Por quê um artigo tão específico, sobre os melhores livros sobre viagem no tempo? Bem, aqui vai um pouco de contexto…
De alguma forma todos nós estamos viajando no tempo, traçando uma jornada do início ao fim da existência na Terra. O tempo e o espaço, grandes questões do universo, sempre intrigaram o homem.
Ambos geram curiosidade e até certa ansiedade. Para isso, o mundo dos livros, sejam eles de ficção ou não, pode sanar dúvidas e até mesmo conduzir por diferentes jornadas no tempo com a possibilidade de fazer a imaginação transitar entre o passado, o presente ou o futuro.
E quais são os melhores livros sobre viagem no tempo? Bem, vamos abordar alguns deles e quem sabe aí está a sua próxima leitura à respeito.
Se você gosta de ficção e fantasia, veja também nossa lista dos melhores livros sobre vampiros. Para amantes de histórias antigas, veja também os melhores livros de fantasia medieval.
Os Melhores Livros De Ficção Sobre Viagem No Tempo
A máquina do tempo: uma invenção
Livro mencionado também em nossa lista das melhores obras de ficção científica.
por H.G. Wells
Publicado originalmente em 1895 é considerado o primeiro o romance a abordar o tema. Apesar disso, a obra se encaixa em reflexões atuais e ainda é capaz de despertar perplexidade no leitor. A experiência de leitura flui ao longo das páginas. A história é a de um inventor que através de uma máquina por ele criada viaja para o futuro.
O que ele encontra lá é um mundo diferente do seu, onde habitam duas espécies de criaturas, umas vivendo na superfície e outras nos subterrâneos. Ao percorrer as páginas do livro, vamos nos deparando com a interação dessas criaturas e seus diferentes graus de humanidade.
Com isso, o autor indaga sobre o fato da imposição de uma cultura universal, sem respeito as individualidades dos seres, e também aborda a subjugação dos semelhantes.
Boa parte dos leitores tece uma crítica positiva a respeito do livro e indica a sua leitura.
Você pode encontrar A máquina do tempo: uma invenção aqui.
A biblioteca da Meia-Noite
por Matt Haig
A ideia central desta obra é o arrependimento das escolhas feitas no passado. A personagem é uma mulher adulta de 35 anos que vive atormentada por essa questão. Nora Seed passa parte da vida se questionando o que poderia ter acontecido se ela tivesse agido de uma outra forma. Em razão disso, ela dá pouco sentido a sua existência e deseja por um ponto final.
Mas, algo mágico acontece e ela experimenta uma visita a Biblioteca da Meia-Noite, onde nas páginas dos seus livros está a possibilidade de revisitar suas vidas. Ela então é transportada para situações diversas que gostaria de ter vivenciado e passeia por elas, como por exemplo, ter sido uma nadadora olímpica, ter reatado alguns relacionamentos entre outras.
Assim como Nora, quem não gostaria de poder voltar no tempo e desfazer aquilo de que nos arrependemos. Mas, ao fazer essa viagem, que nada mais é do que um mergulho interior, ela compreende o que realmente importa e que faz com que ela seja uma bela e única experiência.
A Biblioteca da Meia-Noite pode ser encontrado na Amazon neste link.
Ps: Dê uma olhada na nossa lista dos melhores livros de fantasia criados por autores do Brasil. Para mais histórias envolventes e mundos fantásticos, veja nossa lista dos melhores livros de RPG.
A vida invisível de Addie LaRue
por V.E. Schaub
Addie LaRue é uma mulher que viaja pelo tempo e o espaço aproveitando a vida. Isso acontece porque ela fez um pacto para conseguir a vida eterna e o preço foi apagar sua existência da memória de todos que a conhecem. A partir daí ela passa a ser invisível e não consegue deixar marcas ou qualquer impressão no mundo. Detalhe: a história se passa na França de 1714 e a personagem tem 300 anos. Aliás, se você se interessa pela cultura francesa, veja nossa lista dos melhores livros para aprender francês, e se o seu interesse é por séculos passados, veja os melhores livros de história.
Contada de uma forma um tanto dramática, o autor nos conduz pela história de Addie. O passado e o presente da personagem se mesclam e as vezes se cruzam para que possamos entender as suas decisões. Embora ela tenha atingido a liberdade que buscava, compreende as limitações de poder criar laços afetivos. É então tomada pela surpresa e alegria quando encontra um jovem que não a esquece. Também vamos nos deparando com a conexão entre a protagonista e o ser com quem pactuou.
