Os 7 Melhores Livros de Machado de Assis

Ilustracao de Machado de Assis

Diferente do que muitos ainda pensam, a literatura brasileira é rica de histórias, contos e personagens cheios de nuances diferentes e capazes de enriquecer as nossas vidas como nunca imaginávamos antes. Por entre as páginas que foram escritas ao longo dos anos, há nomes que se consagraram em nosso país, como é o caso de Machado de Assis.

Mas caso você ainda não conheça as obras do autor, não se preocupe. Reunimos aqui os 7 melhores livros de Machado de Assis para você colocar na sua lista de leitura. Confira quais são mais abaixo.

Quem foi Machado de Assis?

Nascido no Morro do Livramento (Rio de Janeiro, Brasil) no dia 21 de junho de 1839, Joaquim Maria Machado de Assis foi considerado por especialistas da área como o maior nome da literatura brasileira.

Mesmo não tendo completado os estudos ou se formado em uma universidade, Machado de Assis não deixou que a pobreza que seguia a sua família destruísse os seus sonhos de crescer socialmente e ocupar bons cargos. Durante a sua vida, trabalhou no Ministério da Agricultura, de Obras Públicas e também do Comércio. Mas seus maiores feitos foram na literatura nacional.

Além de participar de forma ávida na política brasileira, Machado de Assis também trabalhou em jornais onde podia publicar algumas de suas obras, se tornando um escritor, contista, cronista, jornalista, poeta e também dramaturgo. Ou seja, o que não falta são obras em seu currículo.

E, mesmo após a sua morte, em 29 de setembro de 1908, a estrela do autor não deixou de brilhar e continuou ostentando com felicidade o seu título de maior nome da literatura brasileira.

Por que é importante ler as obras de Machado de Assis?

Como dito acima, Machado de Assis é considerado como o maior escritor da literatura brasileira, e esse título não foi ganho sem motivos. Ao longo de suas obras, o leitor irá conhecer histórias únicas e escritas de tirar o fôlego que prometem te prender em cada página.

Com os livros de Machado de Assis, você terá a oportunidade de expandir os seus horizontes com uma leitura cativante. Também por esse motivo, o autor é um dos nomes que mais aparecem em exames e concursos, sendo uma leitura obrigatória para quem deseja alcançar notas altas em suas provas.

Os 7 melhores livros de Machado de Assis de todos os tempos

Memórias Póstumas de Brás Cubas

por Machado de Assis

Sendo considerada a maior obra do autor, as Memórias Póstumas de Brás Cubas fez sucesso não apenas no Brasil como também no mundo inteiro por ter sido capaz de revolucionar a literatura. Ao longo de quase 200 páginas, Machado de Assis conta a história da vida e da morte de Brás Cubas, protagonista que morreu e descreve os seus dias na terra para o leitor, revelando também contradições da sociedade brasileira do século XIX.

Memórias Póstumas de Brás Cubas pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Dom Casmurro

por Machado de Assis

Criador do maior enigma da literatura brasileira, Dom Casmurro conseguiu plantar a semente da dúvida na mente de todos os seus leitores que se perguntam até hoje se Capitu de fato traiu ou não o protagonista da história. Dessa forma, ao longo de 208 páginas o leitor poderá entrar de cabeça nessa trama e formar as suas próprias especulações de acordo com os seus conhecimentos dos fatos. Após Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro é a segunda maior obra do autor.

Dom Casmurro pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

O Alienista

por Machado de Assis

Lançado em 1882, esta obra de Machado de Assis conta a história do protagonista Dr. Bacamarte que promete envolver o leitor com uma trama feita a partir de uma mistura de genialidade e loucura. Ao longo de 104 páginas, Simão Bacamarte nos mostra até onde é o limite da sanidade, além de nos apresentar com fortes críticas sociais sem nunca perder o humor. Por esse e outros motivos, O Alienista é a obra machadiana recomendada para quem está à procura de uma leitura inteligente e engraçada ao mesmo tempo.

O Alienista pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Helena

por Machado de Assis

Sendo uma filha ilegítima que passou a fazer parte da família somente após o último pedido de vida do conselheiro, Helena se vê como uma intrusa que, com o tempo, consegue conquistar o coração de Dona Úrsula e Estácio. Mas a trama passa a se desenrolar entre as visitas misteriosas da protagonista até um casebre, fazendo com que o leitor tente desvendar os motivos pelo qual ela não vai atrás do seu amor escondido.

Helena pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Quincas Borba

por Machado de Assis

Com uma dura e afiada crítica aos valores morais da época, esta obra de Assis tem como cenário o final do século XIX e conta a história das desventuras de Rubião que, ao herdar uma fortuna do filósofo louco Quincas Borba, se viu diante de problemas ao que seus amigos próximos passaram a tirar proveito de sua ingenuidade e falta de noção sobre dinheiro.

Quincas Borba pode ser encontrado na Amazon ao clicar neste link.

Ressurreição

por Machado de Assis

Em seu primeiro romance publicado, Machado de Assis conta a intrigante história de Lívia e Félix ao longo de um pouco mais de 130 páginas. Com a sua publicação em 1872, este livro foi a primeira porta que o autor passou para consagrar o seu nome dentro da literatura brasileira e recebeu enormes elogios por críticos famosos.

Ressurreição pode ser encontrada na Amazon ao clicar neste link.

Conclusão: Os 7 melhores livros de Machado de Assis de todos os tempos

Em nossa lista com os 7 melhores livros de Machados de Assis, você poderá encontrar as seguintes obras:

  1. Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis
  2. Dom Casmurro, por Machado de Assis
  3. O Alienista, por Machado de Assis
  4. O Espelho, por Machado de Assis
  5. Helena, por Machado de Assis
  6. Quincas Borba, por Machado de Assis
  7. Ressurreição, por Machado de Assis

Você já conhecia esse nome tão poderoso da literatura brasileira? Qual dessas obras você já leu ou já ouviu falar? Deixe suas impressões e opiniões nos comentários abaixo!


Se você gostou dessa lista com os melhores livros de Machado de Assis, recomendamos também:

Literatura Brasileira: Uma Seleção dos Melhores Títulos

Suspense! As Melhores Obras de Stephen King.

Os Melhores Livros de Jane Austen

Destes titulos em nossa lista dos melhores livros de Machado de Assis, qual o seu favorito? Existe algum outro título que você gostaria que colocássemos na lista? Se tivesse que escolher UM para receber de presente, qual seria? (Talvez sortearemos ele entre todos os membros de nossa lista de e-mails, à qual você pode se juntar gratuítamente no link abaixo).

Que tal a chance de ganhar livros de grandes autores direto na porta de sua casa?

Fora sortear livros, nós também iremos te manter informado de promoções EXCLUSIVAS com até 80% de desconto. E não iremos lotar sua caixa de mansagens: jamais iremos mandar mais de 1 e-mail por semana.

Assine gratuitamente e começe a aproveitar!