Os Melhores Livros Sobre o Funcionamento da Mente Humana

Ilustracao para artigo sobre os Melhores Livros Sobre o Funcionamento da Mente Humana

A mente humana é um universo fascinante e complexo, repleto de mistérios e descobertas. Para quem é contemporâneo e quer entender melhor a complexidade da mente humana, explorar livros que abordam este tema é uma jornada enriquecedora.

Aqui, destacamos os melhores livros sobre a mente humana, obras que mergulham em diferentes aspectos da psicologia, neurociência e inteligência emocional.

Os Melhores Livros Sobre a Mente Humana, Neurociência & Inteligência Emocional

Dopamina: A Molécula da Alegria

por Daniel Z. Lieberman e Michael E. Long

Dopamina: A Molécula da Alegria, por Daniel Z. Lieberman e Michael E. Long

Em “Dopamina: A Molécula da Alegria”, Daniel Z. Lieberman e Michael E. Long exploram o papel desta substância química essencial no comportamento e felicidade humanos.

O livro é uma incursão profunda na neurociência, explicando de maneira clara e acessível como a dopamina influencia nossas decisões, motivações e prazer. Esta obra é uma leitura fascinante para quem se interessa por neurociência e quer compreender melhor os mecanismos cerebrais que governam nossas ações e emoções.

Encontre este livro escrito por Daniel Z. Lieberman e Michael E. Long clicando aqui.

Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração

Viktor E. Frankl

Veja também a lista que preparamos com os livros escritos por de Viktor Frankl.

Capa do Livro Em Busca de Sentido, de Viktor Frankl, que é tambem um dos livros sobre a mente humana mais vendidos.
Capa do Livro Em Busca de Sentido, de Viktor Frankl, que é tambem um dos livros sobre a mente humana mais vendidos.

Como é possível escrever objetivamente sobre a vida em um campo de concentração e suas relações sociais, e ao mesmo tempo evocar emoções tão fortes no leitor? Foi assim que Frankl lidou com sua experiência traumática ao longo dos anos aprisionados. A prosa impessoal torna as atrocidades do campo ainda mais espantosas do que a escrita carregada de emoção. É quase como uma reportagem.

O que há na vida que faz valer a pena viver? É a busca da felicidade? Alcançar o sucesso? Qual é o propósito de nossa existência como humanos em um mundo tão grande?

Busca De Sentido é um livro de 1946 de Viktor Frankl (autor que também está entre os favoritos de Tony Robbins) que narra suas experiências como prisioneiro do campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. O livro descreve seu método psicoterapêutico (também chamado de Logoterapia), que consiste em identificar um propósito na vida para se focar positivamente e, em seguida, imaginar de maneira imersiva os resultados deste propósito.

Na história da psicologia moderna, esse livro é um dos grandes marcos, e curiosamente, figura também em nossa lista dos melhores livros sobre fé.

Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração pode ser encontrado neste link.

As Armas da Persuasão: Como Influenciar e Não se Deixar Influenciar

de Robert B. Cialdini

Capa de As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini, que é um dos melhores livros atuais sobre persuasão
As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini, é um dos melhores livros atuais sobre persuasão

O renomado professor de Psicologia e Marketing Robert Cialdini, após uma extensa pesquisa sobre os princípios psicológicos que fazem uma pessoa dizer “sim” a um pedido e quais técnicas melhor exploram tais princípios, elaborou o livro (também citado entre os melhores livros se desenvolvimento pessoal,  melhores livros sobre persuasão e sobre vendas) no intuito de auxiliar o leitor a dominar as habilidades de influenciar pessoas.

São exposts seis princípios que regem o comportamento humano fundamentais (“Reciprocidade”, “Comprometimento e Consistência”, “Aprovação Social”, “Afeição”, “Autoridade” e “Escassez”) que, de acordo com Cialdini, são capazes de influenciar qualquer pessoa. O autor discorre sobre as melhores técnicas e métodos para colocar tais princípios em prática na vida cotidiana, ilustrando-os e exemplificando-os através de histórias e casos reais. A leitura do livro mescla a simplicidade e acessibilidade com estudos de caso e técnicas aprofundadas.