Ao embarcar na viagem proposta pelo livro somos convidados a reflexão sobre a importância das escolhas e a forma como deixamos a nossa marca no mundo. Isso justifica a sua leitura, além é claro da sua fantástica narrativa.
Você pode encontrar A vida invisível de Addie LaRue aqui.
Melhores Livros De Romance Sobre Viagem No Tempo
Daqui a cinco anos
por Rebbeca Serle
Dannie é uma das poucas pessoas que conseguem se projetar no futuro. Ela se enxerga nele e sabe quais os passos exatos que precisa dar para alcançar o que deseja.
A personagem é uma advogada que acaba de conseguir o trabalho dos seus sonhos e ser pedida em casamento pelo namorado. Sua vida pessoal e profissional está projetada. Mas, um sonho a transporta para um mesmo dia 5 anos à frente. Ela então está em outro apartamento e seu noivo é outra pessoa.
Ao despertar da experiência se vê perturbada pelo nome do seu futuro noivo. O tempo flui e após 4 anos ela então conhece Aaron Gregory. É nesse ponto que ela reflete sobre suas convicções. Ao se deparar com o acontecimento daquele sonho, ela luta para que ele não se realize.
Propositalmente a dúvida é implantada na mente do leitor, pois não há indícios da realização do sonho. Isso aguça ainda mais o seguimento da leitura. Apesar de gerar opiniões tão diversas, indicamos a sua leitura. Você estará diante de uma narrativa fluida e de fácil compreensão, enfim, uma leitura prazerosa.
Daqui a 5 anos pode ser encontrado neste link.
Outlander: a viajante do tempo – Livro 1
Livro mencionado também em 4 outras listas que preparamos:
- Melhores sagas literárias
- Melhores Livros Para Dar de Presente
- Os Melhores Livros de Romance Já Escritos
- Os Melhores Livros de Romance Medieval
por Diana Gabaldon
A viagem no tempo é o primeiro dos 5 livros desta saga que serviram de inspiração para a série Outlander. Aqui a viagem leva a protagonista Claire até o passado. A história é ambientada no século XVIII, ano de 1743, na Escócia.
Vivendo no ano de 1945, fins da Segunda Guerra Mundial, Claire testemunha um evento místico que a conduz a este passado. Ao desembargar naquele tempo, ela conhece Jamie e eles firmam uma relação afetiva construída de forma diferente do habitual.
A contextualização histórica mostra a brutalidade das relações, como por exemplo a banalização dos estupros e o machismo.
Estamos diante de uma mescla de drama, suspense, romance e história. Narrativa que por essa riqueza de nuances indicamos a leitura.
Você pode encontrar Outlander: a viajante do tempo Livro 1 aqui.
Última parada
por Casey McQuiston
August e Jane se conhecem no metrô de Nova York quando August se muda para a cidade. Aos poucos somos conduzidos a conhecer o estreitamento da relação entre elas que evolui para paixão, como também suas identidades e particularidades. O avanço da leitura permite que nos identifiquemos em algum momento com suas emoções.
Detalhe: Jane é uma viajante no tempo, está presa em uma linha do metrô, vinda dos anos 70. Ao acompanhar este fato, a jovem August suplanta aquilo que seria apenas mais uma de suas conquistas e se empenha em auxiliar Jane a retornar para sua vida de origem, em uma ação altruísta.
Divertido, leve e gostoso, o enredo é um convite a leitura. E aí temos a convicção de que o tempo é uma criação, uma ciência inexata e de que, em algum momento desta viagem fatos e pessoas podem sim se cruzar.
Última parada pode ser encontrado neste link.
Os Melhores Livros Científicos Sobre Viagem No Tempo (Não-Ficção)
Uma breve história do tempo
Livro mencionado também em nossa lista das melhores obras sobre astronomia.
por Stephen Hawking
Da forma mais inteligível possível, Stephen busca nos explicarca a história do tempo e do universo em si. Para isso, vai destrinchando uma série de teorias, como por exemplo a do Big Bang.
Para explicar a questão sobre a viagem no tempo, o cientista faz uso da teoria relativa aos buracos de minhocas. Apesar de apresentá-la com detalhes, deixa explícito que não crê seja possível fazer isso. Pois, questiona: se assim fosse, porque ninguém voltou do futuro para explicar como isso acontece? Indicamos o livro para todos os curiosos de plantão.
Uma breve história do tempo pode ser encontrado na Amazon neste link.
