, os quatro começam a pensar em estratégias e envolver outras pessoas para que o plano dê certo.

Você pode encontrar este livro aqui.

O canibal de Nine Elms

Edição Português | por Robert Bryndza e Marcelo Hauck

Livro citado também entre as melhores obras com temática de detetives e investigação criminal.

Capa de O canibal de Nine Elms

Kate Marshall era uma jovem e promissora detetive quando prendeu o serial killer que assombrou o bairro de Nine Elms, na região sul da cidade de Londres. Mas, devido a uma série de circunstâncias inesperadas, sua maior vitória de repente se transformou em um pesadelo. Traumatizada, traída e publicamente humilhada, Kate foi obrigada a se afastar e a abandonar sua carreira.

Após quinze anos, ainda que atormentada pelos traumas de sua experiência na polícia, Kate tenta seguir sua vida em uma pacata cidade da costa inglesa. Mas, um dia, ela recebe uma carta que a leva imediatamente para o passado: pistas que se assemelham demais àquelas que foram decisivas anos antes. Kate se vê, então, envolvida nos meandros de um caso que só ela poderá resolver.

Você pode encontrar este livro aqui.

Veja também: As melhores sagas de livros.

Flores da morte

Edição Português | por Jen Williams

Após o inexplicável suicídio da mãe, a ex-jornalista Heather Evans precisa retornar à casa de sua infância e acaba descobrindo algo aterrador: centenas de cartas trocadas entre sua mãe e o famoso assassino em série Michael Reave. O Lobo Vermelho, como é chamado pela imprensa, está preso há mais de vinte anos pelas mortes brutais e ritualísticas de inúmeras mulheres, embora sempre tenha alegado inocência. Quando o corpo de uma jovem é encontrado decorado com flores, exatamente da mesma forma como Reave deixava suas vítimas, ele é a única pessoa que pode colaborar com a investigação.

Você pode encontrar este livro aqui.

O homem-sussurro

por Alex North

Capa de O Homem Sussurro

Quando a esposa de Tom Kennedy morre, ele se muda com seu filho Jake para a pacífica vila de Featherbank. Ele quer um novo começo mais do que qualquer outra coisa. Mas Featherbank tem uma história sombria. Vinte anos atrás, um serial killer levou e matou cinco meninos. O assassino se chamava “O homem-sussurro”. Crimes antigos não incomodam Tom e Jake, que só querem se mudar para sua nova casa. Só que agora outro menino sumiu.

Em seguida, Jake começa a se comportar de uma maneira estranha. Sua nova casa parece horrível, mas não é a única coisa com a qual eles têm que lidar. No meio da noite, Tom ouve sussurros vindos da janela. Um sucesso internacional, “O homem-sussurro” tem um enredo misterioso que consegue mostrar como pais protegem e amam seus filhos mesmo nos momentos mais sombrios.

O homem-sussurro está disponível na Amazon neste link.

Melhores Livros de Psicologia Sobre Psicopatas e Serial Killers

Serial Killers – Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas 

Edição Português  por Harold Schrechter (Autor), Lucas Magdiel (Tradutor)

Capa de Serial Killers - Anatomia do Mal, que é um dos melhores livros sobre a mente dos assassinos em série
Serial Killers – Anatomia do Mal, é um dos melhores livros sobre serial killers e a mentalidade dos mesmos.

Um livro pesado.

Feito para quem gosta do assunto e de psicologia (e se esse é o seu caso, veja aqui a lista dos livros recomendados pelo psicólogo Jordan Peterson). Anatomia do Mal é um livro documentado, carregado de informações sobre os mais diversos psicopatas e serial killers. Literalmente um dossiê definitivo. Se fosse para escolher apenas um livro explicando sobre serial killers, de fato, escolheria este. Os dados são incríveis, os estudos de casos muito bem documentados, a organização dos capítulos é incrível para responder e explicar na ordem certa cada uma de suas perguntas e curiosidades.

Você pode encontrar este livro aqui.