Você encontra As Armas da Persuasão neste link.

O Cérebro Ansioso

por Leandro Teles

O Cérebro Ansioso, por Leandro Teles

“O Cérebro Ansioso”, escrito pelo renomado Dr. Leandro Teles, é um guia essencial para entender os transtornos mentais, com foco na ansiedade. Este livro oferece uma visão clara sobre como o cérebro funciona sob estresse e como podemos gerenciar melhor nossas emoções.

Teles, com sua expertise em neurociência, fornece estratégias práticas e conselhos para quem busca não apenas lidar com a ansiedade, mas também compreender a complexidade da mente humana. É uma leitura indispensável para desenvolver inteligência emocional e habilidades sociais.

Você pode encontrar O Cérebro Ansioso neste link.

A Mente Parasita

Gad Saad

Capa do Livro A Mente Parasita, de Gad Saad, um dos melhores livros de psicologia comportamental.
A Mente Parasita, de Gad Saad, um dos melhores livros para entender a mente humana lançados recentemente.

O livro é conciso, preciso e incrivelmente interessante, com estudos sobre o cérebro humano e possibilidades de gargalhadas pelo absurdo dos incidentes ou pela maneira como o Dr. Saad os explica. Entre os autores destes bons livros sobre a mente humana, Gad Saad é um dos poucos que interage com seu público através de mídias sociais como o Twitter.

A Mente Parasita é uma leitura importante para quem aprecia a liberdade. Gad Saad faz um excelente trabalho ao demonstrar como a sociedade se tornou complacente e receptiva a noções errôneas, e como nossas liberdades estão sendo corroídas porque não estamos dispostos a ser defensores de princípios que nos orientaram até aqui. Não é a toa que está em nossa lista dos melhores livros de psicologia comportamental.

A Mente Parasita pode ser encontrado neste link.

Mapas do Significado – A Arquitetura da Crença

por Jordan Peterson

Confira também a nossa lista dos melhores livros de Jordan Peterson.

Capa de Mapas do Significado - A Arquitetura da Crença
Capa de Mapas do Significado – A Arquitetura da Crença

Com 720 páginas, Mapas do Significado é ainda mais extenso que 12 Regras Para a Vida. O livro apresenta uma  teoria original sobre a visão de mundo do autor (e que figura também em nossa lista dos melhores livros sobre fé).

Muitos o consideram como a obra-prima de Jordan Peterson, sendo a obra um tratado multidisciplinar sobre como surgem as crenças e a influencia delas em nosso comportamento.

Tudo o que Você Precisa Saber sobre Psicologia

por Paul Kleinman

Capa de Tudo o que Você Precisa Saber sobre Psicologia, por Paul Kleinman

Paul Kleinman, em “Tudo o que Você Precisa Saber sobre Psicologia”, apresenta uma introdução abrangente à psicologia.

Este livro de psicologia é feito para leigos. É o primeiro passo ideal para quem deseja começar a entender os processos psicológicos e suas aplicações na vida cotidiana. Cobrindo desde os mistérios do subconsciente até as dinâmicas das relações sociais contemporâneas, Kleinman oferece uma visão acessível e informativa da psicologia, tornando-a aplicável a vários aspectos da vida, incluindo negócios, relações interpessoais e autoconhecimento.

Encontre na Amazon Tudo o que Você Precisa Saber sobre Psicologia clicando aqui.

Rápido e devagar

por Daniel Kahneman

Rapido e Devagar, de Daniel Kahneman, é um livro sobre a mente humana que é considerado um marco por Nassim Taleb.
Rapido e Devagar, de Daniel Kahneman, é um livro sobre a mente humana que é considerado um marco por Nassim Taleb.

Se você já leu esse livro ou conhece o autor (ganhador de um prêmio Nobel de economia), talvez esteja agora pensando o que ele faz em uma lista dos melhores livros sobre a mente humana (alias, esse livro foi mencionado em nossa lista dos melhores sobre psicologia e faz também parte dos livros recomendados por Nassim Taleb). Pois saiba que o autor, Daniel Kahneman, é um dos grandes pesquisadores na área de viés cognitivo.