A ordem do tempo
por Carlo Rovelli
O físico italiano Carlo Rovelli é um dos pioneiros na pesquisa sobre gravidade quântica e já participou de uma das edições do Fronteiras do Pensamento. Aqui o autor expõe que os conceitos de passado, presente e futuro são mais que relativos é não precisos para explicar os fenômenos da física. Através de um passeio pela Teoria da Relatividade, da Mecânica Quântica e da Termodinâmica traz argumentos sobre a forma como os físicos entendem o tempo.
De acordo com suas explanações, conclui que o tempo da física contemporânea não está relacionado a nossas experiências do dia-a-dia. Como então nós encaixamos as nossas vivências em termos de passado, presente e futuro? Para Rovelli, a resposta está na memória e na forma que ela se constituí o que permite a antecipação de fenômenos importantes para a nossa sobrevivência.
Por fim, através de uma escrita poética aborda o significado do tempo e a sua relação com a nossa mortalidade.
A ordem do tempo pode ser encontrado neste link.
Conclusão – Os Melhores Livros Sobre Viagem No Tempo
Ao longo de nosso artigo, você pode encontrar os os melhores livros sobre viagem no tempo em 3 diferentes seções. A descrição e o link para cada livro você encontra nos parágrafos anteriores, mas abaixo está um resumo.
Os Melhores Livros De Ficção Sobre Viagem No Tempo
- A máquina do tempo: uma invenção, por H.G. Wells
- A biblioteca da Meia-Noite, por Matt Haig
- A vida invisível de Addie LaRue, por V.E. Schaub
Melhores Livros De Romance Sobre Viagem No Tempo
- Daqui a cinco anos, por Rebbeca Serle
- Outlander: a viajante do tempo – Livro 1, de Diana Gabaldon
- Última parada, por Casey McQuiston
Os Melhores Livros Científicos Sobre Viagem No Tempo (Não-Ficção)
- Uma breve história do tempo, por Stephen Hawking
- A ordem do tempo, por Carlo Rovelli
Viagens no Tempo na Literatura
Os links para encontrar todos os livros mencionados abaixos estão nos parágrafos anteriores deste artigo.
Nesta seleção incrível, as obras variam em gênero, abrangendo tudo, desde histórias de amor como “A Mulher do Viajante do Tempo”, onde a protagonista Clare Randall vive uma realidade atemporal devido a um distúrbio genético que a obriga a saltos temporais inesperados, até contos de ficção científica, como “A Máquina do Tempo” de H.G. Wells, que oferece uma visão sombria do futuro da humanidade através dos Morlocks e da classe dominante do futuro.
A Jornada dos Personagens Através do Tempo
Muitas dessas narrativas destacam a aventura e os perigos enfrentados pelos personagens em suas viagens através do tempo. O professor e viajante do tempo, Jake Epping, da obra de Stephen King, “Novembro de 63”, por exemplo, embarca em uma missão para prevenir o assassinato de John Kennedy, encontrando ao longo do caminho uma série de obstáculos e intrigas que o mantêm preso em décadas passadas.
Da mesma forma, na Trilogia Chronos, a jovem Sofia deve navegar por vários períodos da história para corrigir erros temporais. Há ainda a série de livros de Diana Gabaldon, “Outlander”, onde a enfermeira Claire Randall, ao tocar em um antigo círculo de pedras em Inverness, na Escócia, é subitamente transportada para as Terras Altas do século XVIII, encontrando-se em meio a uma realidade completamente estranha e perigosa.
Viagens no Tempo na Cultura Pop
Existe também o impacto dessas obras na cultura pop, muitas delas foram adaptadas para séries de TV e filmes, como “Outlander”, “A Mulher do Viajante do Tempo” e “A Máquina do Tempo”. A influência dessas histórias é evidente, elas continuam a moldar a maneira como concebemos as viagens no tempo, desde o conceito de buraco de minhoca até a ideia do efeito borboleta.
E você, já conhecia algum desses livros sobre viagem no tempo? Gostaria que algum outro livro fosse incluído em nossa lista? Deixe suas experiências e sugestões nos comentários abaixo!
Se você gostou dessa lista com os melhores livros sobre viagem no tempo, recomendamos também:
Os Melhores Livros de Ficção Científica
Os 10 melhores livros de Stephen King
Os melhores livros de Agatha Christie, a rainha das histórias de crime e mistério.
Os Melhores Livros sobre Aviação
Destes títulos em nossa lista dos melhores livros sobre viagem no tempo, qual o seu favorito? Existe algum outro nome que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).