Lady Killers Profile: Belle Gunness

Edição Português | por Harold Schechter

Capa do livro Lady Killers Profile Belle Gunness

Vamos mergulhar na mente e na vida da assassina em série Belle Gunness. Vamos conhecer em detalhes os casos e o modus operandi dessa assassina terrível, dissecada com minúcia e cuidado. No panteão dos assassinos em série, Belle Gunness tem um lugar só seu.

Entre 1902 e 1908 ela convenceu uma série de homens a viajarem de várias partes dos Estados Unidos até a sua fazenda macabra no interior do estado de Indiana. Alguns eram funcionários contratados por ela, outros solteirões bem de vida que seguiam a promessa de um bom casamento; todos desapareceram sem deixar rastro. Quando seus corpos foram descobertos, descobriu-se que eles não tinham sido apenas envenenados, método muito usual entre mulheres assassinas: eles estavam esquartejados.

Você pode encontrar este livro aqui.

A Quem o Assassino Mata? O Serial Killer à Luz da Criminologia e da Psicanálise (eBook)

por Silvia Elena Tendlarz e Carlos Dante Garcia

Capa de A Quem o Assassino Mata O Serial Killer à Luz da Criminologia e da Psicanálise

O Serial Killer à luz da criminologia e da psicanálise é livro que busca responder a um dos mais intrigantes comportamentos do homem: sua compulsão e frieza ao homicídio. No caso desta obra, esse é o grande ponto de interseção entre a psicologia, a criminologia e direito penal. Será que o assassino comete seu ato inconscientemente por impulsão ou o faz por visão psicanalítica consciente e sangue frio? Que lugar ocupa o criminoso em relação ao seu crime contra outro ser humano?

Aliás, se você se interessa pela psicologia humana, veja também nossa lista com os melhores livros à respeito.

O assassino em série é tão somente a área de estudo e juízo da justiça que, por si mesma, apoia-se na culpabilidade para condenação ou abre-se para o campos como a psicologia, a psicanálise e a sociologia. Caberá aqui ao leitor buscar essas respostas, cujo o toque principal afeta as diversas áreas do conhecimento e não unicamente o direito penal.

Você pode encontrar este livro aqui.

Livros Sobre Casos Reais de Serial Killers

Serial Killers. Os Casos Mais Famosos da Atualidade

Edição Português | por Mitzi Szereto

Capa do livro de Mitzi Szereto, qie contém os casos mais famosos de serial killers.
O livro de Mitzi Szereto contém os casos mais famosos de serial killers.

Se você gostou de Mindhunter, vai matar este livro em poucos dias. Muitas pessoas consideram serial killers como um fenômeno americano que surgiu no fim século XX, mas isso está longe da verdade. Serial killers existem há muito mais tempo e podem ser encontrados em todos os cantos do mundo. Aliás, eles não se limitam ao sexo masculino. Alguns desses assassinos foram felizmente capturados e levados à justiça, enquanto outros nunca foram encontrados, muito menos identificados.

Você pode encontrar este livro aqui.

O Caso Evandro: Sete acusados, duas polícias, o corpo e uma trama diabólica

Edição Português | por Ivan Mizanzuk

No início da década de 90, várias crianças desapareceram no Paraná em um crime perturbador. Em 6 de abril de 1992, na cidade de Guaratuba, litoral do estado, foi a vez do menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos. Poucos dias depois, seu corpo foi encontrado sem mãos, cabelos e vísceras, o que levou à suspeita de que ele fora sacrificado num ritual satânico.

Passados três meses, numa reviravolta que deixou até os investigadores atônitos, sete pessoas ― incluindo a esposa e a filha do prefeito da cidade ― foram presas e confessaram o crime.

O caso, que ficou conhecido como “As bruxas de Guaratuba”, teve imensa repercussão. Especulações sobre o crime diabólico preencheram páginas e mais páginas de jornais, e ocuparam a programação televisiva. Os desdobramentos judiciais se estenderam por cerca de três décadas.

Você pode encontrar este livro aqui.

O diário de Jack, o estripador

Edição Português | por Shirley Harrison e Aline Uchida

Capa de O diário de Jack, o estripador

Descubra o que reside por trás do polêmico diário atribuído a Jack, o Estripador, um dos mais cruéis psicopatas da História, neste diário que fecha nossa lista de livros sobre serial killers.