A abordagem psicológica das decisões econômicas elaborada por Kahneman vai te ajudar a entender as armadilhas que a nossa percepção corriqueiramente encontra. O autor nos apresente os duas formas de pensar, dois tipos de pensamento humano: um que é rápido, intuitivo e emocional e outro que é mais lento, deliberado e racional. Kahneman ilustra os poderes excepcionais do pensamento rápido, bem como suas deficiências e vícios, e o impacto dos instintos em nossos julgamentos. A aversão à perda, o excesso de confiança estratégica, a dificuldade de antecipar o que nos fará felizes no futuro e as dificuldades de detectar com precisão os perigos do dia a dia só podem ser compreendidos se entendermos como ambos os tipos de raciocínio nos afetam.

Rápido e devagar pode ser encontrado neste link.

Cercado por Idiotas

por Thomas Erikson

Capa de Cercado por Idiotas, por Thomas Erikson

“Cercado por Idiotas”, de Thomas Erikson, é uma obra reveladora sobre a psicologia social e a comunicação eficaz. Erikson desvenda como diferentes tipos de personalidades interagem e como essa compreensão pode melhorar nossas habilidades de comunicação e relacionamento.

O livro é especialmente útil para quem busca entender as dinâmicas sociais no ambiente de trabalho e na vida pessoal, fornecendo ferramentas para lidar melhor com os desafios interpessoais.

Você pode comprar Cercado por Idiotas neste link.

Mindset: A nova psicologia do sucesso

por Carol S. Dweck (Citada também em nossa lista dos melhores livros sobre autoestima).

“Dweck e sua pesquisa ajudaram meus colegas da fundação e eu a entender mais sobre as atitudes e hábitos que permitem que alguns alunos perseverem na escola, apesar dos grandes desafios.” Bill Gates

A professora Carol S. Dweck (Universidade de Stanford) criou uma tese peculiar: nossa atitude mental em relação à vida, ou “mindset”, é crítica para o nosso sucesso.

Dweck (que também teve seu livro recomendado por Tony Robbins e figura na lista de livros recomendados por Bill Gates) explica maravilhosamente como podemos obter sucesso perseguindo nossos objetivos.O mindset explica porque somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa interação com o trabalho, outras pessoas e nossos filhos. É essencial que alcancemos nosso potencial máximo. Considerado também um dos melhores livros para dar de presente.

Mindset: A nova psicologia do sucesso pode ser encontrado neste link.

Inteligência e Realidade

Xavier Zubiri

Inteligência e Realidade, de Xavier Zubiri, fecha a nossa lista dos melhores livros sobre a mente humana.
Inteligência e Realidade, de Xavier Zubiri, fecha a nossa lista dos melhores livros sobre a mente humana.

Zubiri escreveu sobra a “teoria do conhecimento” pela primeira vez em 1935, recomendando, na época, uma rejeição das idéias clássicas em favor do que chamou de “lógica da realidade”.

Mais de meio século depois, em plena maturidade de sua filosofia, Zubiri retornou ao tema com extraordinária força e precisão. O autor continua, página após página, em constante debate com a tradição filosófica, detalhando o processo da intelecção humana e desvendando o conjunto de hipóteses e teorias que sustentam o chamado “problema do conhecimento”. Este livro foi recomendado, entre outros, por Olavo de Carvalho.

Inteligência e Realidade está disponível na Amazon neste link

Gostou desta lista com os melhores livros sobre o funcionamento da mente humana?

Veja também:

10 Livros de Filosofia que Você Deveria Ler

Os 10 Melhores Livros sobre Comunicação

Os Melhores Livros de PNL (Programação Neurolinguística)

Os Livros de Arthur Schopenhauer – O Autor e a Filosofia


Destes títulos entre os melhores livros sobre os mecanismos e mistérios do subconsciente humano, qual o seu favorito? Existe algum outro que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Até a próxima!