Os Melhores Livros de Inteligência Emocional

Ilustração para artigo sobre os melhores livros sobre inteligencia emocional.

Muito se ouviu falar sobre inteligência emocional nos últimos anos, mas você realmente conhece e sabe como funciona essa área tão importante relacionada ao conhecimento próprio? A verdade é que muitas pessoas ainda fecham os olhos sempre que esse tópico aparece, escolhendo permanecer sem entender o impacto positivo que essa matéria pode fazer em nossas vidas.

Mas, com o passar dos anos, a população começa a entender melhor a real necessidade para aprender sobre essa área. Por isso, se você também estiver atrás de aprender mais, entenda aqui a importância do assunto e confira os melhores livros de inteligência emocional para ter acesso a conhecimentos incríveis ensinados através das páginas.

A importância de aprender mais sobre a inteligência emocional

Como explicado acima, muitas pessoas ainda ignoram a importância de aprender mais sobre inteligência emocional, pensando que não irá fazer nenhuma diferença em suas vidas.

Mas conhecer os principais conceitos de inteligência emocional pode trazer diversos benefícios para você, tais como: maior resiliência para lidar com problemas difíceis, aprender a lidar com as emoções de outras pessoas, saber como educar os filhos emocionalmente de forma correta, aprender a lidar sob estresse, saber como aproveitar chances do dia-a-dia, etc.

Pensando nisso, reunimos aqui os melhores livros de inteligência emocional para te ajudar a estar no controle de suas próprias emoções de uma vez por todas.

Os Melhores Livros de Inteligência Emocional

A Lógica do Cisne Negro

por Nassim Nicholas Taleb

Diferente do que muitos pensam, infelizmente estamos à mercê de acontecimentos inesperados ao longo de toda a nossa vida. Para esses acontecimentos, o autor nos apresenta um nome simples: o cisne negro. Ao longo de um pouco mais de 400 páginas, o leitor poderá conhecer mais sobre a lógica do Cisne Negro e como ele é capaz de impactar acontecimentos capazes de mudar o mundo, como o 11 de setembro e até mesmo o surgimento do Google.

A Lógica do Cisne Negro pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária Que Redefine o Que é Ser Inteligente

por Daniel Goleman

Com a primeira publicação em 1995, a obra de Daniel Goleman transformou a maneira como vemos a “inteligência” no mundo inteiro, trazendo mudanças também para as práticas de educação e até mesmo como o mundo dos negócios funciona. Durante a leitura, você poderá encontrar o conceito de duas mentes separadas, a racional e a emocional. Segundo o próprio autor, a consciência de nossas próprias emoções pode ser a chave para o nosso desenvolvimento.

Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária Que Redefine o Que é Ser Inteligente pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Agilidade Emocional: Abra Sua Mente, Aceite as Mudanças e Prospere no Trabalho e na Vida

por Susan David

Após estudar durante mais de 2 décadas sobre emoções e auto realização, Susan David é considerada especialista no assunto e sua obra já ocupou o primeiro lugar da lista dos mais vendidos do The Wall Street Journal. Neste livro, a autora comenta sobre o que diferencia as pessoas que fazem sucesso das que fracassam: a agilidade emocional. Dessa forma, você poderá conhecer abordagens práticas para lidar com a montanha-russa de emoções que é a nossa vida, aproveitando também uma leitura simples e empática.

Agilidade Emocional: Abra Sua Mente, Aceite as Mudanças e Prospere no Trabalho e na Vida pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Destaque-Se

por Marcus Buckingham

Com mais de quatro milhões de livros vendidos, Buckingham se tornou uma referência no universo dos negócios ao apresentar conceitos importantes para os leitores. Nesta obra, o autor nos apresenta as principais ideias para nos tornarmos conscientes sobre o nosso comportamento no ambiente de trabalho, além de técnicas para que possamos ter ações melhores em nossos cargos.

Destaque-Se pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Inteligência Emocional (10 Leituras Essenciais)

por Harvard Business Review

Se você não tem mais tempo ou vontade de ir atrás de centenas de conteúdos diferentes sobre inteligência emocional, então essa obra pode ser a ideal para você. Com uma leitura rápida, você irá encontrar por entre as páginas 10 dos mais importantes artigos sobre inteligência emocional escritos pelos maiores especialistas da área. Aprenda sobre como desenvolver a sua agilidade emocional, ter resiliência diante de situações difíceis, tomar decisões mais inteligentes e muito mais.

Inteligência Emocional (10 Leituras Essenciais) pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Inteligência Emocional e a Arte de Educar Nossos Filhos

por John Mordecai Gottman

De acordo com o psicólogo John M. Gottman, seus anos de experiência trabalhando na área o mostrou que pais que sabem lidar melhor com suas próprias emoções possuem maior capacidade em educar seus filhos. Com exemplos reais fáceis de entender, o psicólogo apresenta ao leitor formas das quais os pais fora do controle de suas próprias emoções podem afetar negativamente na vida de seus filhos. Ao usar somente 5 passos, você poderá aprender a como ser um pai ou mãe melhor e permitir que seus filhos possam desenvolver a inteligência emocional desde pequenos.

Inteligência Emocional e a Arte de Educar Nossos Filhos pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Exercícios de Inteligência Emocional: 100 Perguntas Para Aprimorar Suas Competências

por Roberta Nascimento, Regina Lopes e Paulo Lopes

O primeiro livro nacional da lista (que não possui nenhum título de Augusto Cury pois para este preparamos um artigo especial de seus melhores livros!).

Os autores concordam que, ao aprender a como gerenciar as suas próprias emoções e também as dos outros, você poderá ter acesso a uma vida mais feliz. Para isso, eles reuniram 100 perguntas no livro que são capazes de fazer você pensar conceitos nunca antes explorados antes, a fim de que conheça mais sobre a inteligência emocional e saiba como controlar suas emoções.

Exercícios de Inteligência Emocional: 100 Perguntas Para Aprimorar Suas Competências pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Conclusão: Os Melhores Livros de Inteligência Emocional

Em nossa lista com os melhores livros de inteligência emocional, você pode encontrar alguns dos maiores títulos da área, sendo eles:

  1. A Lógica do Cisne Negro, por Nassim Nicholas Taleb
  2. Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária Que Redefine o Que é Ser Inteligente, por Daniel Goleman
  3. Agilidade Emocional: Abra Sua Mente, Aceite as Mudanças e Prospere no Trabalho e na Vida, por Susan David
  4. Destaque-Se, por Marcus Buckingham
  5. Inteligência Emocional (10 Leituras Essenciais), por Daniel Goleman
  6. Inteligência Emocional e a Arte de Educar Nossos Filhos, por John Mordecai Gottman
  7. Exercícios de Inteligência Emocional: 100 Perguntas Para Aprimorar Suas Competências, por Roberta Nascimento, Regina Lopes e Paulo Lopes

Você já conhecia a importância de aprender mais sobre inteligência emocional? Conhecia alguma dessas obras ou até mesmo gostaria que alguma fosse incluída na lista? Deixe suas impressões e opiniões nos comentários abaixo!


Se você gostou dessa lista com os melhores livros sobre inteligência emocional, recomendamos também:

Livros Sobre Liderança: Os Melhores

10 Excelentes Livros para Melhorar a Comunicação

Os 7 Livros Melhores Livros de Autoconhecimento em 2022

Destes titulos em nossa lista dos melhores livros sobre inteligência emocional, qual o seu favorito? Existe algum outro título que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!