Jack, o Estripador, foi um dos primeiros serial killers de que se tem notícia, sendo também o mais famoso e investigado. Seus crimes foram cometidos em Londres no ano de 1888, e o mistério acerca do assassino é tão grande que se formou uma legião de interessados no assunto.

Para jogar um pouco de luz em um dos capítulos mais terríveis das ruas londrinas, a Universo dos Livros traz aos leitores uma edição de luxo do conteúdo do diário encontrado na Inglaterra, com a análise da autora Shirley Harrison.

Você pode encontrar este livro aqui.

Outros Livros Sobre Serial Killers que Merecem Menção

  • O chamado do serial killer, por Mark Olshaker e John Douglas. O famoso membro do FBI John Douglas (que entrevistou criminosos como John Wayne Gacy, Charles Manson, Ted Bundy e outros) escreve sbre casos intrigantes de assassinos em série. Não-ficção que você encontra aqui.
  • Arquivos Serial Killers: Made in Brazil, de Ilana Casoy. Livro de não-ficção escrito pela maior especialista em assassinos em série do Brasil. Você pode encontrá-lo aqui.
  • “Mindhunter”, escrito por John Douglas e Mark Olshaker, é considerado perturbador porque oferece uma visão interna sobre a mente dos assassinos em série mais notórios, detalhando como funciona o processo de elaboração de perfis psicológicos para ajudar a capturá-los. O livro narra casos famosos de forma envolvente e apresenta detalhes sobre como os investigadores se colocam frente a frente com os serial killers, o que torna a leitura especialmente aterradora.
  • Zodiac Unmasked (livro em inglês). Um livro altamente recomendado sobre o caso Zodíaco é “Zodíaco”, de Robert Graysmith. A obra apresenta uma investigação detalhada sobre os crimes reais cometidos pelo infame assassino em série que aterrorizou a Califórnia na década de 1960 e 1970. Graysmith oferece uma narração envolvente com dados científicos e fatos pouco conhecidos sobre a trajetória do Zodíaco, tornando-se uma leitura fascinante e aterrorizante para quem se interessa por histórias reais de crimes.  Conheça a história por trás do assassino mais icônico dos EUA neste livro.

O que é um Suspense Policial?

Um suspense policial é um gênero literário no qual o foco remete à elucidação do mistério, empreitada geralmente a cargo de um detetive. Narrativa de suspense é uma narrativa mais tensa, ou seja, criada a partir de elementos de mistério, resoluções improváveis e que incitam o público a pensar, tentar adivinhar e se surpreender com os finais (na maior parte das vezes).

Em outro artigo, nós preparamos uma lista especial dos melhores livros de suspense já escritos.

O que é um Serial Killer?

Um serial killer é um tipo de criminoso que comete uma série de assassinatos ao longo de um período, geralmente com um padrão ou método característico.

O termo “serial killer” foi criado no início do século XX e desde então tem sido amplamente utilizado na cultura pop, com livros, filmes e séries de televisão explorando as histórias de serial killers famosos como o Zodíaco e Ed Gein.

Nem todo psicopata se torna um serial killer, mas muitos serial killers exibem traços psicopáticos, uma espécie de máscara da maldade.

Existem semelhanças e diferenças entre serial killers e psicopatas. Ambos podem exibir comportamento violento e falta de empatia pelos outros. No entanto, nem todo psicopata é um serial killer. Alguns psicopatas podem levar vidas aparentemente normais e nunca cometer um crime violento.

A série Mindhunter também se debruçou sobre o tema, explorando os casos de assassinatos em série e a criação do termo serial killer. Essas histórias sobre serial killers e psicopatas são interessantes e podem oferecer uma visão sobre o lado mais sombrio da natureza humana.


Se você gostou dessa lista com os melhores livros sobre serial killers, recomendamos também:

Os 10 melhores livros de Stephen King

Os melhores livros de Agatha Christie, a rainha das histórias de crime e mistério.


Destes titulos em nossa lista dos melhores livros sobre serial killers, qual o seu favorito? Existe algum outro título que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).